Ana Lúcia Figueiredo Porto

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Licenciatura Em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1980), mestrado em Bioquímica e Fisiologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1994), doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1998) com bolsa de Doutorado Sanduiche pelo Cnpq pela Universidade Técnica de Lisboa (1996). Atualmente é pesquisador colaborador da Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal do Amazonas, e Universidade Federal de Pernambuco. Orienta nos Programas de Pós-graduação Doutorado em Biotecnologia-RENORBIO e Biociência Animal -UFRPE, Biologia Aplicada á Saùde e Ciência Biológicas-UFPE. Professora Titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Bioquímica e Microbiologia, com ênfase em Bioquímica dos Microorganismos e plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: enzimas hidrolíticas( protease), sistemas de duas fases aquosas, processos biotecnológicos para produção de enzimas, peptídeos bioativos, probióticos prebióticose e lectinas. Membro da Academia Pernambucana de Ciências desde 2019, e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Aplicada à Saúde da UFPE (2-18-2020). (Fonte: Currículo Lattes).

Alexandre Magno Andrade Maciel

Universidade de Pernambuco - UPE

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (2003), mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2007 e 2012) e Livre Docência pela Universidade de Pernambuco (2018). Atualmente é Coordenador Geral de Inovação da Universidade de Pernambuco, função pela qual acumula o cargo de Cientista-chefe do Instituto de Inovação Tecnológica. Faz parte do quadro efetivo da Escola Politécnica de Pernambuco na qual é professor associado da Graduação em Engenharia da Computação, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação e coordenador da Especialização em Ciência de Dados e Analytics. Faz parte da Câmara de Inovação da FACEPE (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Pernambuco) e foi Pesquisador Visitante da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI). É Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico do CNPq - Nível 2, recebeu em 2014 o Prêmio Santander de Ciência e Inovação na categoria Tecnologia da Informação e Educação e é co-fundador da empresa Vocal Lab Sistemas da Informação LTDA. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Reconhecimento de Padrões e Mineração de Dados e Informática na Educação.

José António Couto Teixeira

Centro de Engenharia Biológica - Universidade do Minho, Portugal

José António Teixeira é Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Biológica da Universidade do Minho (desde 2000). Graduou-se em Engenharia Química na Universidade do Porto (em 1980) onde também se doutorou (em 1988).

Desenvolveu várias atividades de gestão universitária, tendo sido Diretor do Departamento de Engenharia Biológica, Universidade do Minho (2000-2012) e do Centro de Engenharia Biológica (2012-2015).

Os seus principais interesses de investigação são a Biotecnologia Industrial (desenvolvimento de bioprocessos para a transformação de matérias-primas lenhinho celulósicas em bio-etanol e produtos químicos; valorização de resíduos agro-industriais; desenvolvimento de bio-reatores e de processos em continuo) e Biotecnologia Alimentar (técnicas de processamento não convencionais; revestimentos edíveis para embalagens; desenvolvimento de processos para a produção de pré-bióticos). Recebeu os prémios “Estímulo à Excelência” (FCT-2006), “Seeds of Science” em Engenharia e Tecnologia (Ciência Hoje-2011) e Mérito Científico (Universidade do Minho-2015). É co-editor dos Livros “Reactores Biológicos-Fundamentos e Aplicações”, “Engineering Aspects of Milk and Dairy Products”, “Engineering Aspects of Food Biotechnology”, “Lignocellulosic Materials and Their Use in Bio-based Packaging”, “Edible Food Packaging: Materials and Processing Technologies”, “Current Developments in Biotechnology and Bioengineering - Foundations of Biotechnology and Bioengineering” e autor/co-autor de mais de 500 artigos com revisão pelos pares.

Thiago Pajeú Nascimento

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Biologia Aplicada a Saúde pelo LIKA (Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Ciências Biológicas (Biotecnologia) pela mesma instituição (UFPE), é Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/Biologia/UFRPE) 2008-2011,onde desenvolveu atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Atua na área de Biotecnologia, no Laboratório de Tecnologia e Bioativos (LABTECBIO - UFRPE). Tendo experiência na área de Bioquímica, Biofísica e Microbiologia, com ênfase em produção de antibióticos e proteases por Actinomicetos, produção de proteases fibrinolíticas por fungos filamentosos, purificação de biomoléculas por sistema de duas fases aquosas (SDFA) e métodos cromatográficos, e influência de campos magnéticos na produção de enzimas fibrinolíticas. Editor convidado do periódico internacional Advances Enzyme Research, atualmente orientador de alunos PIBIC e PIBITI do CNPq (Fonte: Curriculo Lattes).

