Palestrantes
Conheça nossos palestrantes
Izabel Maior
UFRJ
É professora de medicina na UFRJ, foi a primeira pessoa com deficiência a comandar a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e é liderança há mais de trinta anos do Movimento das Pessoas com Deficiência. Recebeu da Organização dos Estados Americanos (OEA) prêmio pela sua “contribuição ao desenvolvimento de um continente mais inclusivo”, em 2010. Lançou o livro e filme-documentário História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).
Zan Mustacchi
Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo
Médico Geneticista e Pediatra; Doutor e Mestre pela USP; Responsável pelo Ambulatório de Genética do Hospital Infantil Darcy Vargas (HIDV); Presidente do Depto. de Genética da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP); Membro do Depto. de Genética da Soc. de Pediatria de São Paulo (SPSP); Diretor Clínico do Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo (CEPEC-SP); Coordenador Responsável do Curso de Especialização em Síndrome de Down Pós Graduação Lato-Sensu (CEPEC-SP - FMABC); Primeiro latino-americano a receber o Prêmio Científico do Dia Internacional da Syndrome de Down 21 de Março de 2013 no World Down Syndrome Congress, Agosto/2015, pela notável contribuição para o avanço científico relacionado à síndrome de Down" (World Down Syndrome Day Award 21 March 2013 in recognition of this outstanding achievements which have strengthened and enriched the lives of persons with Down syndrome).
Eduardo B. Fonseca
Instituto Primeiro Olhar/PB
- Formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) campus João Pessoa em 1993
- Residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Vila Nova Cachoeirinha, em São Paulo – SP
- Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo ( FMUSP), São Paulo – SP.
- Título de especialista pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.
- Pós-doutorado no Harris Birthright Centre for Fetal Medicine, King’s College Hospital, University of London.
- Diploma em Medicina Fetal pela Fundação de Medicina Fetal – Londres.
- Presidente da Comissão de Medicina Fetal da Febrasgo – Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.
Maria Teresa Eglér Mantoan
Universidade Estadual de Campinas
Pedagoga, mestre e doutora em Educação. Dedica-se, nas áreas de pesquisa, docência e extensão, ao direito incondicional de todos os alunos à educação escolar de nível básico e superior de ensino.
Alex Duarte
Cineasta e Empreendedor Social
Empreendedor social, escritor e diretor do filme e projeto Cromossomo 21. Foi o primeiro jovem no HAITI a docu- mentar a Missão de Paz da ONU. Premiado por este trabalho no Festival de Cinema de Gramado e selecionado para diversos fes- tivais do Brasil. É publicitário, escritor, coach, estagiou na Funda- ção Roberto Marinho e recentemente tem percorrido o país para inspirar as pessoas com o projeto Cromossomo 21. Em 2016, foi um dos representantes do Brasil na ONU pelo dia internacional da Síndrome de Down e foi condecorado com o título de cidadão brasileiro pela Academia De Letras de São Paulo. Seu primeiro longa Cromossomo 21 foi premiado no Los Angeles Brazilian Festival e chegará nos cinemas em 2017.
Celso Antunes
Professor
FORMAÇÃO: · BACHARELADO E LICENCIATURA: GEOGRAFIA – ESPECIALISTA EM INTELIGÊNCIA E COGNIÇÃO – MESTRE EM CIÊNCIAS HUMANAS, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 1968/1972 . ATUAÇÃO:
- MEMBRO DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL PELOS DIREITO DA CRIANÇA BRINCAR (UNESCO)
- EMBAJADOR DE LA EDUCACION – ORGANIZACIÓN DE ESTADOS AMERICANOS
- MEMBRO FUNDADOR DA ENTIDADE “TODOS PELA EDUCAÇÃO”
- CONSULTOR EDUCACIONAL DA FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO (CANAL FUTURA)
- EXÉRCITO BRASILEIRO – COLABORADOR EMÉRITO
PRODUÇÃO INTELECTUAL:
- AUTOR DE MAIS DE 180 LIVROS DIDÁTICOS – ED. DO BRASIL, ED. SCIPIONE. ED AO LIVRO TÉCNICO E OUTRAS
- AUTOR DE CERCA DE 100 LIVROS SOBRE TEMAS DE EDUCAÇÃO – ED. VOZES. ED. PAPIRUS. EDITORA PAULUS, EDITORA LOYOLA, ED. ARTMED. ED. ROVELLE ED. CIRANDA CULTURAL E OUTRAS.
- OBRAS TRADUZIDAS: ARGENTINA, MÉXICO, PERU, COLÔMBIA, ESPANHA, PORTUGAL E OUTROS PAÍSES.
Alfredo Jerusalinsky
Psicanalista
Psicanalista Membro da Association Lacaniènne Internationale e da Associação Psicanalítica de Porto Alegre. Mestre em Psicologia Clínica e Doutor em Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano. Presidente honorário da Fundación para el Estudio de los Problemas de La Infancia, Diretor dos Centros de Clínica Interdisciplinar da Infância e Adolescência De Buenos Aires e Porto Alegre. Professor convidado em diversas universidades no país e no exterior. Autor, entre outros, dos livros Psicanálise e Desenvolvimento Infantil, Psicanálise do Autismo, Saber Falar: como se adquire a língua. Para compreender a criança: chaves psicanalíticas, Novos apontamentos sobre a sexualidade infantil, Razão e método para a apresentação de casos clínicos, O declínio do Império Patriarcal, Novas notas sobre as identificações primárias, Dossiê Autismo, O livro Negro da Psicopatologia Contemporânea, coautor em numerosos livros tendo escrito mais de 300 artigos em revistas e publicações tanto de divulgação quanto de sua especialidade.
Leonardo Gontijo
Mano Down
Leonardo Gontijo é um ser humano em busca de uma sociedade mais justa e inclusiva. idealizador do Instituto Mano Down. Gestor do Portal Iincluo. Professor da Fundação Dom Cabral e de diversas Universidades. Consultor com 16 anos de experiência na área de Sustentabilidade, responsabilidade social e inclusão. Advogado e Engenheiro Civil e de Segurança do trabalho. Mestre em Administração com ênfase em Responsabilidade Social.Tem cinco livros publicados. Colunista do Portal Incluo e Revista Incluir. Como executivo, atuou em várias cargos e foi Diretor de Sustentabilidade do Grupo Verde Ghaia. É palestrante e fonte de informação sobre diversos temas, entre os quais, Liderança, Empreendedorismo Social. Diversidade e Inclusão.
Mônica Xavier
Empathiae
Capacitada pelo Massachusetts Down Syndrome Congress, tem especialização em acolhimento de famílias que recebem um bebê em situação de vulnerabilidade física, empoderando e fortalecendo a figura materna a fim de proporcionar-lhe ferramentas para vivenciar o luto pelo filho esperado e desfazer o vínculo simbiótico que ela cria com a criança real a fim de que, além de ressignificar seu momento de vida, perceba-se agente capaz de mudança e de protagonismo social.
Concluiu o curso de “Atualização Profissional para o Cuidado da Síndrome de Down” pela Escola de Educação Permanente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e o curso de “Capacitação em Síndrome de Down” pelo CEPEC, SP, turma de 2014. É bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), turma de 1991 e graduanda em Serviço Social pela PUC-SP
Mara Lúcia Sartoretto
ASSISTIVA - TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
Pedagoga; diretora da Assistiva Tecnologia e Educação; assessora técnica da Associação dos Familiares e Amigos do Down de Cachoeira do Sul, consultora da AFAD 21 de Novo Hamburgo, Consultora da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, Supervisora da SEAC - Escola de Educação Profissional; foi supervisora de conteúdo no Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado da UFC/SEESP - MEC; consultora da OEI - Organização dos Estados Iberoamericanos; educadora emérita do Estado do RS; autora de livros e artigos que abordam o tema da educação, atendimento educacional especializado e tecnologia assistiva no contexto educacional inclusivo.
