Dra. Luana Priscila Wunsch

Centro Universitário UNINTER (Brasil)

Doutora em Educação (Universidade de Lisboa, validação brasileira pela Universidade Federal de Pelotas-RS, 2013), sob financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal); Mestre em Educação (Universidade de Lisboa, validação brasileira pela Universidade Federal de Santa Maria-RS, 2009); Especialista em Dinâmica da Comunicação e Informação (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2004) e Pedagoga (Universidade Positivo, 2003). Possui vasta experiência em desenvolvimento e coordenação de projetos educacionais, em especial na área pública de ensino. Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado - Profissional: Educação e Novas Tecnologias (PPGENT) da UNINTER, coordena a linha de pesquisa "Formação do docente no contexto da sua prática: integração significativa das tecnologias" e é pesquisadora da Fundação FAMPECT - Fundação Wilson Picler de Amparo a Educação, Ciência e Tecnologia.

Dr. Luis Paulo Leopoldo Mercado

Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas com atuação na graduação em Educação Física e Pedagogia e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Educação). Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Licenciado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989). Bacharel em Direito (CESMAC, 2012). Realizou Aperfeiçoamento em Formação em Tutoria Online pela Organização dos Estados Americanos (OEA/INEAM) e em Melhoria da Qualidade da Educação Básica pela UNESCO (UNESCO/OEA). Lider do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online, certificado pelo CNPq

Dr. Vilson Jose Leffa

Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Professor visitante da Universidade Federal de Pelotas. Doutorou-se em Linguística Aplicada pela Universidade do Texas em 1984, trabalhou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Universidade Católica de Pelotas e foi pesquisador visitante da Universidade da Califórnia, em Irvine. Como professor e pesquisador tem atuação nas áreas acadêmica, de formação de recursos humanos e de gestão científica. Na área acadêmica, tem mais de 60 artigos em periódicos, 45 capítulos de livro, 17 livros organizados e cerca de 150 trabalhos publicados em anais, tratando de temas voltados para a educação como autonomia da aprendizagem, ensino da leitura, produção textual, o léxico na aprendizagem de línguas, interação na sala de aula, produção de materiais didáticos, política de línguas e formação de professores. Mais recentemente concentrou-se no estudo das tecnologias digitais no ensino de línguas, incluindo a produção de Recursos Educacionais Abertos (REA) e o ensino a distância. Tem efetiva inserção internacional, incluindo não só a publicação de trabalhos nos Estados Unidos, Reino Unido e outros países, mas também o desenvolvimento de projetos com pesquisadores renomados da área, tanto na Inglaterra como nos Estados Unidos; de 2009 a 2010, foi pesquisador visitante da Universidade da Califórnia em Irvine. Na área de formação de recursos humanos, supervisionou 3 pós-doutorados, orientou 20 teses de doutorado, 45 dissertações de mestrado e vários trabalhos de iniciação científica; contribuiu para a formação de líderes de pesquisas que atualmente atuam em outras universidades com projetos cadastrados nos grupos de pesquisas do CNPq e com quem mantém constante interlocução; coordenou e ministrou inúmeros cursos a distância para professores de línguas sobre a produção de REAs; contribuiu para a divulgação do saber na área de atuação com a organização do CD-ROM Textos em Linguística Aplicada (TELA), em quatro edições impressas, disponível online desde 2015, com um acervo significativo de textos, anais de congressos, livros, dissertações e teses, constantemente atualizados. Na área de gestão científica e acadêmica, foi duas vezes presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), atuou como coordenador da área de Artes e Letras na FAPERGS, foi duas vezes avaliador do Plano Nacional do Livro Didático em língua estrangeira; coordenador do GT de Linguística Aplicada da ANPOLL, líder de grupo de pesquisa do CNPq; criou o Periódico Linguagem e Ensino, e foi durante muitos anos seu editor científico; organizou vários congressos na área da Linguística Aplicada e tem atuado como parecerista de inúmeros periódicos e avaliador de projetos de pesquisa para órgãos de fomento, incluindo FAPs de diversos estados, CAPES e CNPq; participou de inúmeras bancas de trabalhos de conclusão e de comissões julgadores para concurso de professores e avaliações de cursos em vários estados do Brasil. 

Dr. Douglas Menegazzi 

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Design - Sistemas de informação - pela Universidade Federal do Paraná (PPG/Design UFPR), com pesquisas voltadas ao Design de Interação e Experiência de Usuários com Livros Infantis Digitais. Realizou doutorado sanduíche no exterior pelo CNPq no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) do Instituto de Educação da Universidade do Minho (IE-UMinho) em Braga - Portugal (entre 2018 e 2019). Possui especialização lato sensu em Design Experiencial pela UFSC (PPGDesign/UFPR), mestrado em Comunicação Visual pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e é graduado em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, tendo também se especializado em cursos de ilustração na prestigiada Scuola Internazionale d'Illustrazione em Sàrmede/Itália (2018). É professor no curso de Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde leciona Ilustração Digital e Lab. de Ilustração e Design do Livro Infantil, entre outras disciplinas. Atua também como pesquisador e desenvolvedor do projeto Moving Beyond Boundaries: Designing Narrative Learning In the Digital Era, uma plataforma tangível de storytelling digital para crianças, desenvolvido na UMinho e financiado pela Fundação Portuguesa de Ciência e Tecnologia (FCT). É pesquisador membro do International Collective of Children’s Digital Books, uma iniciativa do Centre for Research in Early Childhood Education and Care da Universidade de Stravanger. Faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisa da Biblioteca Comunitária Barca dos Livros, no qual realiza a seleção e curadoria para a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Foi editor da Revista Digital Expressão Gráfica Tecnologia & Ciência (2013-2016). É membro do Grupo de Pesquisa CNPq “Design Digital e da Informação”.  Suas produções artísticas foram selecionadas para o Exposição Brasilidade Ilustrada, realizada em 2008 pelo Instituto Europeo di Design (IED), com curadoria da revista Zupi. Suas atuais atividades de pesquisa e extensão estão focadas principalmente nas áreas de Ilustração e Design de Interfaces Digitais para crianças, especialmente livros infantis digitais para dispositivos de interação móvel.