Vagne de Melo Oliveira

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Medicina Veterinária (2008), Licenciatura em Ciências Agrícolas (2008) e Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (2015) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE. Possui Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Ciências Biológicas (área de Biotecnologia) pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas-PPGCB pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, trabalhando com cultivo de peixes dulcícolas, hidrolases de peixes teleósteos e ecotoxicologia aquática. Realizou Estágios Pós-doutorais em Recursos Pesqueiros, Exploração Pesqueira Marinha e Enzimologia pela Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE- 2015-2018, BFP), e em Biociência Animal (área de Medicina Veterinária) pelo Programa Nacional de Pós-doutorado-PNPD (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES), acordo CAPES/FACEPE. É professor universitário na área de Bioquímica para cursos de graduação e pós-graduação, orientando alunos do curso de Engenharia de Pesca e de Ciências Biológicas através dos Programas de extensão-UFRPE, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-PIBIC-CNPq-UFRPE e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação-PIBITI-UFRPE. Atua como revisor da Waste and Biomass Valorization, Revista Virtual de Química, Rrevista de Ciências Agroveterinárias, Acta Veterinaria Brasilica (UFERSA), Arquivos de Ciências do Mar, Boletim do Instituto de Pesca (Online) e Revista Brasileira de Ciência Veterinária. Co-orienta mestrandos e doutorandos vinculados ao Programa de Pós-graduação em Biologia Aplicada à saúde-PPGBAS-UFPE, PPGCB-UFPE, Pós-graduação em Biociência Animal-PPGBA-UFRPE e Pós-graduação em Biotecnologia-RENORBIO. Atualmente, desenvolve pesquisas na área de Bioquímica de Organismos Aquáticos e de Biopolímeros Marinhos (Fonte: Curriculo Lattes)

Ranilson de Souza Bezerra

Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1993), mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal de Pernambuco (1996) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Atualmente é associado VI da Universidade Federal de Pernambuco. Atua também como colaborador (referee) de revistas como: Aquaculture, Food Chemistry, Aquatic Toxicology, Journal of Fish Biology, Marine and Freshwater Behaviour and Physiology, Comparative Biochemistry and Physiology, Ecotoxicology, Journal of Agricultural and Food Chemistry, Bioresource Technology, Biochemical Engineering Journal, Applied Biochemistry and Biotechnology, Journal of Food Biochemistry e Polymer Engineering and Science, entre outras, todas de alto impacto internacional na áreal. Faz parte como membro permanente do corpo docente do Programa de Pós Graduação em Bioquímica e Fisiologia/CCB-UFPE (nível 4 Capes), do Programa de Pós Graduação em em Ciência Biológicas/CCB-UFPE (nível 5 Capes). Tem experiência na área de Bioquímica de organismos aquáticos, com ênfase em processos Biotecnológicos e Enzimologia visando a extração, purufucação, caracterização e aplicação de moléculas bioatívas de recursos pesqueiros, inclusive com vários artigos publicados sobre os temas em revistas internacionais como: Aquaculture Nutrition; Aquaculture Research; Environmental Toxicology and chemistry; Process Biochemistry; Food chemistry; Neuroscience Letters; Alcoholism, Clinical and Experimental Research; Journal of Food Biochemistry; e Brazilian Journal of Food Technology, entre outras, além de projetos aprovados também sobre os temas em órgãos de fomento como: FINEP, CNPq, FACEPE, MPA, PETROBRAS e EMBRAPA. Possui ainda um intercâmbio científico com grupos de outras instituições e/ou Universidades como: UFRPE, IPA, UNICAP, EMBRAPA, UFRN, UFC, USP, UNIFESP, ITEP. A formação de recursos humanos merece destaque. Desde 2005 vem orientando monografias, dissertações e teses, perfazendo cerca de 100 orientações. Dentre estas, orientou Engenheiros de Pesca, Biólogos, Biomédicos, Agrônomos, Médicos Veterinários, entre outros, o que dá um caráter multidisciplinar ao seu grupo de pesquisa. Muitos desse egressos estão formando novos grupos de pesquisas em instituições públicas e privadas como: UFPE, UFMA, UFPB, UFRN, UFAL, UFBA, IPA, Embrapa, IBGM, entre outras. (Fonte: Currículo Lattes).