Rita Bersch
ASSISTIVA - TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
Fisioterapeuta; diretora da Assistiva Tecnologia e Educação; Mestre em design pela UFRGS, com pesquisa na área de Tecnologia Assistiva; possui formação em Tecnologia Assistiva pelo ATACP 2006 - Programa de Certificação Aplicado a Tecnologia Assistiva da CSUN - Universidade Estadual de Northridge, Califórnia, EUA e também pela Fundação Don Carlo Gnocchi de Milão, Itália; Membro da ISAAC - Sociedade Internacional para a Comunicação Aumentativa e Alternativa e da ISAAC Brasil; Membro do CAT - Comitê de Ajudas Técnicas da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República; Autora de livros e artigos que abordam o tema da tecnologia assistiva no contexto educacional inclusivo.
Lígia Maria de Godoy Carvalho
Clinica Ludens
Graduação
Graduada em Terapia Ocupacional pela PUC-Campinas.
Pós-Graduação
Mestre e especialista em Educação Física Adaptada pela UNICAMP. Especialista em Terapia da Mão pela USP.
Cursos de Extensão
Formada no Método Bobath Infantil e no Hemiplegia do Adulto Básico e Avançado. Certificação Completa em Integração Sensorial pela WPS, Universidade do Sul da Califórnia Curso Profissional Avançado "Excelência em Integração Sensorial Modelo MAGO - Modelo de Análise e Guia de Observação/Tratamento", certificado pela Therapy West, Inc. Los Angeles Califórnia.
Atividades Acadêmicas
Docente do curso introdutório de Integração Sensorial nos distúrbios neurológicos e de aprendizagem. Docente convidada da Especialização em Neurologia Infantil da UNICAMP e UFSCAR.
Publicações
Autora do capítulo "A atividade lúdica no processo terapêutico" do livro Lúdico, Educação e Educação Física (Unijuí, 1999) e do capítulo "Terapia Ocupacional na Reabilitação de Pacientes Neurológicos Adultos", do livro Terapia Ocupacional – Reabilitação Física e Contextos Hospitalares (Roca, 2004).
FABIANE SANTOS BITTAR
CEPEC/SP
Mestre pela Universidade Federal de São Paulo.
Graduação em Odontologia pela Unisanta.
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares pela Unisanta.
Especialista em Síndrome de Down pelo CEPEC-SP- Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo
e Universidade de Mogi das Cruzes.
Especialista em Prótese Buco Maxilo Facial com ênfase em Malformação Craniofacial e Fissura
Labiopalatina pela ABENO- Associação Brasileira de Ensino Odontológico.
Professora da Unisanta na Disciplina de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais e
Bioquímica.
Pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo.
Membro da Academia Tiradentes de Odontologia
Rita Vieira de Figueiredo
UFCE
Professora titular da Universidade Federal do Ceará. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutora (Ph.D.) em Psicopedagogia - Universidade Laval, Quebec, Canadá (1995). Pós-doutorado em Linguagem Escrita e Deficiência Intelectual na Universidade de Barcelona (2005). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da Educação Especial, da Deficiência Intelectual, da Linguagem Escrita e da Inclusão Escolar. Orienta teses e dissertações nesse campo de conhecimento. Pesquisadora (produtividade em pesquisa) do CNPq e consultora Adhoc da CAPES e do CNPq com produções de livros e artigos no âmbito nacional e internacional. É coordenadora pedagógica do Curso de Formação de Professores em Atendimento Educacional Especializado da UFC. Recebeu da Universidade Laval em Quebec-Canada o premio de excelência pela qualidade de sua tese de doutorado, considerada a melhor tese realizada naquela universidade no biênio 1995-1996 . Foi homenageada pela Universidade Federal do Ceará com o premio Mentores da Docência, conferido a professores que se destacam em sua atuação profissional. Foi agraciada com a medalha Paulo Freire pela Câmara Municipal de Fortaleza pela realização de suas ações em favor da educação naquele município. Recebeu da Academia de Letras do Municípios do Estado do Ceara o diploma de Sócia Honoraria por seu contributo e serviços prestados as letras cearenses.
Edna Maia
Espaço Mosaíco
Pedagoga especializada, Pós-graduação em Psicopedagogia, Arte Educação e Educação Ambiental. Aperfeiçoamento em Educação e Psicanalise. Docente Universitária; Há mais de 25 anos dedica-se a educação inclusiva, na rede municipal de educação. Coordenadora do Espaço Mosaico. Atua também na formação de profissionais da educação e afins, com enfoque na área pedagógica em Educação Inclusiva.
Camila Bressan
Fisioterapeuta
Fisioterapeuta Pediátrica, especialista em Síndrome de Down, CREFITO 135.386-F. Formação: Graduação em psicologia pela PUC PR; Graduação em fisioterapia pela PUC PR; Especialista em neurologia com ênfase em neuropediatria pelo IBRATHE; Especializanda em síndrome de down pelo CEPEC SP; Formação no método Cuevas Medek Exercises, no Cuevas Medek Exercises Center, Santiago, Chile; Formação na abordagem Snoezelen pelo Centro Snoezelen Brasil; Formação prática em plataforma vibratória Galileo, Rio de Janeiro; Fisioterapeuta em consultório particular desde 2009 ; Consultora de desenvolvimento motor infantil em escolas de Curitiba, PR; Palestrante em cursos para pais e berçaristas em escolas de Curitiba; Fisioterapeuta em grupos de estimulação precoce em um espaço de desenvolvimento infantil em Curitiba; de 2009 a 2011; Fisioterapeuta em escola especial, AMCIP, Curitiba, PR, 2010 a 2013.
Erika Campos
Fonoaudióloga
Fonoaudióloga - Autora do Método dos Dedinhos, Especialista em Síndrome de Down - CEPEC – SP. Terapeuta em formação PROMPT - THE PROMPT INSTITUTE –EUA. Membro da Therapy Taping Association. Especialista em Voz - CEFAC – SP, Es- pecialista em Disfagia - CEPEF – SP, Linguagem - Método Hanen - AACD – SP, Panlexia- Instituto Pamela Kvilekval – PR.
Flávia Poppe
Economista
Flavia Poppe de Figueiredo Muñoz é economista graduada pela PUC - Rio, com mestrado em Desenvolvimento Social pela London School of Economics e cursou o doutorado em Administração Pública da Faculdades de Ciências Econômicas da Universidade de Buenos Aires. Trabalhou durante 30 anos como consultora na área de Sistemas e Planejamento de Saúde com foco na prevenção de doenças em organizações pública e privada, nacional e internacionalmente. Desde 2016 se dedica exclusivamente ao Instituto JNG - Projetos de Inclusão Social, com foco na promoção de vida independente e com autonomia para adultos com deficiências, através da disseminação do modelo de moradias urbanas independentes com apoio individualizado.
Alberto Costa
Médico e Neurocientista
• Médico (Faculdade de Ciências Médicas da UERJ)
• Doutor em Biofísica (Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho – UFRJ)
• Pós-doutorados na Universidade de Maryland e Baylor College of Medicine
• Professor Titular de Pediatria e Psiquiatria na Faculdade de Medicina da Case Western Reserve University em Cleveland, Ohio
• Vinte e um anos dedicados ao estudo e pesquisa da síndrome de Down • Recipiente de vários prêmios internacionais, incluindo, recentemente, o “Christian Pueschel Memorial Research Award”, da National Down Syndrome Congress (EUA 2013) e o “International Sisley-Jerome Lejeune Award”, Fondation Jérôme Lejeune, (França 2016).
• Investigador Principal do “Ensaio Clínico Fase II, Multicêntrico de Dezesseis-semanas, Randomizado, Duplo-cego e Placebo-controlado para a Avaliação da Eficácia, Tolerabilidade e Segurança do Cloridrato de Memantina na Melhora das Habilidades Cognitivas de Adolescentes e Adultos Jovens com Síndrome de Down”.
• Este estudo, patrocinado pela Alana USA Foundation (filial americana do Instituto Alana), está atualmente recrutando participantes no University Hospitals e na Cleveland Clinic nos Estados Unidos e no Hospital Israelita Albert Einstein no Brasil.
• Pai de uma jovem adulta com síndrome de Down.
