Mais presente do que nunca na dinâmica da simulação, o Comitê de Imprensa de 2016 se propõe a influenciar diretamente os demais comitês. Atuará, verdadeiramente, como a imprensa dentro das Nações Unidas.

Uma viagem à momentos históricos passando pelo Tribunal de Nuremberg, até os dias atuais noticiando uma possível intervenção do Conselho de Segurança no caso Sírio. Relatando a temática acerca dos impactos ao redor do mundo tanto dos ilícitos no âmbito da UNODC quanto das mudanças climáticas dentro da COP 21.

O Comitê de Imprensa contará com os veículos de comunicação: Al Jazeera, Folha de São Paulo, The Guardian, Le Monde, The New York Times além do Jornal da UAMUN. Sendo representados por duplas que deverão filtrar as informações e transformá-las em notícias que acabarão por impactar a tomada de decisões dos Delegados dentro suas negociações.

O objetivo do comitê é fomentar a circulação de informações em tempo real que podem alterar, como vemos diariamente, os rumos da Política Externa de cada país representando a dinâmica da pressão do ambiente doméstico no cenário internacional.