Leonie Asfora Sarubbo

Universidade Católica de Pernambuco/IATI

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Católica de Pernambuco (1994), mestrado em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas, SP (2000). Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq , nível ID. É Líder e Vice-líder dos Grupos de Pesquisa Processos Tecnológicos e Ambientais e Biotecnologia, Biologia Celular e Molecular. Faz parte do banco de avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Portaria MEC nº 1.751 de 27/10/2006). É Prof Adjunto IV dos Cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental da Universidade Católica de Pernambuco. Foi Assessora de Pesquisa e Coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental. Participa como Prof. efetiva do Programa de Doutorado da RENORBIO, do Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais da Universidade Católica e do Mestrado em Biotecnologia da Universidade Federal de Pernambuco e como Prof. Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco. Desenvolve pesquisa no Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Católica de Pernambuco e é pesquisadora colaboradora do Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (IATI). Tem experiência nas áreas de Biotecnologia e Microbiologia Industrial, com ênfase em Processos de Separação e Microbiologia Aplicada, atuando principalmente nos temas Produção de Biossurfactantes; Produção de Celulose Bacteriana e Processos de Separação Água-Óleo. (Fonte: Currículo Lattes).

José Vitor Moreira Lima Filho

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Sou Biólogo formado pela Universidade Federal do Ceará com Mestrado e Doutorado em Microbiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e Pós-doutorado na Universidade de Cambridge, Reino Unido (Bolsista Sênior-Capes). Sou Professor Titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco e coordenador do Laboratório de Microbiologia e Imunologia (LAMIM) do Depto. de Biologia. Em nosso laboratório temos desenvolvido projetos nos seguintes temas: 1) produtos naturais com ação imunoterapêutica; 2) toxicologia; 3) relação parasito-hospedeiro; 4) reposta imune contra patógenos intracelulares.Tenho orientado estudantes de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado e também possuímos colaborações internacionais com pesquisadores das universidades de Cambridge e Strathclyde, no Reino Unido. Fui tutor do Programa de Educação Tutorial do Bach. em C. Biológicas (2008-2013), atualmente coordenador do Programa de Doutorado em Biotecnologia (RENORBIO/UFRPE) e também docente dos Programas de Pós-Graduação em Biociência Animal e Ciência Animal Tropical da UFRPE. Revisor de diferentes periódicos (Phytomedicine, Foodborne Pathogens and Disease, Naunyn-schmiedeberg's archives of pharmacology, Protein & Peptide Letters, Heliyon). Coordenador do evento internacional anual de divulgação científica Pint of Science - Recife. (Fonte: Currículo Lattes).

Miguel Ângelo Cerqueira

INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia

Miguel Cerqueira is a Staff Researcher in the Food Processing Group, and his research is focused on the development of nanosized bio-based structures for food applications. He works on edible and biodegradable films and coatings for packaging, encapsulation of functional compounds using emergent encapsulation technologies, and the structuring of gels, such as emulgels and oleogels. Miguel holds both Graduation (2005) and PhD (2010) degree in Biological Engineering from the University of Minho (UM). He received three scholar merit awards during graduation, and his PhD thesis was awarded for the best PhD Thesis by the School of Engineering of UM. During his PhD, he performed scientific missions at the Federal University of Ceará, University of Aveiro and University College Cork. In 2011, he started as a Postdoctoral Researcher at UM and performed scientific missions at the University of Vigo, University of Campinas) and Institute of Agrochemistry and Food Technology – CSIC. He authored more than 80 scientific articles, published 20 book chapters, one patent and is editor of three books. Miguel supervised more than 10 students (PhD and MSc). In 2013 he co-founded a start-up (Improveat, UM Spin-off). In 2014 he won the Young Scientist Award and in 2016 was selected as Inaugural Member of the International Academy of Food Science and Technology Early Career Scientist Section both organized by the International Union of Food Science and Technology. (Fonte: INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia).