Ana Cláudia Brandão
Hospital Israelita Albert Einstein
Pediatra especialista em Alergia e Imunologia pediátricas. Médica responsável pelo Programa de síndrome de Down do Hospital Israelita Albert Einstein e do Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis. Membro da Down Syndrome Medical Interest Group. Membro da Trisomy 21 Research Society. Palestrante para associações de pais sobre cuidados de saúde das crianças com síndrome de Down. Investigadora Principal no centro brasileiro da pesquisa “Ensaio Clínico Fase II, Multicêntrico de Dezesseis-semanas, Randomizado, Duplo-cego e Placebo-controlado para a Avaliação da Eficácia, Tolerabilidade e Segurança do Cloridrato de Memantina na Melhora das Habilidades Cognitivas de Adolescentes e Adultos Jovens com Síndrome de Down” (este estudo, patrocinado pela Alana USA Foundation, está recrutando participantes no Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo). Mãe de um jovem adulto com síndrome de Down.
Maria Aparecida Gugel
Ministério Público do Trabalho
Subprocuradora-geral do Trabalho, tendo ingressado na carreira do Ministério Público do Trabalho em 1988. Especialista com habilitação específica em direito do trabalho pela Faculdade de Direito de Curitiba, Estado do Paraná. Doutora pela Università degli Studi di Roma “Tor Vergata”, Facoltà di Giurisprudenza, Autonomia Individuale e Collettiva, Roma, Italia. Membro Auxiliar junto ao Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP no Núcleo de Atuação, especial em Acessibilidade e membro colaborador do GT7 da Pessoa com Deficiência, da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais – CDDF/CNMP. Diretora da Região Centro-Oeste da Associação Nacional de Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência – AMPID, que detém assento nos conselhos Nacional do Idoso - CNDI e das Pessoas com Deficiência - CONADE. Foi presidente no biênio 2006/2008. Foi Conselheira junto ao Conselho Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência – CONADE nos biênios 2004-2006 e 2006-2008, 2013-2015 e 2015-2017 representando a AMPID e, anteriormente, nos biênios 2000-2004 representando o Ministério Público do Trabalho. Foi conselheira junto ao Conselho Nacional de Combate à Discriminação – CNCD, da Secretaria Especial de Direitos Humanos – SEDH, nos biênios 2001-2006 representando o Ministério Público do Trabalho. Foi conselheira junto ao Conselho Nacional de Direitos da Pessoa Idosa – CNDI, representando a AMPID, no biênio 2008-2010. Foi Procuradora Jurídica voluntária da APAE-DF de 2004 a 2015.
Dafne Herrero
Fisioterapeuta
Pós-doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da USP pelo Departamento de Saúde Materno Infantil, Doutora e Mestre pela mesma Universidade, com especializações em Pediatria, Método Neuroevolutivo Bobath, Kinesiotaping, TheraTogs, Práticas de Inclusão, Brincar e a temporalidade do bebê e da criança pequena, Escalas de Avaliação e Follow-up. Experiência nas áreas de Fisioterapia Neonatal e Pediátrica, o Brincar como intervenção e diversão, Escalas de Avaliação e Follow-up, Desenvolvimento Infantil, Tecnologia Assistiva de Baixo Custo e Inclusão Escolar - estratégias e adaptações. Consultora do brincar pela IPA Brasil (International Play Association).
Paulo Breinis
Médico Neuropediatria
Professor assistente de Neurologia infantil da Faculdade de Medicina do ABC
Patricia Tempski
Pediatra especialista em Educação
Médica, Pediatra especialista em Educação, Doutora em ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Coordenadora do Programa de Reabilitação para Pessoas com Síndrome de Down do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Laís Fleury
Diretora do Instituto Alana
Laís Fleury é uma empreendedora social reconhecida pela Ashoka Empreendedores Sociais, uma das fundadoras da associação Vaga Lume, é diretora do Instituto Alana no Rio de Janeiro e coordena o Criança e Natureza.
RICARDO GHELMAN
Instituto GHELMAN
É médico (UFRJ) pediatra (UERJ), oncologista pediátrico (UNICAMP), medico da família com especialização em medicina antroposófica (ABMA, UNIFESP), mestre em Anatomia e ex-professor de embriologia (USP), doutor na área de toxicologia reprodutiva com imunoterápico (UNIFESP). É vice-presidente do Comitê de Genética da Sociedade de Pediatria de São Paulo. Atualmente coordena o Ambulatório de Antroposofia e Saúde que desenvolve assistência e pesquisa em dor crônica e realiza seu pós-doutorado junto ao programa de Neurologia/Neurociências (UNIFESP) com projeto do CNPq e coordena o Programa de Pediatria Integrativa do Instituto da Criança (FMUSP) em parceria com a Universidade Charité de Berlin. Coordenador do Programa de Pediatria Integrativa (USP). Pós-doutorando do Programa de Neurociências (UNIFESP).
Epitácio Leite Rolim Filho
UFPE
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (1995), mestrado (2003) e Doutorado (2009) em Cirurgia e Pós-Doutorando (2016) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é Professor Adjunto da Disciplina de Ortopedia da UFPE; médico ortopedista e traumatologista do Hospital Getúlio Vargas, onde é supervisor do programa de Residência Médica em Traumato-Ortopedia. É membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Traumatológica, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças neuro-ortopédicas, ortopedia pediátrica, traumatologia, e reconstrução óssea (sequelas de fraturas e deformidades congênitas).
Fátima Minetto
Psicóloga
Psicóloga, Doutora em Psicologia. Mestre em Educação. Especialista em Educação Especial. Terapeuta familiar Sistêmica. Professora Adjunta do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação da UFPR e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR, na linha de pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Com 29 anos de experiência como professora em escolas no ensino fundamental. É pesquisadora no Laboratório de Estudos sobre Atenção e Estimulação Precoce de Bebês (LABEBÊ), o qual conta com a parceria de pesquisadores do Grupo de Investigación en Atención Temprana, da Universidade de Murcia, Espanha. É membro da equipe interdisciplinar do Ambulatório a Síndrome de Down do Hospital de Clinicas desde 1997. Atua principalmente nos temas: família e escola, prevenção e promoção do desenvolvimento e educação de crianças com necessidades especiais, praticas educativas parentais, inclusão escolar e suas interfaces, intervenção precoce. Coordena um Programa de Atenção a Criança com Risco Estabelecido - PRACRIANÇA. É autora do livro: O currículo na escola inclusiva: entendendo esse desafio. da editora InterSaberes, dentre outros materiais didático-pedagógico, artigos e capítulos de livros.
GUILHERME ROBERTO COLIN
Faculdade Evangélica de medicina do Paraná
Médico formado pela Faculdade Evangélica de medicina do Paraná, especialização em Pediatria no Hospital Evangélico de Curitiba, especialização em Terapia Intensiva Neonatal pelo Istituto Ospedaliero Provinciale per là Maternità em Milão Itália, Especialista em Genética humana pela PUC Paraná e em Síndrome de Down pelo CEPEC.
Gabriel Limaverde
Filósofo
Filósofo e mestre em educação e ética, especializa-se em gestão das diferenças. Viveu por mais de dez anos
em Moçambique, onde trabalhou como educador e gestor de projetos educacionais. Atualmente integra a
equipe de ‘Educação e Cultura da Infância’ no Instituto Alana. É também pai do Cauã e do Ipê, brincante,
viageiro e quase careca.
Roberta Cruz Lima
Diretora Executiva da Best Buddies Brasil
Altamente comunicativa, bem humorada, motivada e flexível, formada em
Direito, com Pós-graduação em Responsabilidade Social e Governança
Corporativa. Mais de 20 anos de experiência em empresas de diferentes
setores no Brasil e no Reino Unido. Nos últimos 14 anos trabalhou com
diferentes causas do Terceiro Setor.
Desde 2012 trabalha na ONG Americana Best Buddies. Nos dois primeiros
anos atuei gerenciando o desenvolvimento os 14 escritórios da Best Buddies
na América Latina e desde 2015 assumi o cargo de Diretora Executiva da Best
Buddies Brasil.
Dudu do Cavaco
Músico
Sobre o músico Eduardo - Dudu do Cavaco. A carreira musical começou muito cedo, aprendeu a tocar pandeiro, e aos doze anos veio o cavaquinho, seu instrumento preferido atualmente. Hoje faz parte do grupo de samba Trem das Onze e tem sua própria banda: Dudu do Cavaco e Banda Dudu toca sete instrumento e é o primeiro músico com down do Brasil é gravar um DVD e CD. Dudu também é constantemente convidado para abrir solenidades, e fazer participações especiais em programas de TV, como o TV Xuxa e Encontro com Fátima Bernardes. Já fez mais de 200 palestras e 80 shows e já abriu um show do Jota Quest no novo Mineirão.