Dra. Eliane Schlemmer

Universidade Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e avaliadora ad hoc da CAPES, do CNPq e da FAPERGS. Pós-Doutora em Educação - Ecossistemas de Inovação na Educação na cultura híbrida e multimodal - Universidade Aberta de Portugal, Doutora em Informática na Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2002), Mestre em Psicologia do Desenvolvimento - UFRGS (1998), Bacharel em Informática - Universidade do Vale do Rio dos Sinos ? UNISINOS (1992). Atualmente, é professora-pesquisadora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação na UNISINOS (nota 7 na CAPES), professora visitante na Universidade Aberta de Portugal - Mestrado em Pedagogia do e-Learning. É conceptora e líder do Grupo de Pesquisa Educação Digital - GPe-dU UNISINOS/CNPq (www.gpedu.com.br), desde 2004. É pesquisadora-colaboradora da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local - ELO/UAb-PT (http://umielo.uab.pt/) e do Centro Internacional de Pesquisa Atopos/USP (http://www.atopos.com.br/). É International Co-Chairs of Immersive Learning Research Network - iLRN (https://immersivelrn.org/). É conceptora e desenvolvedora de softwares e ambientes digitais virtuais educacionais, tais como: Ambiente Virtual de Aprendizagem ? AVA-UNISINOS, Mundo Virtual em 3D - AWSINOS (Metaverso Eduverse), Ilha UNISINOS e Ilha RICESU (Second Life), GPe-dU (OpenSimulator), Agente Comunicativo MARIÁ ? (parceria com o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada), do Ambiente Virtual de Aprendizagem para dispositivos móveis - COMTEXT® (Competências em Contexto - parceria com o Programa de Pós-Graduação em Administração e com o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada), do Alternate Reality Game (ARG) ?Fantasmas no Museu?, do Pervasive Augmented Reality Game ?In Vino Veritas®? e "Ágora do Saber" e, do app Obsidian Catch. É também conceptora da tecnologia-conceito Espaço de Convivência Digital Virtual ? ECODI e Espaço de Convivência Híbrido e Multimodal - ECHIM, de metodologias inventivas e práticas pedagógicas inventivas e simpoiéticas. Principais áreas de atuação - pesquisa, desenvolvimento, docência, assessoria e consultoria na área da Educação, Educação Digital, Educação Híbrida e Multimodal, Educação OnLIFE, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Metaversos - Mundos Digitais Virtuais em 3D, Games e Gamification, Agente Comunicativo, Comunidades Virtuais de Aprendizagem e de Prática, Metodologia Inventivas. Atua desde 1989 na área, com experiência em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior incluindo Pós-Graduação ? em nível de especialização, mestrado e doutorado e; em assessoria, consultoria e capacitação na área de Educação Digital, Educação Online e Educação Corporativa. (incluindo Secretarias Municipais de Educação, Redes de Escolas Particulares e Empresas). Atua também como conferencista e palestrante em eventos internacionais e nacionais. Entre os internacionais estão conferências e/ou palestras realizadas na Universidad Jesuita de Guadalajara ? ITESO ? Guadalajara (México); na Universidad Iberoamericana de Leon ? Leon (México); na Universidad Católica del Uruguay ? Montevideo (Uruguai); na Libera Università Maria Ss. Assunta ? LUMSA ? Roma (Itália); no IUFM / Université Claude Bernard Lyon 1? Lyon (França) e no Lincoln Institute of Land Policy - Cambridge, MA. Possui diversos artigos publicados em periódicos e eventos nacionais e internacionais, livros e capítulos de livros publicados no Brasil, na América Latina, nos EUA e Europa. É autora de livros entre eles: ?m-learning e u-learning: novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua? - Pearson Prentice Hall, 2011, ?Comunidades de Aprendizagem e de Prática em Metaversos? - Cortez, 2012, ?Learning in Metaverses: Co-Existing in Real Virtuality?, IGI Global (EUA), 2015 e HUMAN SMART CITIES: Theories, practices, case studies for intelligent cities today - Detay Yauyinclilik (Turquia), 2018.

Dr. José Saro

CIBE na Rede de Bibliotecas Escolares - Portugal

Professor do Ensino Secundário e Ensino Superior em várias instituições, tem partilhado saberes e orientado investigações, como teses de mestrado, na área das ciências da informação. Doutorado em Biblioteconomia pela Universidade de Salamanca (2009). Tutor no TEKA - Projeto da Fundação Calouste Gulbenkian de Formação de Professores e Desenvolvimento das Bibliotecas Escolares. Diretamente implicado no aparecimento e dinamização do Projeto Newton gostava de Ler, e do Histórias com Ciência na Biblioteca Escolar, resultantes de parcerias, que promoveu entre a Rede de Bibliotecas Escolares e a Fábrica Centro Ciência Viva e o Departamento de Línguas e Culturas, da Universidade de Aveiro, a ser implementado a nível nacional, desde 2010 e 2016, respetivamente. Tem participado em diversos encontros como formador e palestrante, nacional e internacional) dos quais ressalta a participação, como formador, que tem ocorrido no Laboratório (LAB) do FOLIO (Fólio Literário Internacional de Óbidos) de 2016, 2017, 2018 e FOLIO 2019. Membro do CIEC da Universidade do Minho. Atualmente desempenha as funções de Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares.