Ana Isabel Bourbon

INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia

Ana Bourbon is a Research Fellow of the Life Sciences Department-Food Processing Group, and she works at INL on CVMAR project with the purpose to encapsulate bioactive compounds to improve the shelf life of food products. Ana holds both Master and PhD degree in Biological Engineering from University of Minho in food technology with high marks. Her background is focuses on the development of bio-based structures (micro and nano) to encapsulate and control the release of active compounds in food matrices. Her PhD was about “Development of nanohydrogels as a delivery vehicle of bioactive compounds to food matrices” and during this period, Ana Bourbon published around 25 papers in International Journals of Food Engineering area, was co-author in 4 book chapters and was author of a patent. She won the award of Food & Nutrition Award for the Research and Development in 2015 with the technology developed during her PhD. (Fonte: INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia)

Sara M. Oliveira

INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia

Sara M. Oliveira is a Research Engineer at the INL in the Food Processing and Nutrition Group. She holds a diploma in Biomedical Engineering (2010) and a PhD (2014) in Bioengineering Systems (MIT-Portugal Program) from the University of Minho. The master and PhD thesis in tissue engineering (3B’s Research Group, University of Minho) provided her expertise in designing 2D and 3D biomaterials and in cell-materials interactions. Those studies involved multiple subjects, such as superhydrophobic surfaces, surface modification, materials characterization, bio-instructive surfaces, 3D scaffolds, hydrogels, layer-by-layer assembling, platelet lysate, cell culture, 3D printing and bioprinting. From 2016 on, Sara investigates 3D food printing to develop functional, advanced, and more sustainable foods.
She is the principal investigator of the M3aTD project – a 3D bioprinted model for cell-based meats design, granted by the Good Food Institute in 2020. The project aims at understanding how 3D food printing can improve the texture of cultivated meat. Currently, she is a guest editor of the Special Issue “Bio-based Additive Manufacturing in Food and Tissue Engineering”. Sara is (co-) author of 16 first-quartile publications in tissue and food engineering (average impact factor of 7 and h-factor of 13), a science report (“You are what of Meat”; Massive Science), a patent request, three oral communication, six posters presented at international conferences and has (co-)supervised internships and master thesis students. Also, she has participated in the organization of events, several outreach activities, interviews/podcast in the scope of 3D food printing, and was awarded four grants and two projects. (Fonte: INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia)

Lorenzo Pastrana

INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia

Lorenzo Pastrana is currently Chair of the Research Office and Group Leader of the Food Processing Group, at the International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL). He is also Professor of Food Science at the University of Vigo where he was the Director of the Centre of Research transference and Innovation (CITI) and Head of Knowledge Transfer Office (2009-2010). He founded the Galician Agri-Food Technology Platform (2006) engaging academic institutions and companies to pave the clusterization of the sector. Currently, he takes part of the scientific board of the Portugal Foods innovation cluster. In 2015 he joins the INL as Head of the Department of Life Sciences that included three Research Units, namely Food, Environment and Health. At INL his research is marked oriented with a multidisciplinary approach integrating methods and concepts of the biotechnology, nanotechnology and mathematical modelling. Currently, he is working in three main research lines: Food Structure with an emphasis on 3D printing materials, encapsulation technologies for improving functional foods and food personalization and active and intelligent food packaging. He is author of more than 180 scientific contributions and 4 licenced patents relating the development of new food products and process. He was the PI of more than 30 National and European research projects and contracts and promoter of 2 food startups. (Fonte: INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia).

Soraya Giovanetti El-Deir

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora/orientadora dos Programas de Pós-graduação em: Engenharia Ambiental da Universidade Federal Rural de Pernambuco; Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco; Tecnologias Ambientais do Instituto Tecnológico de Pernambuco; Especialização em Gestão de Resíduos Sólidos da Universidade Católica. Pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa Gestão Ambiental em Pernambuco (Gampe). Pesquisa sobre: Gestão e Planejamento Ambientais; Educação para a Sustentabilidade; Gerenciamento de resíduos sólidos; Combate ao contágio doméstico por Covid-19 e outros patógenos. Revisora de 14 revistas científicas nacionais e internacionais. Publicou: 27 artigos completos em periódicos; 25 livros como autora ou organizadora; 46 capítulos de livros. Organizadora do Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos - EPERSOL, participe do SCORAI - Sustainable Consumption Research and Action Initiative, signatária do ODS/ONU - Development Sustainable Goals da Organização das Nações Unidas. (Fonte: Curriculo Lattes)