Jorge Amaro Borges
Mestre em Educação
Doutorando em Políticas Públicas (UFRGS), Mestre em Educação (PUCRS), Biólogo (IPA), Especialista
em Educação Ambiental (SENAC/RS), Especialista em Audiodescrição (UFJF) e Técnico Agrícola (ETA).
Quilombola de Mostardas/RS e com título de cidadão Viamonense. Tem experiência na área de Meio
Ambiente, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação
ambiental, sustentabilidade, cidadania, inclusão social, educação inclusiva, acessibilidade e direitos
das pessoas com deficiência. Milita nos movimentos ambientalista, pela inclusão das pessoas com
deficiência e movimento negro. Foi vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa
com Deficiência de Viamão/RS (2006), Chefe da delegação do RS na III Conferência Nacional dos
Direitos da Pessoa com Deficiência (2012); Vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da
Pessoa com Deficiência (2011-2013); Coordenador Geral do Conselho Nacional dos Direitos da
Pessoa com Deficiência (2013/2015); Secretário Executivo do Conselho Estadual dos Direitos da
Pessoa com Deficiência (2015). Servidor público estadual vinculado a Faders, hoje é Secretário de
Planejamento, Meio Ambiente, Turismo e Cultura de Mostardas/RS.
Jaime Roizenblatt
Médico especialista em Oftalmologia
Postdoctoral Fellow, Jules Stein Eye Institute, UCLA School of Medicine, U.S.A. 1978-1979
Médico Voluntário da Clínica Oftalmológica do Hospital das Clínicas da U.S.P. 1979-1984
Médico Assistente Doutor da Clínica Oftalmológica do Hospital das Clínicas da U.S.P. 1984-2006
American Academy of Ophthalmology International Member
Especialista em Oftalmologia pela A.M.B..
Diretor da Roizenblatt Médicos Associados
Vera Carneiro
Mestre em Odontologia
Cirurgiã Dentista, Especialista em Odontologia Preventiva e Social (UFPR)
Especialista em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (CFO)
Mestre em Odontologia (UFPR)
Coordenadora no Paraná do curso: Capacitação de Profissionais da Odontologia Brasileira
Vinculados ao SUS para Atenção e o Cuidado da Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência (Turmas 3
e 4) – UNASUS UFPE (2013/2015)
Cirurgiã Dentista da Unidade de Saúde Amigo Especial – SMS/ Curitiba-PR (1998-2014)
Cirurgiã Dentista do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Sylvio Gevaerd (2014/2017)
Cirurgiã Dentista do Ambulatório da Síndrome de Down do Hospital de Clinicas da UFPR
(2000/2017)
Cirurgiã Dentista do Ambulatório de Seguimento de Bebê de Risco do Hospital Pequeno Príncipe
(2004/2017)
Ana Cláudia Figueiredo
Graduada em Letras e Direito
Graduada em Letras e Direito. Pós graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP. Analista Judiciário no Tribunal Superior do Trabalho (desde 1992). Assessora de Ministro no Supremo Tribunal Federal e ex-assessora de Ministro no Tribunal Superior do Trabalho (2006-2017). Conselheira junto ao Conselho Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência – CONADE, representando a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down – FBASD (2017-2018). Coordenadora da III, IV e V Oficinas Jurídicas de Revisão do Ordenamento Jurídico da FBASD. Coordenadora do Comitê Jurídico da FBASD (2012-2018) e Vice-Presidente da FBASD (2016-2018).
Rosângela Machado
Pedagoga
Pedagoga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em
Educação pela Universidade de Gunma/Japão. Mestre e doutora em Educação
pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Coordenadora de Educação
Especial da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis no período 2001 a
2007. Coordenadora-geral da Política de Educação Especial da Secretaria de
Educação Especial do Ministério da Educação no período de 2008 a 2009. Membro
do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferenças da Faculdade de
Educação da Unicamp. Professora Pesquisadora da Universidade Federal do
Ceará. Membro da Comissão Científica do Congresso Brasileiro da Síndrome de
Down. Membro do corpo editorial da revista Aprendizagem e da revista Inclusão.
Autora de livros e diversos artigos na área de educação inclusiva e educação
especial. Gerente de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de
Florianópolis, no período de 2013 a 2016. Atualmente é Professora de Educação
Especial da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.
Dennis Burns
alergia imunologia pediatrica
Especialista em Pediatria e Alergia/Imunologia Pediatrica
Gonzalo Lopez
Advogado
- ADVOGADO (OAB-RJ)
- PROFESSOR DE DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, DIREITO EDUCACIONAL E DE DIREITO
CONSTITUCIONAL
- MESTRANDO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA (HCTE/UFRJ)
- SECRETÁRIO GERAL DA COMISSÃO OAB VAI A ESCOLA (RJ)
- MEMBRO DA COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (CDPD) NACIONAL (OAB
FEDERAL)
- DELEGADO DA COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (CDPD) DA SECCIONAL
RIO DE JANEIRO (OAB-RJ)
. COORDENADOR DA COMISSÃO DE PRERROGATIVAS (CDAP – PRERROGATIVAS) DA OAB/RJ
- MEMBRO DO COMITÊ JURÍDICO DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE SÍNDROME DE DOWN
(FBASD)
- CONSULTOR INSTITUCIONAL DO MAIS, ATIVADOR E COLABORADOR JURÍDICO DO MOVIMENTO DOWN
- MODERADOR DO RJ DOWN
Valéria Mondin
CEPEC - SP
Graduada em Fonoaudiologia pela FMUSP;
Mestre em ciências pela FMUSP;
Especialização em Síndrome de Down pela UNAES E CEPEC-SP;
Fonoaudióloga clínica no CEPEC – SP.
Oswaldo Ferreira Barbosa Júnior
Instituto Ester Assumpção
Atua há 17 anos na gestão de projetos sociais. Doutorando em Administração pela PUC Minas. É mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro? Especialista em Gestão e Elaboração de Projetos Internacionais com ênfase no Terceiro Setor e Contador pela PUC Minas. É certificado na metodologia PMD PRO e Analista RHProfiler. Atualmente é Superintendente do Instituto Ester Assumpção e professor universitário. É Vice-presidente da Anea - Associação Nacional do Emprego Apoiado e Diretor Financeiro da FUNDAMIG – Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado. O Prof. Oswaldo trabalha com a gestão de projetos de inclusão de pessoas com deficiência, nas áreas de trabalho e educação há 12 anos. Sua tese de doutorado é sobre o método do Emprego Apoiado e também é o responsável pela criação do IMGI – índice de Maturidade em Gestão Inclusiva que é uma tecnologia social que facilita o desenvolvimento de projetos inclusivos nas empresas. Informações complementares: É professor de Gestão de Projetos Sociais, Marco Lógico, Gestão Financeira, Planejamento Estratégico, Planejamento Governamental – PPA em cursos de graduação, pós graduação e extensão em diversas instituições de ensino como FABE Faculdade Betim, Faculdade Pitágoras, UNA, Instituto Aleixo – Universidade Veiga de Almeida, Instituto Hartamann Regueira, AVSI Foundation, COSPE – Cooperação para o Desenvolvimento de Países Emergentes e PUC MINAS IEC. Já realizou consultorias para organizações públicas e privadas como Movimento Nossa Betim, Oficina de Imagens, Imagem Comunitária, Comunidade Reviver, Instituto Kairos, Circo de Todo Mundo, ASMUB – Associação de Servidores Municipais de Betim, AME– Associação de Mulheres Empreendedoras de Betim, Associação Arte pela Paz, Fundo Cristão para Crianças e Prefeitura Municipal de Betim.
Fernando V. Heiderich
Vice-Presidente do Instituto MetaSocial
CEO da Piancastelli & Heiderich Consultoria
Vice-Presidente do Instituto MetaSocial
Trabalhou mais de 30 anos na indústria de saúde animal e renunciou da sua última posição
como Vice-Presidente de Global Marketing na Merck/MSD Saúde Animal para dedicar parte de sua vida a
promoção da diversidade e inclusão de pessoas com deficiência.