Dra. Cássia Furtado

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Estágio Pós-Doutoramento no Departamento de Comunicação e Arte, da Universidade de Aveiro-Portugal, sob o tema "Aplicativos de literatura - serviço: experiência e comportamento do usuário infantil". Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, pela Universidade de Aveiro e Universidade do Porto, em Portugal (2013). Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília. Especialização em Usuário, na Universidade Federal de Paraíba. Graduação em Biblioteconomia e em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão. Professora Associado I da Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Biblioteconomia. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Design-PPGDg/UFMA, linha de pesquisa: Design Informação e Comunicação. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFPA, linha de pesquisa: Mediação da Informação. Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação, Design de Hipermídia - LEDMID. Atua nas áreas: web 2.0, web 3.0, redes sociais, plataformas digitais, biblioteca 2.0, biblioteca 3.0, leitura e livros digitais, design da informação, geração Z e geração alpha, biblioteca escolar, literatura infantil digital, streaming de livros, literatura-serviço e aplicativos de literatura.

Dr. João Batisita Bottentuit Junior

Universidade Federal do Maranhão - UFMA (Brasil)

Doutor em Ciências da Educação com área de especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho, Mestre em Educação Multimídia pela Universidade do Porto, Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro Universitário UNA e Licenciado em Pedagogia pela Faculdade do Maranhão. É também Especialista em Docência no Ensino Superior pela PUC-MG, Engenharia de Sistemas pela ESAB e Educação a Distância pelo UNISEB. É professor Associado I da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Departamento de Educação II. É Professor Permanente dos Programas de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Mestrado Acadêmico) e Gestão de Ensino da Educação Básica (Mestrado Profissional), atua na linha de Cultura, Educação e Tecnologia (Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação). É líder do grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE). É membro do comitê científico da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) desde 2012. Desde Agosto de 2019 cedido da UFMA para a Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA) onde assumiu o cargo de Diretor Científico. É avaliador de cursos de graduação presenciais e a distância do MEC/INEP.

Dra. Sannya Fernanda Nunes Rodrigues

Universidade Estual do Maranhão - UEMA

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), ligada ao Departamento de Educação eFilosofia. Graduada em Pedagogia e especialista em Coordenação Pedagógica pela UFMA. Mestra e doutora emMultimédia em Educação pela Universidade de Aveiro, Portugal (reconhecido pela UFRJ). Concluiu o pós-doutorado pela UFMA, desenvolvendo investigação na área da Interdisciplinaridade no Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade. Leciona também na pós-graduação do PGCult, como professorapermanente, ministrando a disciplina Comunicação, Tecnologia e Sociedade e Ética, Política e Educação,Seminário de Pesquisa I e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEMA, como professora permanentee atua também como vice-coordenadora. É da equipe editorial da revista RICS do PGCult. É revisora de trêsperiódicos. Participa dos grupos de pesquisa: GEP-TED (UFMA-PGCult), Grupo de Currículo na Educação Básica(UFMA_ PPGEB), GEFORP (UEMA), ECult (UFS) e GECES (UNIT-

Ma. Débora Suzane Gomes Mendes

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica, Empresarial e Hospitalar (Faculdade Santa Fé), Metodologia do Ensino Superior (UFMA) e Informática na Educação (IFMA). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

Me. Renato Darcio Noleto Silva

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Pará (2019), Especializando em Informática na Educação (IFMA). Especialista em Gestão Escolar- MBA- Instituto Brasileiro de Mercados e Capitais - IBMEC/RJ (2013), Especialista em Matemática pela Universidade Federal do Piaui- UFPI (2007), e, graduado em Ciências pela Universidade Estadual do Maranhão com habilitação em Matemática (2004). Professor MAG Nível III da Secretaria Estadual de Educação do Maranhão. Professor EBTT D3 Nível-1 de matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão nos cursos de Ensino Médio e Ensino Superior com as disciplinas de Pré-Cálculo, Cálculo I, Matemática aplicada à Administração e Estatística. Possui experiência na área de Matemática, com ênfase em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Matemática e outras Metodologias de Ensino. Possui experiência em Educação a Distância. Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Digitais no Ensino. Membro Titular do Conselho Superior do IFMA -CONSUP (2016- 2020). Membro Titular do Comitê Institucional de Pesquisa e Inovação do IFMA (2020-2022).

Dr. Luis Miguel Dias Caetano

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Licenciado em Gestão de Empresas, mestre em Comportamento Organizacional e doutor em Educação. Atualmente é professor adjunto no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, atuando no Curso de Administração Pública nas áreas de Relações Internacionais, Comportamento Organizacional, Inovação e Criatividade. Em termos de pesquisa, concentra a sua atividade nas áreas do Comportamento Organizacional, Inovação, Sistemas de Informação, Tecnologia Educativa e Políticas Públicas na Educação. Tem exercido cargos nas áreas de Gestão do Ensino Superior, Implementação de Sistemas de Informação, Gestão de Projectos, Tecnologias Educativas e Projectos de Cooperação para o Desenvolvimento. Tem atuado em projetos internacionais como formador, pesquisador e consultor em países como Brasil, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique, Espanha e Honduras. Regularmente dinamiza várias palestras, cursos e workshops nas áreas de Inovação, Tecnologias e Sistemas de Informação, Técnicas de Comunicação em Público, Criatividade nas Organizações e Gestão de Pessoas. Colabora ainda em grupos de pesquisa com a Universidade de Santiago (Cabo Verde), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Brasil), Universidade Federal de Santa Maria (Brasil) e a Universidade Nacional da Costa Rica.