Lucymara F Agnez Lima

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (1994), doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (1998) e pós-doutorado pela Universitat de Barcelona (2010). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, orientadora permanente nos cursos de pós-graduação em Bioquímica (UFRN), RENORBIO (Multinstitucional) e Bioinformática (UFRN). Foi coordenadora do programa de pós-graduação em Genética e Biologia Molecular da UFRN (2005-2008) e vice coordenadora do programa de pós-graduação RENORBIO – ponto focal UFRN (2008-2012). Atualmente é coordenadora geral do programa RENORBIO (2017-atual). Foi membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Genética (SBG) (2010-2012 e 2014-2016), da SBG Regional NE (2016-2018) e da Sociedade Brasileira de Mutagênese, Carcinogênnese e Teratogênese Ambiental (2001-2005). Participou da comissão de avaliação de programas de pós-graduação da CAPES pela área de Ciências Biológicas I (trienal 2013 e quadrienal 2017). Participou da comissão julgadora do prêmio CAPES de teses, área Ciências Biológicas I (2014, 2015, 2016 e 2018). Foi editora associada da BMC genomics (2013-2018). Atualmente é editora associada do periódico Biotechnology Research & Innovation. Foi representante do Centro de Biociências no Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da UFRN (2015-2017). Tem experiência na área de Genética, atuando principalmente nos seguintes temas: reparo de DNA, mutagênese, estresse oxidativo, genética humana, genômica, genética de microorganismos, metagenômica, degradação de petróleo, biossurfactantes e biorremediação. (Fonte: Currículo Lattes).

Jose Bruno Nunes Ferreira Silva

Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no Curso de Graduação em Medicina e Pesquisador Colaborador do Programa de Mestrado Profissional em Ciências da Saúde/UFT. Possui graduação em Biomedicina (Faculdade Leão Sampaio, 2009) e especialização em Docência do Ensino Superior (Faculdade Santa Maria, 2017). Possui mestrado em Biotecnologia Industrial (UFPE, 2012) e doutorado em Imunologia e Inflamação (UFRJ, 2016). Em 2018, passou a atuar no Banco de Avaliadores (BASis) coordenado pelo INEP/MEC, segundo o sistema SINAES (Avaliação de Cursos de Graduação Presencial para Fins de Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento). Tem experiência na área de Imunologia e inflamação, atuando nos seguintes temas: sepse, imunossupressão e alterações metabólicas. Estuda os mecanismos inflamatórios envolvidos na sepse experimental e a ação de bioprodutos como possíveis alvos terapêuticos. Estuda as alterações metabólicas e de perfil nutricional associadas à qualidade de vida. Tem experiência com metodologias de ensino de aprendizagem associadas ao uso de jogos didáticos no ensino superior. E, atua na linha de pesquisa Educação e Saúde.

Luiz Alberto Lira Soares

Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco (1994), possui mestrado (1997) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Durante o doutoramento foi bolsista CAPES-DAAD no Departamento de Tecnologia Farmacêutica da Universidade de Tübingen (Eberhard Karls Universität, Tübingen; 2000-2001). Atuou como Professor Adjunto do Departamento de Farmácia da UFRN (JUL/2002-DEZ/2008), quando foi vice-coordenador do PPGCF-UFRN (2005-2008) e vice-chefe de departamento (2008). Como colaborador da Farmacopeia Brasileira, integrou a Comissão da Farmacopeia Brasileira (2008-2013), e os seus Comitês Técnicos Temáticos (Marcadores e Padrões de Fitoterápicos; 2012-2013; e Plantas Medicinais; desde 2008). Membro da Sociedade Brasileira de Farmacognosia (secretário: 2009-2011; e vice-presidente 2013-2015) e da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas - ABCF (1o tesoureiro: 2012-2013; e, conselho fiscal 2013-2015). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Ciências Farmacêuticas da UFPE (desde DEZ/2008), onde foi vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica PPGIT/CCB/UFPE (2013-2017) e é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas PPGCF/CCS/UFPE (2017-2019). Bolsista PQ2/CNPq (desde 2009) e PDE CAPES/DAAD (Uni-Tübingen, SET-DEZ/2015), tem experiência nas áreas de Tecnologia Farmacêutica e Controle de Qualidade, com ênfase em desenvolvimento analítico e tecnológico de Fitoterápicos.