Antes de mudar para Miami em janeiro de 2015, Fernando viveu em New Jersey (EUA) por 2 anos após 3 anos
na Holanda. Antes de sua carreira internacional, foi Diretor-Presidente no Brasil por 9 anos.
Medico-Veterinário e produtor rural, atuou por alguns anos na clínica a campo e depois passou por várias
posições de maiores responsabilidades em diferentes áreas na indústria. Foi nomeado Embaixador pela
Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária, formou-se em Londrina e possui MBA pela Penn State nos EUA
além de outros cursos de liderança. Recentemente concluiu o curso de Empregabilidade Assistida pela
Commonwealth University, da Virginia.
Recentemente foi um dos palestrantes na plenária da ONU em NY e vários outros grandes eventos como
TrailBlazzing 2016 (USA), BeefExpo 2016 (Br) e Amcham Cps 2017 já atuando dentro de sua nova missão.
E colunista na revista Feed & Food onde escreve mensalmente sobre o ganha-ganha da diversidade e inclusão
de PcD.
Participa do Instituto MetaSocial desde de sua criação há 24 anos.
Flavia Cortinovis
Educadora corporativa em Diversidade e Inclusão
MBA em gerenciamento de projetos e em gestão empresarial ambos pela FGV, é
graduada em Administração de Empresas pela PUC – Campinas – SP, possui
diversos cursos de aprimoramento profissional na área de melhoria de processos.
Trabalhou como consultora em empresas de âmbito nacional e internacional.
Implementou o projeto Beleza em todas as suas formas, de capacitação, inclusão e
acompanhamento de talentos com deficiência intelectual no mercado de trabalho no Brasil e
no exterior (Itália e Guatemala) em parceria com a Alfaparf Group.
Atua nas empresas Ciclo Projetos e Consolidar Diversidade como educadora corporativa em
temas de Diversidade e Inclusão.
Claudia Werneck
Escritora, jornalista e defensora da inclusão
Escritora, jornalista e defensora incansável da inclusão, acessibilidade e
direitos de pessoas com deficiência. Escreveu 14 livros, vendeu mais de 400 mil exemplares
e tornou-se a única autora recomendada simultaneamente pela Unesco e Unicef. Fundou, há
15 anos, a Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, organização que trabalha para que
leis e políticas públicas se transformem em práticas cotidianas inclusivas, principalmente
para a população que tem deficiência e vive na pobreza. Ganhou mais de 50
reconhecimentos, como o Prêmio Direitos Humanos e a Ordem do Mérito Cultural, ambos
da Presidência da República.
Antônio Mangabeira
Especialista em Hematologia e Hemoterapia
Graduado na Universidade Federal da Bahia em 1980. Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Santa Cruz em 2004. Certificado de Especialista em Hematologia e Hemoterapia. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cancerologia. Diretor do Centro Médico Hospitalar Oncológico Ltda. Fundador do (GACC) Grupo de Apoio a Criança com Câncer. Fundador da Liga Sul Baiana de combate ao câncer.
Célia Kalil Mangabeira
Médica e Coordenadora do Programa Aprendendo Down
Graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1980), Título de Especialista em Nefrologia, pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (1983). Mestrado em Medicina pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (1986). Atua no Centro de Assistência Renal e na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Professora adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz. Coordenadora do Programa de Educação Continuada Aprendendo Down, desenvolvendo estudo e pesquisa acerca da Síndrome de Down e Inclusão.
Rafael Kalil Mangabeira
Médico
Médico graduado pela Faculdade Tecnologia de Ciências – Salvador –Ba. Residência em Clínica Médica – Almenara –MG. Graduando em Oncologia – Hospital Santa Izabel – Salvador-Ba
Andréa Sperandio
Odontopediatria
Odontologia PUC PR. Odontopediatria USP Bauru. Especialista em acupuntura e medicina chinesa. Voluntária no Ambulatório da Síndrome de Down HC / UFPR. Aluna curso ortopedia funcional dos maxilares.
Tadeu Fernando Fernandes
Médico Pediatra
Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Associação
Médica Brasileira (AMB)
Pós-Graduado em Nutrologia Pediátrica pela Boston University School of Medicine
Presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) – Regional Campinas
Secretário do Departamento de Pediatria Ambulatorial da SPSP
Coordenador e Autor do Livro Pediatria Ambulatorial: da teoria à prática (Atheneu, 2016)
Leila Castro
Graduação em Educação Física
Graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de
Jundiaí. MBA em Gestão Estratégica no Terceiro Setor pelas Faculdades Metropolitanas Unidas de
São Paulo. Com atualização em Gerontologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São
Paulo–HC/São Paulo. Especialização em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama
Filho. Experiência de 27 anos na área de Deficiência Intelectual com atuação em diferentes ciclos da
vida (infância ao envelhecimento). Atua como supervisora do Departamento de Envelhecimento da
APAE DE SÃO PAULO, desde 2010.
Albanize Mirindiba Bonfim
Hydros Gymnastics Center
Possui graduação em Educação Física, Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de
Alagoas - UFAL (1989 - CREF 12/000003-G/AL). Possui Bacharelado em Fisioterapia pela
Faculdade da Cidade de Maceió - FACIMA.(2011) (CREFITO - 182227-F), Especialista
Fisiologia do Exercício, pela Universidade Veiga de Almeida - UVA. Possui experiência em
Orientação e Mobilidade com pessoas com deficiência visual. Delegada Regional da
Federação Internacional de Educação Física (1988/2018) Professora da Faculdade de
Maceió - Facima (2012.1) Hidroterapia e Piscina Terapêutica. Responsável técnica pela
Hydros Gymnastics Center (1995 - Bonfim&Bonfim Ltda-ME), Professora de Orientação e
Mobilidade da Escola de Cegos Cyro Accioly - (SEE/AL - 823.877-4). Ministrante de cursos
e palestras nas áreas referidas, no Brasil e em vários países da América Latina. Promotora
de Eventos na área da Motricidade Humana.
Fabiana Abreu Prado de Alencar
CEPEC/SP
Terapeuta Ocupacional pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo;
Especialização em Terapia Ocupacional Dinâmica pelo CETO-SP;
Especialização em Síndrome de Down pela UNAES e CEPEC-SP;
Terapeuta Ocupacional do CEPEC-SP.
Jessica Pereira Cardozo
Psicóloga
Atua como coordenadora técnica na Associação Amor pra Down nas unidades de Balneário Camboriú
e Itajaí. Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí. Capacitação em Socionomia e
Sociopsicodrama - Escola Role Playing/Instituto de Políticas Relacionais - São Paulo. Mediadora de
Enriquecimento Instrumental (PEI I) - Central Didática e The Feuerstein Institute de Jerusalém
(Israel) - São Paulo. Especialista em síndrome de Down. Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de
São Paulo. Mestre em Educação - Universidade do Vale do Itajaí. Capacitação em Emprego Apoiado
- Instituto de Tecnologia Social.
Patrícia Salmona
Médica especialista em Pediatria
Graduação em Medicina pelo Centro Universitário Lusíada – UNILUS. Residência Médica de Pediatria pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Estágio de Genética Médica pelo Hospital Infantil Darcy Vargas / CEPEC-SP. Especialista em Síndrome de Down pelo CEPEC-SP. Presidente do Departamento Científico de Genética da SPSP (Sociedade de Pediatria de São Paulo) - gestão 2013 - 2016. Membro do Departamento Científico de Genética da Sociedade Brasileira de Pediatria. Membro do corpo de revisores da Revista Paulista de Pediatria desde 2010. Secretária do Departamento Científico de Genética da SPSP (Sociedade de Pediatria de São Paulo) - gestão 2010 - 2012. Secretária do Departamento Científico de Genética da SPSP (Sociedade de Pediatria de São Paulo) -
gestão 2007-2009. Membro Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP desde 2006, matrícula: 129680. Membro Associação Paulista de Medicina – APM.
Adriana Barufaldi
Pedagoga especialista em psicopedagogia
Pedagoga, especialista em psicopedagogia e gestão de projetos, psicodramatista, mestre em Educação.
