GT 1

Postado em 01/11/2022

GT 2 - Não formou

Postado em 31/10/2022

GT 3 - Avaliação de acervo de livros impressos: relato de experiência na Biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas

Postado em 31/10/2022

Coordenadora do GT: Raquel Santos Maciel

 Érika Miranda Maciel

Helaine Helena Silva Cavalcante Suassuna

Lucimara Aparecida Forner de Souza

Maria Simeia Ale Girão

PROBLEMA/QUESTÃO DE PESQUISA:

Como realizar a avaliação de acervo de livros impressos no âmbito do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas?

 

OBJETIVO GERAL:

Elaborar sistemática para avaliação de acervo de livros impressos.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Identificar os critérios de avaliação de acervo da Resolução 021/2021: Política de Formação e de Desenvolvimento de Coleções do SISTEBIB/UFAM.
  • Elaborar procedimentos para avaliação de acervo de livros impressos.
  • Aplicar os procedimentos na BSFD.
  • Analisar os resultados.

 

METODOLOGIA:

QUANTI-QUALI. Pesquisa bibliográfica, documental e de campo.

 

CRONOGRAMA

 

Atividades

Meses

Nov

Dez

Jan

Fev

Mar

Abr

Maio

Jun

Jul

Ago

Levantamento do referencial teórico

X

X

 

 

 

 

 

 

 

 

Apresentação da pesquisa preliminar aos demais coordenadores de GTs

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

Esquematização do relato de experiência

 

 

X

X

 

 

 

 

 

 

Revisão do esboço da sistemática para avaliação de acervo de livros impressos conduzida por meio de projeto-piloto

 

 

X

X

X

 

 

 

 

 

Análise dos resultados coletados na pesquisa de campo

 

 

 

X

X

X

 

 

 

 

Escrita do relato de experiência

 

 

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X

X

X

X

 

 

 

 

RESULTADOS ESPERADOS:

Elaboração de uma sistemática para avaliação de acervos de livros impressos para o SISTEBIB/UFAM, respaldada pela resolução 021/2021, que contribua para a adequação do acervo aos objetivos institucionais.

 

GT 4 - Marketing digital via instagram em sistemas de bibliotecas universitárias: comparativo entre as abordagens centralizada e descentralizada.

Postado em 31/10/2022

Coordenador do GT: Thalisson Freitas Leite

Célia Alexandre de Lira

Daniela de Meireles Soares

Erlani Dogo de Jesus

Hellinton Staevie dos Santos

Leonardo Gomes Remígio

 

 

Problema: Qual o alcance do marketing digital em sistemas de bibliotecas universitárias com mídias sociais descentralizadas em relação a centralizada?

Objetivo geral: Analisar o alcance do conteúdo divulgado pelos sistemas de bibliotecas das universidades federais da região norte.

Objetivos específicos:

  • Caracterizar os perfis de instagram das universidades dos sistemas de bibliotecas das universidades federais da região norte.
  • Verificar a padronização de identidade visual nos perfis de instagram das universidades dos sistemas de bibliotecas das universidades federais da região norte.
  • Comparar as estratégias para promover o engajamento na divulgação do conteúdo perfis de instagram das universidades dos sistemas de bibliotecas das universidades federais da região norte.

Metodologia: Levantar e comparar os perfis de instagram das universidades dos sistemas de bibliotecas das universidades federais da região norte, considerando os aspectos: seguidores, número de curtidas, identidade visual, periodicidade de publicações, estratégias e métricas, sendo dessa forma exploratória e descritiva e quali-quantitativa.

Resultados esperados: Saber a efetividade do marketing digital nos diferentes sistemas de bibliotecas analisando os dados coletados.

 

 

 

GT 5 - A mediação da informação por meio das TIC utilizadas no Sistema de Bibliotecas da UFAM - Manaus.

Postado em 31/10/2022

Coordenadora do GT: Josianne Marinho Moraes

Claudina Assunção de Moraes

Isabel Ferreira da Silva

Thiago Giordano de Souza Siqueira

 

Problema: Como se dá o processo da mediação da informação por meio das TIC no sistema de bibliotecas - SISTEBIB UFAM – Manaus?

Objetivo geral: Investigar como ocorre a mediação da informação por meio das TIC no SISTEBIB UFAM – Manaus.

Objetivos específicos:

  • Verificar as TIC utilizadas;
  • Analisar a qualidade da mediação da informação;
  • Identificar o alcance da mediação da informação.  

Metodologia: a pesquisa será realizada por meio de um estudo de caso, com aplicação de questionário e de natureza quantitativa e qualitativa, contando ainda com embasamento teórico cientifico.

Resultados esperados: Espera-se destacar os pontos fortes e críticos no serviço de mediação da informação por meio das TIC utilizadas pelo SISTEBIB.

 

 

 

GT 6 - Mapeamento de competências dos colaboradores do SISTEBIB - UFAM

Postado em 31/10/2022

Coordenadora do GT: Zení Bessa

Lúcia de Oliveira

Kamilla Silva

 

Definições:

 

  1. Quatro encontros para exposições e debates das literaturas acerca do tema;
  2. Todos os colaboradores lotados no SISTEBIB farão parte do universo da pesquisa;
  3. Problemática: considerando que a UFAM incentiva a capacitação e qualificação de seus colaboradores, bem como a busca individual pela capacitação para o crescimento pessoal, nos últimos anos, percebeu-se um movimento para a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) evidenciado por meio do crescente número de afastamentos para qualificação e materializado, também, por solicitação por progressões por capacitação, este cenário aponta para a necessidade de indagar quais são as competências dos colaboradores lotados no SISTEBIB - UFAM, de modo a subsidiar uma gestão estratégica dessas competências, bem como identificar a vocação do SISTEBIB.
  4. Objetivo geral: Mapear as competências dos colaboradores do SISTEBIB - UFAM
  5. Objetivos específicos:

a) Identificar as competências, habilidades e atitudes

b) Elencar pontos fortes e fracos dos colaboradores;

c) Revelar a vocação estratégica dos colaboradores.

