Este simpósio temático tem como objetivo reunir pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da educação interessados em discutir e refletir sobre os múltiplos aspectos que envolvem o currículo da Educação Infantil. A proposta parte do entendimento de que o currículo não se limita a um documento prescritivo, mas é uma construção social e histórica, atravessada por concepções de infância, cultura, direitos e subjetividades. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhecem a criança como sujeito de direitos, ativa, potente e criadora de cultura. Nesse sentido, o currículo da Educação Infantil deve garantir experiências que respeitem as especificidades da infância, promovam o brincar, a interação, a escuta sensível e o diálogo entre saberes. No entanto, ainda são frequentes as práticas escolarizantes e reducionistas, que desconsideram as necessidades, interesses e linguagens das crianças pequenas. O simpósio propõe um espaço para socialização de pesquisas, relatos de experiência, análises teóricas e práticas pedagógicas que envolvam a organização curricular da Educação Infantil em seus diferentes contextos — urbanos, rurais, indígenas, quilombolas ou em instituições públicas e comunitárias. Interessa-nos problematizar como se constroem os saberes docentes, como se efetivam os direitos de aprendizagem e como as concepções de currículo interferem no cotidiano das creches e pré-escolas. Esperamos, com este simpósio, contribuir para a produção de conhecimento crítico e plural sobre o currículo da Educação Infantil, reafirmando o compromisso com uma educação democrática, inclusiva, antirracista, decolonial e centrada na escuta das infâncias.

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