Dr. Gerson Bruno Forgiarini de Quadros

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

licenciado em Letras pela URCAMP - Universidade da Região da Campanha (2004) com habilitação para o ensino de Língua Portuguesa, Espanhola, Inglesa e respectivas Literaturas. Especializou-se em Educação a Distância pela FAEL - Faculdade Educacional da Lapa (2009). Possui Mestrado (2011) e Doutorado (2016) em Letras com a área de concentração em Linguística Aplicada pela UCPel - Universidade Católica de Pelotas, com bolsa de estudos fornecida pela FAPERGS/CAPES. Exerce a carreira docente há mais de uma década na Educação Básica, Profissionalizante e Tecnológica em instituições de ensino público e privado, atuando majoritariamente no ensino de língua inglesa. Na área de EaD (Educação a Distância) possui experiência com gestão/coordenação pedagógica, docência, tutoria e produção de materiais didáticos para o ensino de português, espanhol, inglês e literaturas. No Ensino Superior, atuou como docente nos cursos de Graduação em Tecnologia de Desenvolvimento de Jogos Digitais e Especialização (lato sensu) em Educação Profissional, Científica e Tecnológica e Gestão de Organizações no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) - Campus Dourados (2017-2018). Ainda no IFMS, desenvolveu atividades didático-pedagógicas nos cursos de Ensino Médio integrado com Técnico em Informática para Internet (de março de 2017 a março de 2019). Atualmente é docente convocado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Campus Jardim e seus interesses acadêmicos estão situados nos seguintes temas: Formação de professores (críticos) de línguas (materna e estrangeira) e literaturas de língua inglesa; Práticas Sociais de Leitura e Escrita à luz da teoria dos Multiletramentos; Comunidades de Aprendizagem de Línguas; Novas Tecnologias e Aprendizagem Híbrida (Blended learning); Game-Based Language Learning (GBLL), Gamification e Flow Theory

Dra. Maria Altina da Silva Ramos

Universidade do Minho - UMINHO - Portugal

Professora auxiliar no Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa da Universidade do Minho. Investigadora associada ao Centro de Investigação em Educação. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Mestre em Estudos Ibéricos: multimédia e didática das línguas pela Université de Toulouse le-Mirail, Doutora em Estudos da Criança, especialidade Tecnologia Educativa. Atua nas linhas de TIC e currículo, TIC em processos de ensino/aprendizagem, TIC e Ensino de Línguas, TIC e Metodologia de Investigação (grounded theory, NVivo), TIC e formação de professores.

Dr. Carloney Alves de Oliveira

Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Pós-Doutor em Educação (UFS), Doutor e Mestre em Educação Brasileira (UFAL) na linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação do Professor, Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade Internacional de Curitiba e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação (CEDU), na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática e professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal de Alagoas. Avaliador do INEP do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Experiência na área de Matemática, Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professor, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação a distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Jogos Digitais, Gamificação e Dispositivos Móveis.

Dra. Gláucia da Silva Brito

Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui Graduação em Bacharelado e Licenciatura Português Inglês pela Faculdade de Educação Ciências E Letras de Cascavel (1990), Especialização na Metodologia do Ensino Tecnológico pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1994), Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997) e Doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professora Associado IV da Universidade Federal do Paraná atuando no Departamento de Comunicação Social e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Tem experiência como pesquisadora nas áreas de Educação e Comunicação, com ênfase em Tecnologias da Informação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação e tecnologias, tecnologias na educação, professor e as tecnologias de informação e comunicação, educação a distancia e formação do professor, inclusão digital. Coordena o Grupo de Pesquisa e Estudos, Professor, Escola e Tecnologias Educacionais. Assumiu os seguintes cargos de gestão na UFPR: - Editora da Revista de Extensão - Extensão em Foco Portaria número 025/07-PROEC no período de 2007-2010 - Suplente do chefe de Departamento de Comunicação Social - Portaria número 308/2009 no período de 2009-2011 - Coordenadora do "Programa de Extensão Revista de Extensão - REX" no período de 2007-2010 - Chefe de Departamento de Comunicação Social conforme portaria nº 720 de 31 de maio de no período de2007-2009 - Vice-Coordenador da Linha de Pesquisa: Escola, Saberes e Cultura no ano de 2006 - Coordenadora Pedagógica da Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância no período de 2009-2013 - Coordenadora de Políticas de Formação de Professores ? COPEFOR, na Pró-reitoria de Graduação no período de 2011 ? 2017 - Coordenadora do Comitê Gestor da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da educação Básica da UFPR no período de 2011 a 2017 - Membro representante da UFPR no Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Paraná no período de 2013 a 2017 - Coordenadora Adjunto do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB no âmbito da Universidade Federal do Paraná no período de 2009-2011 - Coordenadora do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB no âmbito da Universidade Federal do Paraná no período de 2016 - 2017 - Chefe de Departamento de Comunicação Social conforme Portaria Nº 261/REITORIA, DE 10 DE maio DE 2018 a maio de 2020.