Voluntária do Instituto Ápice Down – Brasilia - DF, Ex-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da
Criança e do Adolescente (SC), Gestora do programa SENAI de ações inclusivas do SENAI - Departamento
Nacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem, atuando
principalmente nos seguintes temas: inclusão, diversidade, deficiência intelectual, educação profissional,
concepções de educação, prática docente e currículo.
Ana Maria Machado da Costa
Especialista em Direito do Trabalho
Bacharel em Ciências Sociais, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio
Grande do Sul, Especialista em Direito do Trabalho, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos,
Mestre em História, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Auditora Fiscal do Trabalho, coordenadora do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul- Ministério do Trabalho e Emprego.
Susana Giraldi
Doutora em pediatria
Doutora em Pediatria, Dermatologista, chefe do ambulatório de dermatopediatria - Hospital das clínicas - UFPR
Juliana Righini
Bacharel em Serviço Social
Bacharel em Serviço Social, pela PUC São Paulo (1999); especialista em Terapia de Casal e Família, pela
Faculdade Paulista de Serviço Social (2004). Entre muitas experiências profissionais, há 8 anos atua no atendimento de pessoas com deficiência intelectual e suas famílias; coordenou o Serviço Social e o Programa de Empregabilidade na Associação
Carpe Diem. Presta consultoria para empresas, favorecendo a implantação e manutenção de programas e contribuindo para o encaminhamento de pessoas com deficiência intelectual para o mercado formal de trabalho. Utiliza a metodologia de Emprego Apoiado, que prevê análise do perfil vocacional, análise de postos de trabalho e acompanhamento pós contratação. Participa de palestras e fóruns sobre Empregabilidade e Deficiência Intelectual. Como mediadora, acompanha jovens com deficiência intelectual. Membro do grupo de Estudos Sobre Envelhecimento das Pessoas com Deficiência Intelectual. Colaboradora do livro “Envelhecimento e Deficiência Intelectual - uma emergência silenciosa”- APAE-SP 2012 - acompanhou um grupo de jovens com Síndrome de Down, no lançamento da versão em inglês do manual “Mude seu falar que eu mudo meu ouvir” - Organização das Nações Unidas – ONU/NY, na 1a comemoração do Dia Internacional da Síndrome de Down. 2013 e 2014 - participou como consultora de conteúdo do documentário “E agora, José, Maria e João...” ,filme sobre a experiência de moradia assistida para pessoas com deficiência intelectual na Holanda. 2017- Representou o Instituto Carpe Diem, no World Syndrome Day, apresentando a metodologia de trabalho para empresas Coautora do livro “Simplismente Irmãos”- com relatos de irmãos de jovens com deficiência intelectual.
Priscila Vanin Alves
Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente
Graduada pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2002). Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente – UNICAMP (2005). Especialista em Fisioterapia Neurofuncional na Criança e no Adolescente – ABRAFIN. Docente das Disciplinas de Fisioterapia Aquática e Cinesioterapia do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL. Coordenadora da Clínica de Fisioterapia do Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL.
Beatriz Elizabeth Bermudez
Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente
Pediatra no Ambulatório de Síndrome de Down e Ambulatório de Adolescentes do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Professora do Curso de Medicina da mesma Universidade. Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente. Membro do Departamento Científico de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Maria Antônia
Bacharel em Direito pela UNB
Secretária Municipal de Nova Iguaçu no período de 2005 a 2010, sendo responsavel pela concepção e implementação do programa intersetorial de educação integral Bairro-Escola. Membro do conselho do Centro de Referências em Educação Integral e do GT da Unicef do Livro Didático para Todos. Fundadora e gestora do Espaço Colaborativo Território Inventivo. Co-fundadora do Movimento Down e do eLABorando, laboratório maker responsável pela produção de recursos e estratégias educativas em desenho universal e formação de educadores para a educação integral inclusiva e sustentável. Fellow do Programa de Aprendizagem Criativa do MIT.
Sofia Alves
Comitê de inclusão
Cursou o ensino fundamental e médio em escolas de São Paulo e concluiu o terceiro grau em 2012. Ingressou no Projeto Aprendiz do SENAC/SP em 2013, e, após a conclusão dos 12 meses de aprendizado, foi contratada e participa da equipe de apoio às atividades de ensino desde 2014 e do Comitê de Inclusão de sua Unidade desde 2015.
Maria Fabiana Lisboa
Psicóloga
Psicóloga, graduada pelo CESMAC, pós graduada em Educacão inclusiva – CESMAC;
Pós graduada em Neuropsicologia clinica pela faculdade redentor – Recife; Pós graduanda em saúde mental com ênfase em TEA;
Formação em psicopatologia pela Uncisal; Atua como supervisora técnica das APAES no estado de Alagoas.
Idealizadora e coordenadora do Centro Unificado de integração e desenvolvimento do autista – CUIDA/APAE;
Idealizadora do projeto de sexualidade da pessoa com deficiência no centro educacional e profissionalizante da Apae Maceió;
Conduz os grupos de orientação as famílias com deficiência na APAE/MACEIÓ. Atua como psicóloga clínica e neuropsicóloga infanto-juvenil em consultório particular.
Palestrante de temas na área da educação, saúde e sexualidade da pessoa com deficiência.
Patrícia Batista
UFAL
Professora de Odontologia Infantil da UFAL. Mestrado e Doutorado em Odontopediatria.
Nancy Pereira da Costa
Psicologa e psicoterapeuta
Psicologa e psicoterapeuta com enfoque em Gestalt Terapia, formada pela
Universidade Paulista (1981), com especialização na Área das Deficiências pela USP
(1989)
Atua na cidade de Sao Paulo/SP na área da educação e clínica com crianças,
adolescentes, adultos e famílias em psicoterapia individualmente e em grupo.
Co-autora do projeto desenvolvido na Associação Carpe Diem.
Autora do Projeto de Educação Integral.
Co-idealizadora do livro Mude Seu Falar Que Eu Mudo Meu Ouvir.
Co-autora dos livros: SOMOS TODOS IGUAIS?
TRÍPLICE PARCERIA - Um método de sucesso na inclusao
escolar de pessoas com síndrome de Down.
SIMPLESMENTE IRMÃOS.
João Vitor Mancini Silvério
Universidade Tuiuti do Paraná
Bacharelado em Educação Física e Ciências Biológicas e de Saúde - Universidade Tuiuti do Paraná - Conclusão: Outubro/2009.
Licenciatura em Educação Física e Ciências Biológicas e de Saúde - Universidade Tuiuti do Paraná/Conclusão: Maio/2012
Jessica Mendes de Figueiredo
Curso Superior Tecnológico de Fotografia
Concluiu em dezembro de 2013, aos 21 anos, o Curso Superior Tecnológico de Fotografia - no Instituto de Ensino Superior de Brasília –
IESB, para o qual ingressou após aprovação em vestibular. Atualmente faz o curso semipresencial de Técnico em Secretariado. Trabalha na Secretaria Nacional dos Direitos das pessoas com Deficiência, desde agosto de 2013, fazendo cobertura fotográfica dos eventos ali realizados. Além de trabalhar na SNPD, faz exposições fotográficas com trabalho autoral, como fotografia de natureza e outros. Sua exposição “ASAS E FLORES” foi vista na Universidade de Santa Cruz na Bahia e, em Brasília, no Palácio do Planalto, na UnB, na Câmara Federal, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães e outros. Em Curitiba – PR, Jéssica apresentou a exposição “DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA”, inspirada no trabalho que vem desenvolvendo no CONADE – SNPD e nos estudos que realiza em torno da Convenção da ONU sobre o tema. A exposição “EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO DE TODOS” foi vista no Senado
Federal (março/2016), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (abril/2016) e na Sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York, por ocasião da 10ª Conferência sobre a Convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência (junho/2017). A fotógrafa faz, ainda, palestras sobre inclusão da pessoa com deficiência, a exemplo das realizadas na Defensoria Pública do DF (abril/2015), na Universidade UNIEURO (nov/2016) e na Semana de Ação Mundial (2014), e representa a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down em solenidades e reuniões, principalmente em Brasília, em que discutidos os direitos das pessoas com deficiência.
