OS MINICURSOS SERÃO OFERECIDOS SIMULTANEAMENTE NOS DIAS 15 E 16 DE DEZEMBRO DE 2020 DAS 8:00 AS 12:00

CADA PARTICIPANTE INSCRITO NO EVENTO PODERÁ PARTICIPAR DE UM ÚNICO MINICURSO. 
INSCRIÇÕES DUPLICADAS SERÃO CANCELADAS!

 


MINICURSO 1 - Inovação Tecnológica: Introdução à Patentes

Ministrante - Me. Vivianne Lays Ribeiro Cavalcanti

Dia 15/12/2020 das 8:00 às 12:00 no link: https://www.youtube.com/watch?v=enSLOsVZEfw

Dia 16/12/2020 das 8:00 às 12:00 no link: https://www.youtube.com/watch?v=4YgVTZPEygM 

Descrição - O curso "Inovação Tecnológica: Introdução à Patentes" visa apresentar ao aluno uma visão geral e atualizada dos mecanismos do sistema de patentes, sua importância no âmbito científico, as leis que o regem e implicações sociais e econômicas. Além disto, o intuito do curso é proporcionar aprendizado ao aluno em diversos temas relativos à escrita patentária, como busca em bases de dados relatório descritivo, resumo e reivindicações.

 


   MINICURSO 2 - Elaboração de Revisão Sistemática

Ministrante - Me. Priscilla Régia de Andrade Calaça

Dia 15/12/2020 das 8:00 às 12:00 no link: https://www.youtube.com/watch?v=7PMsXXEDxkM

Dia 16/12/2020 das 8:00 às 12:00 no link: https://www.youtube.com/watch?v=Pk28h1MH3r8

Descrição - Dentre os diversos tipos de delineamento de pesquisa, a revisão sistemática (RS), é um método de importante fonte de informações e evidências que auxiliam num assunto particular, área de conhecimento ou fenômeno de interesse. Tendo como base os procedimentos metodológicos orientados pelo Ministério da Saúde, serão apresentados os principais conceitos quanto a metodologia da revisão sistemática que abordará as fases de planejamento e condução da RS. O objetivo é apresentar as propostas para elaboração de pesquisa, orientar sobre os tipos de estudos, apresentar as possíveis bases de dados de livre acesso, definir os critérios de busca de arquivos na literatura e orientar sobre o cadastro de uma RS na plataforma PROSPERO. A RS é uma excelente ferramenta de amplitude de conhecimento que envolvem as práticas baseadas em evidência e com alto valor agregado.


 MINICURSO 3 - Microrganismos no tratamento de efluentes têxteis 

Ministrante - Me. Anna Gabriely Duarte Neves

Dia 15/12/2020 das 8:00 às 12:00 no link: https://www.youtube.com/watch?v=BZ9vO6ztJpE

Dia 16/12/2020 das 8:00 às 12:00 no link: https://www.youtube.com/watch?v=-niKbrwlOE8 

Descrição - Curso online teórico-prático com o objetivo de apresentar as principais técnicas de tratamento de efluentes industriais, sobretudo de efluentes da indústria têxtil, a partir da utilização de microrganismos. Voltando o pensamento do aluno à sustentabilidade ambiental, levando em consideração a legislação vigente. Apresentando as possibilidades de reuso de água e resíduos, e da diminuição de toxicidade dos contaminantes, a partir da aplicação de técnicas biotecnológicas de tratamento, como o mecanismo de adsorção e atividade enzimática fúngica, e das principais problemáticas quanto a produção de subprodutos.