Ma. Perla Maria Berwanger

Centro Universitário Estácio

Mestre no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (2018); Pós graduada em Gestão Empresarial / MBA pela Fundação Getúlio Vargas (2015); Graduada em Administração pela Faculdade do Maranhão (2008). É professora Universitária em cursos de graduação e pos graduação. Trabalha no Centro Universitário Estácio e Faculdade Laboro. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Trabalhou como Professora Formadora pelo Programa de Pós Graduação em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Maranhão (2019.1) e também como Professora Tutora na Pós Graduação de Gestão Publica da Universidade Federal do Maranhão em 2018.1 - Núcleo de Educação à Distancia -(NEAD). Sua pesquisa está localizado no campo interdisciplinar, na Linha LP2 ? Cultura, Educação e Tecnologia Estudo da cultura e de suas conexões com a educação formal, informal e não-formal, considerando os fundamentos pedagógicos, o currículo, o imaginário, o meio ambiente e a diversidade cultural, a cidadania e a sustentabilidade. Investigação das formas de apropriação e difusão dos patrimônios materiais e imateriais, entendendo-os como processo dinâmico transmitido através das gerações. Relações entre patrimônio, gestão e sustentabilidade. Formas e processos de mediação da construção do conhecimento e do desenvolvimento humano, abrangendo metodologias, procedimentos e ações culturais. Investigação sobre a produção, mediação e recepção dos processos educacionais e tecnológicos, enfatizando a utilização social e cultural dessas possibilidades e recursos. Trabalhou como tutora no curso de graduação de Administração da UNIASSELVI. A temática da sua dissertação é o Mobile Learning, onde investigou o uso de tecnologias digitais móveis (smartphones e aplicativos) em quatro experiencias na sala de aula no curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Dra. Camila Gonçalves dos Santos do Canto

Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (2009), Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (2012) e Doutora em Linguística Aplicada pela mesma instituição (2014), atualmente é professora adjunta no curso de Licenciatura em Letras modalidade a distância na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Línguas/Mestrado Profissional. Atua na área da Linguística Aplicada, com ênfase no Ensino e Aprendizagem de Línguas mediada por meio das novas tecnologias, tendo como objetos de pesquisa o desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos, Webquests, metodologias de ensino de línguas a distância e formação de professores. Tem especial interesse pela Teoria da Atividade (TA), Teoria da Cognição Distribuída (CD), Ensino Baseado em Tarefas (EBT) e Metodologias Ativas (MA).

Dr. Bruno Silva Leite

Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Professor de Química e de Tecnologias no Ensino de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Licenciado em Química e mestre no Ensino de Ciências pela UFRPE e Doutor em Química Computacional pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede (PROFQUI-UFRPE). Também é Docente permanente do programa de pós-graduação em Ensino das Ciências da UFRPE. Tem experiência na área de Química e Ensino de Química: Em Química desenvolve pesquisas em Astroquímica e Química Computacional; Em Ensino de Química atua principalmente nas seguintes temáticas: (1) Tecnologias no Ensino de Química; (2) Metodologias Ativas, Aprendizagem Tecnológica Ativa, Gamificação e Ensino Híbrido; (3) processos e materiais educativos no Ensino de Ciências/Química; (4) Experimentação, divulgação científica e formação de professores.  Líder dos grupos de pesquisas InPraMEQ (Investigação de Práticas Metodológicas no Ensino de Química) e LEUTEQ (Laboratório para Educação Ubíqua e Tecnológica no Ensino de Química) do diretório de grupos do CNPq e é professor colaborador do Núcleo SEMENTE (Sistemas para Elaboração de Materiais Educacionais com o uso de novas Tecnologias) do Departamento de Química da UFRPE. Atua como consultor ad-hoc de periódicos especializados em Educação em Ciências/Química, nacionais e internacionais, e agências de fomento (CNPq, CAPES). Na Sociedade Brasileira de Química (SBQ) responde como tesoureiro da Regional Pernambuco [mandatos 2016-2018, 2018-2020]. Foi representante da região nordeste na Comissão Nacional de Ensino de Química (2016-2018) que contribuiu para a criação da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ). Atualmente faz parte da diretoria de comunicação da SBEnQ (2018-2020)

Dr. João Manuel Nunes Piedade

Universidade de Lisboa - Portugal

Professor Auxiliar Convidado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e membro da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF). Doutor em Educação na Especialidade de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação pela Universidade de Lisboa, Mestrado em Tecnologias e Metodologias em E-learning pela Universidade de Lisboa e Licenciatura bietápica em Engenharia Informática Instituto Politécnico da Guarda. Atua na formação inicial de professores de informática e nos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado na área das tecnologias da informação e comunicação na educação. Atualmente coordena o curso pós-graduado de especialização em tecnologias e robótica no ensino básico e é membro da comissão científica do mestrado em ensino de informática. Tem como interesses de investigação a aprendizagem enriquecida com tecnologias digitais, e-learning e aprendizagem online, formação inicial de professores, pensamento computacional, programação e robótica na Educação, inteligência artificial e educação, didática da informática, competências séc. XXI e metodologias ativas, design de cenário de aprendizagem em educação. É autor e coautor capítulos de livro e de artigos publicados em revistas e conferências nacionais e internacionais.

Dra. Daniela Melare Vieira Barros

Universidade Aberta - Portugal

Professora Doutora Daniela Melaré Vieira Barros - Brasileira / Italiana -Pedagoga, Especialista em Instrucional Designer, Especialista em Administração em Educação a Distância, Mestrado em Engenharia dos Media para a Educação Euromime-Erasmus Mundus-Portugal, Espanha e França, Mestrado em Educação pela UNESP-BRASIL, Doutoramento em Educação UNESP -BRASIL, Pós -Doutoramento pela UNICAMP e o segundo Doutoramento realizado e premiado pela UNED de Madrid, Colaboradora da Open University no projeto COLEARN, Editora da Revista: Estilos de Aprendizaje e Docente Auxiliar da Universidade Aberta, Lisboa, Portugal.