Marta Maria Gonçalves
Pedagoga
Pedagoga e Professora de Educação Física (UFPE) com especialidade em Esporte Educacional
e Educação Física com ênfase na Motricidade Humana.
Andréa Coelho
Fonoaudióloga
Fonoaudióloga, Mestre em Ciências da Linguagem pela UNICAP – PE, com especialidade
em Psicomotricidade e Audiologia.
Marília Macêdo
Fonoaudióloga
Fonoaudióloga, Mestre em Ciências da Linguagem pela UNICAP – PE, com especialidade
em Patologias da Linguagem /UNICAP – PE e em Linguagem/UFPE.
Adriana Alcântara Teixeira
Fonoaudióloga
Fonoaudióloga, Mestre em Ciências em Estudos de Deficiências na Comunidade pela
Universidade de Londres, com especialidade em Patologias da Linguagem / UNICAP – PE.
Yohansson Ferreira
Comitê Paralímpico Brasileiro
Yohansson, é atleta paralímpico, natural de Maceió - AL. Nasceu sem as duas mãos e iniciou no atletismo em 2005, com 17 anos.
Concluiu o ensino médio no ano de 2005, em escola pública e regular. Hoje com 29 anos, ele tem 6 medalhas em jogos Paralímpicos, 10 medalhas em campeonatos mundiais e 8 em jogos Para-panamericanos. Mais de 150 medalhas e promete mais até 2020. Ele palestra sobre a importância da atividade física, do lazer e do esporte para as pessoas com deficiência em processo de inclusão social. E fala sobre como venceu as adversidades da vida e como foi e tem sido lidar com a deficiência desde o seu nascimento até hoje, atleta de ponta, reconhecido mundialmente.
Neiza Fumes
Doutorado em Educação/CEDU/UFAL
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
(1988), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria
(1995) e doutorado em Ciências do Desporto e Educação Física pela Universidade do Porto (2001).
Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Alagoas e atua no Mestrado e no
Doutorado em Educação/CEDU/UFAL. Tem experiência na área da Educação Inclusiva e Educação
Física Adaptada. Tem pesquisado principalmente nos seguintes temas: inclusão de pessoas com
deficiência em diferentes contextos educativos, educação física escolar, formação docente para o
atendimento da diversidade em sala de aula e deficiência intelectual. Foi coordenadora do Curso de
Formação de Professores da Educação Básica para o Atendimento do Aluno com Deficiência
Intelectual, financiado pelo FNDE/MEC. É coordenadora do Núcleo de Estudos em Educação e
Diversidade (NEEDI) e do Grupo de Estudos e Extensão em Atividade Motora Adaptada (GEEAMA).
É pesquisadora do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP). Participa como
subcoordenadora do PIBID-UFAL, curso de Pedagogia – UAB e coordena o curso de
Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Intelectual.
Joelson Dias
Mestre em Direito pela Universidade de Harvard
Advogado, sócio do escritório Barbosa e Dias Advogados Associados, Brasília-DF. Mestre em Direito pela Universidade de Harvard. Vice-Presidente da Comissão Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Conselho Federal da OAB. Representou o CF/OAB no Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CONADE), órgãos vinculados à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Foi Procurador da Fazenda Nacional.
Wilson Junior
Membro da ABCR
Formação em Administração e Contabilidade. Pós-graduado em Qualidade e
Produtividade. Professor da UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) há 16 anos.
Ministra as disciplinas de Organização, Sistemas e Métodos, Projetos
Organizacionais e Projetos Sociais e Captação de Recursos. Diretor Administrativo e
Financeiro da Associação Amor pra Down desde 2009. Ex-presidente do Conselho
Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, atual Vice-Presidente do
Conselho de Assistência Social. Membro da ABCR (Associação Brasileira de
Captação de Recursos).
Patrícia Stankowich
Psicóloga
Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP/MG. Pós-
Graduada em Psicologia Jurídica pela Faculdade Estácio de Alagoas – FAL. Graduada em
Psicologia pelo Centro Universitário CESMAC/AL. Professora Adjunta na Faculdade Estácio
de Alagoas – FAL. Facilitadora em Capacitações na área da Saúde e da Educação, com
ênfase nas temáticas sobre Violência; Infância; Adolescência e Família. Pesquisadora na
área da Psicologia da Violência. Integrou e coordenou o Núcleo de Apoio a Saúde da
Família - NASF e Coordenou o Programa de Saúde da Família - PSF no município da Barra
de São Miguel/AL. Realiza atendimento clínico a crianças e adultos com problemas no
desenvolvimento: sindrômicos, metabólicos, neurológicos. Psicanalista, membro fundadora
e vice-presidente da Liga de Psicanálise Lacaniana - Instituto de Formações Clínicas.
Autora e Palestrante do Projeto + Inclusão.
Claudio Aleoni Arruda
Sociedade Hípica Paulista
32 anos, é Cavaleiro e Palestrante.
Desde os seus 15 anos pratica Equitação na Sociedade Hípica Paulista (SHP) nas
modalidades Salto, Adestramento e Equitação de Trabalho.
Claudio é o primeiro cavaleiro com Síndrome de Down a participar dos Campeonatos de
Equitação promovidos pela Federação Paulista de Hipismo (FPH) onde em 2009 sagrou-se
Vice–Campeão Paulista e Vice-Campeão da Regional Metropolitana, concorrendo de igual
para igual com os cavaleiros e amazonas da categoria 60 cm.
Atualmente trabalha na Sociedade Hípica Paulista como Assistente de Instrutor de
Equitação no setor dos Poneis.
Claudio é co-autor do Livro “Mude Seu Falar que eu Mudo meu Ouvir” e participou do
lançamento da versão em inglês realizada na Sede da ONU em New York em 2012, nas
comemorações do Dia Internacional da Síndrome de Down.
Bruno Ribeiro Fernandes
Turismólogo
CONCLUIU CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO NA FACULDADE SANTA HELENA
(RECIFE), EM MARÇO DE 2015. Assistente técnico da Diretoria de Estruturação do Turismo na Empresa de Turismo de
Pernambuco, desde maio, 2015, tornando-se o primeiro turismólogo com Síndrome de Down inserido no mercado de trabalho no Brasil, Palestrante em eventos, Recepcionista de eventos; Fotógrafo amador, com várias exposições realizadas.
Francisco Rosa Neto
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Doutorado em Medicina do Esporte, Faculdade de Medicina, Universidade de Zaragoza (Espanha); Mestrado em Deficiência Mental e Transtornos de Aprendizagem, Faculdade de Medicina, Universidade de Sevilha (Espanha); e Especialista em Ciências Morfofuncionais do Esporte, Faculdade de Medicina, Universidade de Córdoba (Espanha). Coordenador do Laboratório de Desenvolvimento Humano e professor do programa de Mestrado e Doutorado em Ciência do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Presidente da Sociedade Brasileira de Motricidade Humana - SBMH. Diretório de pesquisa: Grupo de Estudos em Desenvolvimento Humano. Páginas Eletrônicas: www.motricidade.com.br www.sbmh.net.br Livros publicados: Manual de Avaliação Motora (ARTMED, 2002), Manual de Avaliação Motora na Terceira Idade (ARTMED, 2009), Manual de Desempenho Escolar (UNISUL, 2010), Desenvolvimento Neuropsicomotor (UNISUL, 2011), Manual de Avaliação Motora (segunda edição, 2014), Manual de Avaliação Motora (terceira edição, 2015), Manual de Intervenção Motora (UDESC, 2016). (
Symone Maria Machado Bonfim
Consultora Legislativa
Consultora Legislativa da Câmara dos Deputados nas áreas de previdência e
assistência social. Assessorou a Relatora da Lei Brasileira de Inclusão da
pessoa com Deficiência – Lei n. 13146, de 2015.
Formação em letras e direito. Mestrado em ciência política. Doutorado em andamento em ciência política.
Pablo Gurgel
Instituto Brasileiro de Estudos Tributários
ADVOGADO COM ATUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO E PENAL
TRIBUTÁRIO, SÓCIO DO ESCRITÓRIO SEABRA DE MOURA ADVOGADOS
ASSOCIADOS, PROFESSOR SEMINARISTA NA PÓS-GRADUAÇÃO DO
INSTITUTO BRASILEIRO DE ESTUDOS TRIBUTÁRIOS – IBET E ESCRITOR.