Luís Cláudio Nascimento da Silva

Universidade Ceuma

Biomédico (2005-2008), Mestre (2009-2010) e Doutor (2010-2013) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Realizou Pós-doutorado financiado pelo Programa Ciencias sem Fronteiras (CAPES) na Faculty of Science da University of Copenhague (2014-2016). Atualmente é Professor da Universidade Ceuma (Uniceuma, São Luís, Maranhão) atuando como Membro Permanente dos Programas de Pós-graduação em Biologia Microbiana e do Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte). Também é Docente Colaborador do Mestrado em Odontologia. Vencedor do Prêmio de Pesquisador Sênior em Ciências Biológicas da FAPEMA em 2019. Ministra as disciplinas de Imunologia Básica e Virologia Clinica no curso de graduação em Biomedicina. Exerce desde 2019 o cargo de Coordenador do Mestrado em Biologia Microbiana da UNICEUMA. Bolsista de Produtividade da FAPEMA (2018-2019). Tem desenvolvido projetos com enfoque na prospecção e aplicação de produtos naturais como agentes antimicrobianos, anti-infectivos e/ou imunomoduladores. Tem ainda interesse em pesquisas sobre os mecanismos associados ao desenvolvimento e dispersão de microrganismos com fenótipos de resistência e hipervirulência.

Manoela Pessanha da Penha

Universidade Federal Fluminense/RJ

Nutricionista, graduada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutora em Ciência (Ciência de Alimentos) pela UFRJ, com doutorado sanduíche no Departamento de Engenharia Biológica da Universidade do Minho, Braga, Portugal.  Especialista em Gestão da Segurança de Alimentos pelo SENAC. Já atuou como professora substituta dos Departamentos de Engenharia de Alimentos do Instituto Tecnológico da UFRRJ e de Nutrição Básica e Experimental do Instituto de Nutrição Josué de Castro da UFRJ. Foi docente, coordenadora e supervisora nacional de disciplinas do curso de Nutrição da UNESA. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Nutrição Social, da área de Alimentação Coletiva, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando como coordenadora de Estágio Supervisionado em Alimentação para Coletividade e integrante do Grupo de Pesquisa em Extensão em Práticas Alimentares Saudáveis (PRAS).

Amanda Emannuelle Sales Conniff

University of South Florida

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pernambuco (2010), mestrado em Biociência Animal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2012) e doutorado em Biociência Animal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2015). Atualmente é Pesqusadora de Pós-doutorado na Universidade do Sul da Florida (Fonte: Curriculo Lattes)

Maria Madalena Pessoa Guerra

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1982), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1992), doutorado em Ciência Animal pela Escola de Veterinária-UFMG (1998), especialização em Reprodução Animal pelo INIA-Madri (1999) e pós-doutorado na Universidade de Sidney-Austrália (2004). Professora Titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco, ministrando a disciplina Andrologia e Biotecnologia da Reprodução no curso de Medicina Veterinária. Professora e orientadora nos Programas de Pós-graduação "Ciência Animal Tropical" e "Sanidade e Reprodução de Animais de Produção" da UFRPE. Representante do curso de doutorado em Biotecnologia da RENORBIO no Estado de Pernambuco (2006-2012). Professora e orientadora no curso de doutorado em Biotecnologia da RENORBIO. Consultora Ad Hoc das revistas Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, Small Ruminant Research, Reproductive Biology, African Journal of Biotechnology, Livestock Science, Ciência Animal Brasileira, Ciência Animal, Ciência Rural, Human and Experimental Toxicology, Journal of Equine Veterinary Science, Reproduction in Domestic Animals, Revista Brasileira de Reprodução Animal, Ciência Veterinária nos Trópicos. Consultora Ad Hoc da FACEPE, FAPEAM, FAPEMA, FAPEAL, FAP-ES, FAP-DF, FAPEMIG, FUNCAP, FAPESB, CAPES e CNPq.Foi Membro do Conselho Fiscal e Representante Estadual do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal no período de 2005-2007. Coordenadora da área de Medicina Veterinária na CAPES no triênio 2011-2013. Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFRPE desde julho de 2013. Presidente da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRPE (2013-atual). Membro da Câmara de Política e Legislação da UFRPE (2013-atual). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Andrologia e Biotecnologia da Reprodução Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: sêmen, avaliação, sexagem e criopreservação.