Dra. Maria Auxiliadora Soares Padilha

Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professora associada para atividades de Educação a Distância da Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Pedagogia (1997), mestrado em Educação (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Pós- Doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Pesquisa e atua sobre Coreografias Didáticas e Institucionais, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para Educação com ênfase em Didática, Inovação Pedagógica e Metodologias Ativas, Educação a Distância, Inclusão Digital, processos de ensino e aprendizagem e formação de professores. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE. Foi Coordenadora do Programa Institucional de Inovação Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco e coordena, desde 2011 o Programa de Extensão Proi-Digital.

Me.Maurício José Morais Costa

Centro Universitário UNDB

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (PGCULT-UFMA) na Linha de Pesquisa 2 - Cultura, Educação e Tecnologia. Especializando em Design Instrucional pelo Centro Universitário Senac. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (2016). Design Instrucional e Docente do Centro Universitário Dom Bosco (UNDB) nas disciplinas: Trabalho de Conclusão de Curso, Comunicação e Expressão, Interpretação e Produção Textual, Métodos e Técnicas de Pesquisa e Design Científico. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE), Grupo de Estudo e Pesquisas em Patrimônio Cultural, ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) e o Grupo de Estudos e Pesquisas na Análise de Materiais Publicados, de Divulgação da Ciência, em Mídia Digital ou Impressa (GEP-DCMIDI) vinculado ao Departamento de Biblioteconomia da UFMA. Desenvolve estudos e pesquisas no campo da Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia. Atua em estudos que contemplam as seguintes temáticas: Design Instrucional, Tecnologias Digitais aplicadas à Educação, Bases de Dados, Bibliotecas Digitais e Repositórios, Comunicação Científica, Estudos Métricos da Informação e Metodologia da Pesquisa, Pesquisa Científica, integração entre Bibliotecas, Arquivos e Museus, Bibliotecas Públicas, Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial. Possui experiência nos processos de organização e representação do conhecimento, Catalogação Descritiva da Informação, bem como indexação, busca, recuperação e uso da informação, organização de acervo de bibliotecas públicas, escolares, especializadas e universitárias.

Me. Marco Bento

Universidade do Minho - UMINHO - Portugal

Doutoramento em andamento em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa, na Universidade do Minho – Instituto de Educação com bolsa de investigação da FCT no Programa de Doutoramento Technology Enhanced Learning and Societal Challenges (TEL-SC) em “Dispositivos móveis no desenvolvimento de competências de interpretação e gosto pela leitura”. Mestrado em TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação, Especialização em Comunicação Multimédia, na Escola Superior de Educação do Instituto Piaget, Pós-Graduação em curso de Especialização em TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação, especialização Comunicação Educacional e Gestão da Informação, na Escola Superior de Educação do Instituto Piaget, Tem tido o reconhecimento internacional com prémios europeus, que reconhecem a melhor investigação na área das práticas pedagógicas com utilização do digital com crianças (2016) e sobre Ambientes Educativos Inovadores mediados por tecnologia (2018). Desde 2014, tornou-se autor e responsável por diversas formações, workshops e comunicações sobre a utilização de dispositivos móveis e novos cenários de inovação pedagógica mediados por tecnologia em contexto educativo (mobile learning, ubiquitous learning, flipped learning, gamification, game based learning, project based learning, spaced learning, colaborative and cooperative learning scenarios,…). Atualmente é investigador no Centro de Investigação em Educação (CIEd), da Universidade do Minho, estando na fase de conclusão do Doutoramento em Ciências da Educação.

Dra. Sonia Catarina da Silva Cruz

Universidade Católica Portuguesa

Doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho. É professora auxiliar na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa desde 2012 e na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo desde 2017. Os seus interesses de investigação incluem a integração das TIC no currículo e na aprendizagem, utilização de jogos no ensino, construção de recursos educativos digitais, nomeadamente, para dispositivos móveis e o estudo sobre utilização das redes sociais como registo de identidades digitais e literacia digital. É membro da comissão científica de diversas conferências e membro da comissão organizadora de eventos relacionados com a tecnologia aplicada às ciências da educação. É autora de capítulos de livros e de diversos artigos publicados em atas de conferências nacionais e internacionais. Nas suas atividades profissionais interagiu com colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

Me. Weider Alberto Costa Santos

Faculdade Maurício de Nassau de Maceió

estre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2019), MBA em Marketing pela EBAPE/FGV (2016), aperfeiçoamento em Balanced Scorecard pela EPGE/FGV (2007), participei, em regime especial, da disciplina Trabalho e Ser Social no Mestrado em Serviço Social pela UFAL, possuo graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário CESMAC (2006). Atualmente, graduando em Pedagogia pela UFAL (2016-) e membro do grupo de pesquisa TICFORPROD. No presente exerço a função de vice-direção em um colégio da rede privada em Alagoas, professor de Sociologia na turma de preparação para o ENEM no mesmo colégio e professor universitário. Fui professor conteudista na Kroton (2017-2018) responsável pela elaboração de itens para a turma de preparação ENADE em Marketing e diretor do Sistema Dinamus de Ensino ? grupo responsável pela elaboração de materiais didáticos para o Ensino Médio. Além disso, fui coordenador pedagógico no projeto Pré-Vestibular DINAMUS (2007-2018), coordenador administrativo e de marketing (2007-2015) do colégio em questão, nesse mesmo tempo assumi a coordenação do núcleo de estratégia e marketing do Centro Universitário CESMAC (2009-2010), também coordenei o núcleo de estratégias pedagógicas do ensino médio (2010-2016). Desde 2009 trabalho com o desenvolvimento do ensino e aprendizagem por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino médio, com a implantação de recursos tecnológicos a plataformas de gerenciamento das informações pedagógicas e adaptativas, voltado para o ENEM em regime de exclusividade. Tenho experiência na Educação com ênfase em planejamento pedagógico, administração de sistemas educacionais, didática, desenvolvimento de TDIC na perspectiva cognitivista, gestão financeira e marketing de serviços e comunicação.