Elisabete Carrara de Angelis
Fonoaudióloga
Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana e Doutora em Neurociências pela
Universidade Federal de São Paulo
Diretora do Departamento de Fonoaudiologia do A.C.Camargo Cancer Center
Vinicius Streda
Autor e escritor
Nasceu com síndrome de Down, frequentou a escola especial e foi
escolarizado no ensino regular. Iniciou o ensino médio e, pelas dificuldades
que encontrou, optou por sair da escola e entrar no mercado de trabalho.
Conta-nos, na primeira parte do livro, com sensibilidade e consciência, suas
experiências de vida, suas alegrias e suas dificuldades. Faz um pedido a
todos os leitores: que apoiem todos os projetos de inclusão! Entre amores,
desejos e aspirações, nos fala da difícil realidade de não ter as mesmas
oportunidades que as pessoas ditas “normais” em uma sociedade que pré
determina para as pessoas que nascem com a síndrome um futuro de
impossibilidades.
Tathi Piancastelli
Instituto MetaSocial
Nasceu em São Paulo em 1984, é atriz, escritora, modelo, auto defensora, apresentadora e representante
social do Instituto MetaSocial (responsável pela campanha Ser Diferente é Normal).
Viveu em São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Malden (Holanda), Hoboken (USA) e atualmente divide a vida
entre São Paulo e Miami.
Concluiu o ensino médio em 2010, Campinas, SP.
Cursou Praticas de Salão de Beleza e Massagem relaxante em 2009, PUC, CPS, SP.
Estudou teatro livre no Brasil (2003-2010, Estúdio Cênico, Tespis, Carlos Gomes, e Oficina Wolf Maya), teatro físico em NY (Nettles 2012-2014) e Miami (Teatro Prometeo).
Fernanda Schacker Machado
Formada em Design Gráfico na ULBRA.
Formada em Design Gráfico na ULBRA.
Atualmente participa do Conselho Deliberativo da AFAD (Associação dos
Familiares e Amigos das pessoas com Síndrome de Down) e trabalha em um
livro de sua autoria.
Adriana Endres
Casa do Delá Pracá
Estudou na escola Infantil Peixinho Vermelho. CEDE: escola especial: ADID – CADI; Associaação Carpe Diem.
Curso: Cabelereiro Alfa Parf. Experiências Profissionais: Auxiliar Berçario Peixinho Vermelho; Auxiliar de loja, Produtos Naturais “Mundo Verde”; Auxiliar de cabelereiro no Instituto Alfa Parf.
Analice Jardim
Psicóloga e Psicopedagoga
Atuou na área educacional: pré- escola com ênfase na Educação Inclusiva e em escolas especiais.
Mediadora de Projetos de Inclusão Social: Crianças, jovens e adultos. Em Escolas, Instituições e Ongs.
Mediadodra de Projetos no Mercado de Trabalho com Jovens e Adultos.
Inicio Estudo/Atuação com base no Projeto Roma. Atendimento Terapêutico. Atualmente: Idealizadora e Mediadora do “Projeto Delá Pracá” – 2003; Idealizadora e Mediadora da “Casa do Dela´Pracá”- 2012;
Mariana Amato
Casa do Delá Pracá
Frequentou APAE , CEDE, ADID e Associação Carpe Diem.
Curso de fotografia no Ateliê Fotográfico.
Trabalhou no Externato Bem Me Quer, Friday”s, Dela Mana Construtora, Banco Real Santander,Le Lis
Blanc, ONG Apoitchá em João Pessoa – PB
Fez intercâmbio por 1 ano em João Pessoa onde pode exercitar sua autonomia de forma plena.
Atualmente trabalha na Casa do Delá Pracá
Mariana Zarpellon
Casa do Delá Pracá
Estudou em Escola de Educação Especial – APAE CEDE
Dançarina de Dança do Ventre e Tango.
Trabalha como auxiliar de escritório, na Empresa Totvs.
Participa do Grupo de Auto-Defensores.
Frequenta a Casa do Delá Pracá.
Natália Giglioti
Casa do Delá Pracá
Estudou na Carpe Diem;
Informática na Bit Company.
Teatro: Oficina dos Menestréis, desde 2009, Peça UP;
Kumon de matemática e Português, desde 2010;
Frequênta Acadêmia de Ginástica;
Participa de algumas Vivências da Casa do Delá Pracá.
Rose Barros
Pedagoga
Formada em Pedagogia
Longa experiência no trabalho com pessoas com DI a princípio na alfabetização e depois como
mediadora na Inclusão e acompanhamento de jovens com DI no mercado de trabalho
( Associação Carpe Diem)
Mediadora no Mercado de trabalho.
Atendimento Terapêutico Individual com o foco na autonomia e organização da vida pessoal.
Em 2003 – Junto a uma sócia fizemos um projeto de lazer para pessoas jovens com DI
Em 2010 – Sócia-idelalizadora da casa do Delá Pracá, que tem um de seus objetivos o pertencimento e a
autonomia de pessoas com DI.
João Vicente Scholz
Cursando Ensino Médio
Cursando 3º ano do ensino médio e se preparando para o ENEM/2017. Participa do Conselho deliberativo da AFAD Porto
Alegre pela segunda gestão. Participou como palestrante para professores em Candelária e
Novo Hamburgo no RGS e em seminário de síndrome de Down. Na escola apresentando a Convenção dos
Direitos Humanos e bate papo no pré congresso de Comunicação Alternativa com outros usuários da
Comunicação Alternativa e suplementativa.
Laura Negri
Pedagoga
Cursou o ensino fundamental em escola regular na Escola Anjo da Guarda, no ensino médio, fez Magistério no Colégio Sagrado Coração de Jesus. Prestou vestibular para Pedagogia e foi aprovada para Universidade Positivo e Faculdade Bagozzi; Formou-se em Pedagogia na Faculdade Bagozzi em agosto de 2016. Realizou diversos estágios em escolas públicas e privadas; Em Abril de 2017, foi contratada pela escola CEI Mundo para todo Mundo, onde vem atuando como professora atendente. Está se aperfeiçoando em Libras.
Rosinha da Adefal
Câmara dos Deputados
Iniciou nos movimentos de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência por meio da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (ADEFAL), na qual foi secretária , vice-presidente e presidente. Trabalhou no Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência de Maceió, no Conade, na Onedef,na Riads. Foi Vereadora por Maceió, Secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, em Alagoas, onde implantou a Superintendência da Pessoa com Deficiência e também Secretária Especial da Pessoa com Deficiência em Âmbito Nacional. Formada em Direito, funcionaria concursada do TRT de Alagoas, atualmente é Deputada Federal por Alagoas.
Wederson Santos
Assistente social / Universidade de Brasília
Assistente social graduado pela Universidade de Brasília (2007), mestre em Política Social (2009) e
doutor em Sociologia (2014) também pela UnB. É assistente social do Instituto Nacional do Seguro
Social (INSS) desde dezembro de 2012. Foi chefe geral da Divisão do Serviço Social do INSS (2013-
2015). Foi Coordenador-Geral de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria
Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos
(2015-2017). Atualmente é pesquisador e professor no Instituto de Ensino Superior de Brasília
(IESB), ministrando aulas para o curso de Serviço Social e realizando pesquisas sobre políticas
sociais, direitos humanos, deficiência e saúde mental. É membro fundador do Grupo Temático
‘Deficiência e Acessibilidade’ da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). É autor do
livro ‘Deficiência e Discriminação’ em co-autoria com Debora Diniz.
Florença Sanfelice
ULBRA - Técnóloga em Dança
Formada pela Universidade Lutrana do Brasil ,(ULBRA).em 2011, como Técnóloga em Dança.
Estudo música desde os 9 anos de idade, sendo que entre musicalização e estudo do instrumento, já
fazem 24 anos ininterruptos, 23 de estudo de violino e três anos de estudo do violão. Há dois anos
comecei a estudar canto. E este ano gravei meu CD, como solicitado para lançar aqui no Congresso
Brasileiro de síndrome de Down de 2017.
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.