Alan Kennedy Pinto Souza

Analista de Sistemas do Moto Honda da Amazonia

Possui graduação em Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Atualmente é Analista de Sistemas do Moto Honda da Amazonia. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação.

Dionísia Nagahama

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)

É graduada em Nutrição pela Universidade de Mogi das Cruzes, possui Mestrado em Ciências de Alimentos pela Universidade Federal do Amazonas e Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Professora do Curso de Pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas e Professor do Curso de Especialização do Centro Universitário do Norte. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Análise Nutricional de População, atuando principalmente nos seguintes temas:Anemia, Lactente, Intervenção, Sulfato Ferroso, Orientação Nutricional.

Ana Caroline Araújo Duarte da Silva

Conselho Regional de Química (CRQ)

Possui Graduação em Licenciatura em Química pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte), MBA em Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental e Especialização em andamento em Tecnologia de Alimentos. 

Deuzanira Lima dos Santos

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)

Analista em C&T do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e desde 2002 compõe do quadro efetivo do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Possui experiência na área de elaboração e gerenciamento de projetos (planejamento, orçamento, captação de recursos, execução e acompanhamento de atividades). Atuou no Núcleo de Ciências Humanas e Sociais da Coordenação de Geral de Pesquisas, no gabinete da Diretoria  e desde 2011 compõe a equipe da Coordenação de Extensão Tecnológica e Inovação, trabalhando na área de propriedade intelectual e inovação, particularmente com gestão de tecnologias (negociação de ativos intangíveis e promoção da inovação).

Alan Fernando Rodrigues de Souza

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

Graduado em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário do Norte, com Mestrado em Saneamento Urbano em Processos e Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Pará. Atualmente desenvolve trabalhos de consultoria e pesquisa em inovação industrial no SENAI-AM, onde Coordena a execução do Programa Pró-Inova/FINEP - Núcleos de Apoio a Gestão da Inovação - NAGI-AM.

Sidney Ricardo de Oliveira Leite

Secretaria de Produção Rural do Amazonas (SEPROR)

Secretário de Estado da Produção Rural – Secretaria de Produção Rural do Amazonas (SEPROR)

 

Mirza Carla Normando Pereira

Embrapa Amazônia Ocidental

Graduada em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas e Mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Tratos Culturais. É pesquisadora da Embrapa Amazônia Ocidental, onde atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento.

 

 

 

Milene Mota da Costa

Real Bebidas da Amazônia Ltda

Possui Curso Técnico em Química pelo Instituto Federal do Amazonas  e Graduação em Tecnologia em Alimentos também pelo Instituto Federal do Amazonas. Atualmente trabalha na empresa Real Bebidas da Amazônia Ltda, no setor de Controle de Qualidade.

Flávio Silva de Almeida

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

Coordenador de Vigilância Sanitária de Portos, Aeroportos e Fronteiras do Amazonas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

Sérgio Furtado

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

Coordenador de Relações com o Mercado (COREM) e Coordenador do Programa Alimentos Seguros (PAS) Indústria.

Cecília Miranda Magno de Araújo

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Amazonas (SENAR)

Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Especialização em Gestão Ambiental, pela Universidade Estadual do Amazonas - UEA. Mestrado em Agricultura no Trópico Úmido, com ênfase em Melhoramento Genético de Plantas, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Com experiência na área de fitotecnia, extensão rural, agroecologia, agricultura orgânica, Gestao de Recursos Naturais e ISO 14000.

Renan Campos Chisté

Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui Graduação em Tecnologia Agroindustrial com ênfase na Tecnologia de Alimentos pela Universidade do Estado do Pará, Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Pará, e Doutorado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Durante o pós-doutorado na UNICAMP  e na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (Portugal), atuou na pesquisa da desativação de espécies reativas de oxigênio (ROS) e de nitrogênio (RNS) por compostos bioativos através de métodos químicos e também através de metodologias analíticas (in vitro) para determinar a capacidade antioxidante de carotenoides em meio celular (eritrócitos humanos). Ocupou o cargo de Investigador Auxiliar vinculado ao Laboratório Associado UCIBIO@REQUIMTE na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (Portugal) na área da avaliação das propriedades antioxidantes de compostos bioativos extraídos de fontes vegetais. Desenvolve também, em linhas gerais, trabalhos relacionados ao estudo cinético da estabilidade de pigmentos naturais, extração de compostos bioativos com propriedades antioxidantes e de cor em matrizes alimentícias, além de métodos de recuperação, isolamento, quantificação e identificação de compostos bioativos por HPLC-DAD-MS/MS. Possui experiência na área de processamento tecnológico de matérias-primas vegetais, assim como análises físico-químicas e fitoquímicas em produtos de origem vegetal. Atualmente, desenvolve funções como Membro do Conselho Editorial da Journal of Food Composition and Analysis (Elsevier) e Food Research International (Elsevier), e faz parte das seguintes sociedades científicas: Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas, "International Carotenoid Society" e "Society for Free Radicals Research Europe".

Valdely Ferreira Kinupp

Instituto Federal do Amazonas - Campus Zona Leste

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus-Zona Leste (IFAM-CMZL) e Fundador-Curador do Herbário EAFM deste instituto. Docente e orientador credenciado no Programa de Pós-Graduação em Botânica do INPA. Atua na pesquisa e divulgação das PANC - Plantas Alimentícias Não Convencionais. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Botânica Econômica, Taxonomia de Fanerógamas, Etnobotânica, Herbário e Biodiversidade, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentos vegetais não convencionais, recursos genéticos vegetais, segurança alimentar, florística, olericultura (hortaliças não convencionais) e agroecologia. Doutor em Fitotecnia-Horticultura pelo PPG Fitotecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina - UEL . Autor do livro Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil em coautoria do Harri Lorenzi.

Marcos Batista Machado

Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Possui Bacharelado e Licenciatura plena em Química pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Desenvolveu seu mestrado e doutorado em Química (Química Orgânica - Química dos Produtos Naturais) na UNESP, com enfoque em isolamento e elucidação estrutural de compostos orgânicos provenientes de matrizes vegetais. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas - UFAM em Manaus, e líder do grupo de pesquisa "NEQUIMA - Núcleo de Estudos Químicos de Micromoléculas da Amazônia", atuando nos temas: isolamento (CLAE), identificação (CG-DIC, CG-EM, CLAE-UV-EM e EM-EM) e determinação estrutural (RMN 1D e 2D, EM, IV e UV) de compostos orgânicos pertencentes a diferentes espécies de Angiospermas ocorrentes no bioma Amazônico, com destaque para a família Myrtaceae.