Ma. Francilene Duarte Santos

Faculdade Laboro

Pedagoga. Doutoranda e Mestre em Ciências da Educação na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Lisboa/PT, Especialista em Gestão Educacional. Especialista em Tecnologia da Informação para Educadores.Especialista em Currículo e Aprendizagem. * Avaliadora do MEC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologias Digitais na Educação GEP-TDE. Diretora Acadêmica da Faculdade Laboro. Professora da Faculdade Laboro das Disciplinas: Didática, Metodologia da Pesquisa. Elaboração de Projetos Educacionais, Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação. Atua na área de Educação, Tecnologia Educativa, Educação a Distância, Formação de Professores, Formação de Tutores para EaD e Produção de Material Didático.

Me. Jean Carlos da Silva Monteiro

Egresso da Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Comunicação, Cultura e Tecnologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Graduado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Faculdade Estácio de São Luís. Licenciando em Pedagogia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Comunicação Multimídia. Secretário da Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade. Foi indicado ao Prêmio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, na categoria Dissertação de Mestrado da área Ciências Humanas, Sociais e Linguística, Letras e Artes. Desenvolve estudos interdisciplinares nas áreas de Comunicação, Educação e Tecnologia, pesquisando principalmente sobre Hipertexto e Hipertextualidade, Tecnologias Digitais na Educação, Ensino e formação do Jornalista, Aplicativos Móveis e Metodologias Ativas de Aprendizagem.

Dra. Suênia Oliveira Mendes

Egresso da Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão(2004), especialização em Gestao de Arquivos pela Universidade Federal do Maranhão(2006), mestrado em Administração - linha estratégia e inovação pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais(2013) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina(2019). Atualmente é BIBLIOTECARIO/DOCUMENTALISTA da Universidade Federal do Maranhão, Subcomissão de Avaliação/SESU/MEC Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, Coordenadora Administrativa de Bibliotecas da Universidade Federal do Maranhão, Membro de comitê assessor da Universidade Federal do Maranhão, Professora de metodologia científica do Instituto Florence de Ensino Superior e da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Informação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Periódicos Científicos, acesso aberto, Produção científica em acesso aberto, DOAJ, Directory of Open Access Journals e editoras científicas.

Dr. Tiago Venturi

Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC - 2013). Especialista em Ciências Biológicas e Educação Ambiental (FACISA - 2010). Graduado em Ciências Biológicas (Bal./Lic.) pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI - 2009). Professor do Magistério Superior (Adjunto) da Universidade Federal do Paraná - PR. Pesquisas e interesses em: Educação em Saúde, Alfabetização Científica e Tecnológica, Ilhotas Interdisciplinares de Racionalidade, Didática das Ciências, Formação de Professores, Prática Pedagógica, Conhecimentos Profissionais Docentes, Educação Científica e Ensino de Ciências, Saúde e Meio Ambiente. 

Esp. Mairiane Ferreira Bastos

Grupo Crescimento

raduação no curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão, Pós graduação em Psicopedagogia Institucional e Gestão Educacional: Inspeção, Supervisão e Orientação Educacional. Abordando Curso Aperfeiçoamento em: Proficiência em Inglês pelo Núcleo de Cultura e Linguística ? UFMA, Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Assistivas para Educação Especial, Introdução em Educação a Distância, Educação do Campo. Cursos de Extensão em Educação de Jovens e Adultos, Foco em Resultados, Distúrbios de Aprendizagem e Educação Inclusiva, Cibercultura na Escola, Educação Online, Tecnologia e Inovação, Cultura Makers - Mão na massa no FabLab. Experiências profissionais em Docência da Educação Básica: Atuação como professora regente na Educação Infantil na Escola Comunitária Conceição Costa Comunitária e abordagem de Temas Transversais no Ensino Fundamental Maior. Vasta experiência na Educação Superior Presencial ao ministrar as disciplinas Pedagógicas de Didática com carga horária de 60h e Educação Infantil com carga horária de 60h em Instituição de Ensino Superior Privado - CEERSEMA, bem como ampla atuação da Educação Superior a Distância como bolsista, ministrando todas as disciplinas do curso de Pedagogia Presencial e a Distância pela UEMAnet,bem como na Tutoria da UEMAnet no curso de Pós Graduação de Educação Especial e Educação Inclusiva. Professora Seletivado do Programa Ensinar nos cursos de Graduação da UEMA - Disciplina: Psicoalgia da Educação - CH-60h. Atuação como Coordenadora de Projetos na Educação Básica, elaborando e supervisionando a execução de projetos Transdisciplinares e Vivências Familiares da escola.- SESI- Anna Adelaide Bello. Experiência com Supervisão e Apoio Técnico Pedagógico em Tecnologias Educacional, com suporte pedagógico no uso de iPads, plataformas educacionais personalizadas, lousa interativas, bem como elaboração de aulas junto aos professores com uso de tecnologias, cito também Orientação e Coordenação e Formação de Professores em Tecnologias Educacionais. - Grupo Crescimento. Profissional Especialista I- Coordenadora Pedagógica na escola SESI_ Anna Adelaide Bello, tendo experiências como coordenadora no Ensino Fundamental I e II e no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, segue algumas atividades desenvolvidas: orientação dos professores no planejamento das aulas, elaboração e execução de projetos, atendimento aos responsáveis, formação de professores e acompanhamento de aulas, além de participar dos treinamentos, orientação e logística dos torneios de Robótica (Lego Zoom) desenvolvidos nas unidades. Atuando atualmente como Gerente Pedagógica em TE da Escola Crescimento direcionada as formações pedagógicas com uso de Tecnologias Educacionais e Gestão do Pensamento Computacional. Participou do: Projeto de Pesquisa: Educação das Relações Étnico-raciais e o Ensino de Ciências na Rede Pública Municipal de Barreirinhas - MA Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Afro-brasileiro da Universidade Federal do Maranhão/ GTE-TED- Tecnologias Educacionais - UFMA

