GT - EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PRÁTICAS DOCENTES: ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO-ESCOLARES DE RESISTÊNCIA
A Educação das / para as Relações Étnico-raciais (ERER) reflete os contextos sócio-históricos brasileiros nos fazeres e saberes didático-pedagógicos. Objetivando diálogos e trocas entre pesquisadores, estudantes, familiares, docentes e atuantes de movimentos sociais/educacionais, buscamos mapear as práticas didático-pedagógicas realizadas em contextos educativos formais e informais que se apoiem nas leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Intencionamos compreender os atravessamentos das e sobre as práticas antirracistas no cotidiano de ensinagens e de aprendizagens, contemplando as diferentes territorialidades e etnias nacionais. A interseccionalidade é um princípio norteador que permeia as propostas, considerando o entrelaçamento entre racismo, gênero e classe social. Todos os trabalhos no campo da ERER serão bem-vindos para a nossa roda de aprendizagem, considerando as mais diversas perspectivas teórico-epistemológicas e experienciais/vivenciais trazidas pelos proponentes.