  1. Metodologia: exploratória, bibliográfica, quali-quanti, documental, aplicação do instrumento de coleta (questionário).
  2. Resultados esperados: Obter os dados e interpretá-los a fim de mapear as competências dos colaboradores.

 

CRONOGRAMA

out/2022

Alinhamento teórico

 

mar/2023

tabulação e análise

nov/2022

Instrumento de coleta

 

abr/2023

Escrita do artigo

dez/2022

Coleta dos dados

 

mai/2023

Escrita do artigo

jan/2023

coleta dos dados

 

jun/2023

Revisão textual e preparação para apresentação

fev/2023

tabulação e análise

 

jul/2023

Revisão final

 

 

GT 7 - Ações de Conservação Preventiva nas Bibliotecas Setoriais do SISTEBIB - UFAM

Postado em 31/10/2022

Coordenadora do GT: Maricelia Ferreira dos Santos Paiva

Kelen Suely de Alencar Leão Cunha

Olga Maria Moraes Serrão

Raicy Ferreira Monteiro Vieira

Robson Gomes da Silva

Rosângela Martins de Oliveira

 

Pergunta de partida: O SISTEBIB – UFAM aplica ações de conservação em seus acervos de livros impressos? Tem sido satisfatórias?

Objetivo Geral: Discutir a preservação de acervo com o objetivo de minimizar a deterioração das obras do SISTEBIB – UFAM.

Objetivos Específicos:

  • Levantar informações sobre conservação preventiva a partir de uma Revisão de Literatura;
  • Descrever ações de conservação preventiva para acervo de bibliotecas;
  • Implementar ações e medidas de conservação no SISTEBIB – UFAM

Metodologia: Quanto à metodologia, o estudo tomará como base a abordagem qualitativa, estruturado por meio da pesquisa bibliográfica e descritiva.

Para responder ao objetivo delineado, o percurso metodológico compreenderá a elaboração e realização de: Campanhas educativas, Conscientização dos servidores, Monitoramento do estado do acervo, Elaboração de Cartilhas, etc.

Resultados Esperados:

A partir da comunicação e parceria da equipe de profissionais e gestores do SISTEBIB-UFAM, tendo como público alvo a comunidade universitária: docentes, discentes, técnico-administrativos, se propõe o que segue:

  • Implantar as ações de conservação preventiva no SISTEBIB – UFAM;
  • Acervo em bom estado, sem fungos ou sujidades;
  • Prolongar a vida útil das obras;
  • Minimizar danos às obras;
  • Evitar doenças.

 

Nota: No I Workshop de Resultados participaram presencialmente do GT os integrantes: Maricelia Ferreira dos Santos Paiva, Olga Maria Moraes Serrão, Robson Gomes da Silva e Rosângela Martins de Oliveira, posteriormente ingressaram Kelen Suely de Alencar Leão Cunha e Raicy Ferreira Monteiro Vieira.

GT 8 – Teletrabalho no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas

Postado em 31/10/2022

Coordenadora do GT: Rosenira Izabel de Oliveira

Gabriel Henrique da Costa Silva

Catarina Maria Ramalho Xavier

Flaviano Lima de Queiroz

Maria Leonora Gomes de Souza

José Bustamante Rodrigues Neto

Gracy Ane Souza Soares

 

 

1. Problema: É possível a implantação do teletrabalho no SISTEBIB?

2. Objetivos:

2.1 Geral: Verificar a possibilidade da implantação do Teletrabalho no SISTEBIB;

2.2 Específico:

  • Identificar quais os serviços oferecidos pelo SISTEBIB que podem ser realizados por teletrabalho;
  • Pesquisar a legislação existente sobre o teletrabalho;
  • Constatar a satisfação dos usuários sobre os serviços oferecidos durante a pandemia.

3. Metodologia:

  • Revisão de literatura;
  • Aplicação de questionários;
  • Pesquisa Documental

4. Resultados Esperados: Implantação do Teletrabalho no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas.

 

Tutorial para uso do Google Meet

Postado em 11/10/2022

O que é necessário ?

Uma webcam e um microfone (fone de ouvido) para compartilhar áudio e imagem durante a transmissão. Em notebooks, esses equipamentos costumam já vir embutidos.

Para o microfone, pode-se usar um headset para melhor captação da fala, ou o próprio
microfone do notebook, se for o caso.

Como usar ?

1. Clique no endereço encaminhado para seu e-mail referente ao dia do evento: 13/10 (quinta-feira): https://meet.google.com/okh-akjp-wcr 14/10: (sexta-feira): https://meet.google.com/kra-bjma-jkb

2. Clique em “Pedir para participar”

3. Aguarde o anfitrião da transmissão aceitá-lo(a).

Orientações básicas:

- Atente-se ao horário de cada apresentação;

- Mantenha seu microfone desligado durante às apresentações;

- Manter sua câmera ligada ou desligada é opcional;

- Aguarde o anfitrião da sala adicionar seus eslaides de apresentação para que você inicie a exposição oral;

- O tempo máximo de exposição oral é de 10 minutos;

- Utilize o chat para enviar perguntas, sugestões e retornos sobre como está ocorrendo a transmissão;

- Fique atento(a) ao formulário de credeciamento que será encaminhado no chat do Meet durante o primeiro dia;

- Caso você tenha dúvidas durante alguma apresentação, pergunte no chat.