Esp.Thaynara Ribeiro da Cunha

Grupo Crescimento

Graduação em Pedagogia pela Faculdade do Maranhão ? FACAM. Experiências profissionais em Tecnologias Educacionais, com suporte pedagógico no uso de iPads, bem como elaboração de aulas junto aos professores com o uso de tecnologia, cito também, com foco direto em orientação e coordenação de formação de professores. Elaboração de práticas pedagógicas com as ferramentas tecnológicas , aliando o uso de Metodologias Ativas em prol da aprendizagem significativa. Atuação como Tutora de Tecnologia e Inovação, ministrando aulas com uso de tecnologias digitais, robótica, programação e cultura maker, bem como uso total de metodologias ativas do Infantil V até o 9º ano do Fundamental II. Certificada como Apple Teacher para desenvolver projetos educacionais com o uso intensivo do iOs. Participa do Grupo de Pesquisas e Estudos Tecnologias Digitais em Educação na GEP TED-UFMA.

Dr. Will Ribamar Mendes Almeida

Universidade do CEUMA - UNICEUMA

Possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica pelo Instituto Federal do Maranhão (2002), mestrado em Engenharia de Eletricidade pela Universidade Federal do Maranhão (2004) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2009). Atualmente é pesquisador e professor da Universidade Ceuma e professor na Faculdade ISL Wyden . Atua nos seguintes temas: Automação Residencial e Comercial, Robótica, Desenvolvimento de Software ( crianças e idosos), Instrumentação, Gestão de TI e Educação.

Ma. Carolina Pereira Aranha

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Licenciada em Física pela Universidade Estadual do Maranhão (2008). Mestre em Física da Matéria Condensada pela UFMA (2011). Professora Assistente B do curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza e Matemática da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE). Coordena o Laboratório de Ensino de Ciências (LEC) do CCEL/UFMA, atua na vice-coordenação do Laboratório de Pesquisa em Digital para Ciências (PEDIC) ? CCEL/UFMA e está cursando Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC.

Dr.Hawbertt Rocha Costa

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (2009). Mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal do Maranhão (2012). Doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Bauru em Educação para a Ciência (2016). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão no Campus de Bacabal para o curso de Licenciatura em Ciências Naturais. Também é professor no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPECEM da Universidade Federal do Maranhão no Campus de São Luis. Atualmente desenvolve atividades na área de Ensino de Química, especialmente no que versa sobre produção e aplicação de Objetos de Aprendizagem e produção de significados pelos alunos no estudo dos conceitos de Química. Além disso, atua em outras áreas da Educação para Ciência como: Educação Ambiental e Divulgação Científica. Já atuou nas áreas de Eletroquímica (células a combustível, platina, liga de platina-cromo e cobalto) e Química Computacional (redução de oxigênio a partir de complexos).

Me. Jailson Antonio Ribeiro Viana

Instituto Federal do Maranhão - IFMA

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão (PGCULT-UFMA) da Linha de Pesquisa 2 - Cultura, Educação e Tecnologia. Especialização em Atendimento Educacional Especializado pelo IESF (2016), Informática na Educação pelo Instituto Federal do Maranhão IFMA (2018) e, é Licenciado em Pedagogia pela Faculdade do Maranhão (2015). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE/UFMA) e experiência na Educação Básica com Professor dos anos iniciais. Atualmente trabalha como Professor Substituto na Área de Educação no IFMA Campus São Luís - Monte Castelo. Tendo Experiência no Núcleo de Educação a Distância do IFMA - Campus Maracanã, Universidade Aberta do Brasil (UAB/NEAD/IFMA), desenvolvendo trabalhos na Coordenação Pedagógica e Docente do Programa de Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO/IFMA) da disciplina "Gestão Formal e não-Formal" e Docente das disciplinas Pedagógicas e de Ambientação em EaD. Tem experiência na área de educação com ênfase nas áreas administrativas, coordenação, gestão, docência, educação a distância, além de palestrante em temas educacionais.

Esp. Verissimo Barros dos Santos Junior

Escola Técnica CEMP Maranhão

Pós-graduando em Informática da Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Pós-graduando em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário Maurício de Nassau. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e MBA em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Graduado em Administração pela Universidade Anhanguera. Professor dos cursos de Administração e Logística do Centro de Ensino Técnico e Profissionalizante do Maranhão - CEMP/MA. Instrutor de Formações Pedagógicas para a Educação 4.0 na MS Experience. Facilitador da Fundação Estudar no Maranhão e Tutor Presencial dos cursos de Administração e Ciências Contábeis na Universidade Anhanguera. Desenvolve estudos interdisciplinares nas áreas de Administração, Educação e Tecnologia, pesquisando principalmente sobre Ensino de Administração, Tecnologias Digitais na Educação, Metodologias Ativas e Formação de Professores.