MINICURSO 1: Temas Geradores no Ensino de Ciências: como desenvolver atividades baseadas na perspectiva freireana.

EMENTA:

Este curso objetiva trabalhar alguns pressupostos de Paulo Freire que podem contribuir para a seleção e organização do conteúdo programático no ensino de Ciências. O foco será apresentar alguns aspectos do processo de obtenção de Temas Geradores para a elaboração de atividades didático-pedagógicas para o ensino de Ciências. Como exemplo, serão apresentadas algumas atividades de sala de aula que foram desenvolvidas em conjunto com professores de Ciências da Educação Básica.

Responsável: Profa. Dra. Ana Paula Solino Bastos

 

MNICURSO 2: Introdução à Pesquisa sobre a Relação com o Saber

EMENTA:

A problemática da motivação no processo de ensino e aprendizagem das Ciências da Natureza. Teoria da relação com o saber: fundamentos teóricos, a noção de relação com o saber, as figuras do aprender, as dimensões da relação com o saber. Atividade, sentido e mobilização. Aspectos metodológicos das pesquisas sobre a relação com o saber. Balanço do saber: caracterização e análise. Discussão acerca de pesquisas sobre a relação com o saber na Educação em Ciências.

Responsável: Prof. Dr. Lucas Maia

 

MINCURSO 3: Pesquisa e Práticas em Ensino de Química como estratégia para a formação docente.

EMENTA

Importância da pesquisa em ensino de química focando em questões corriqueiras na formação do licenciando em como, para que e o que ensinar? Destacando a importância da pesquisa para processo de formação do docente e para o bom funcionamento da tríade profissional: licenciando, professor de ensino médio e professor de ensino superior.  Dando ênfase aos diferentes níveis de cegueiras acadêmicas encontradas no ambiente de ensino superior de áreas exatas onde encontramos cursos de licenciatura formando bacharéis. Práticas: Produção de materiais didáticas para o ensino de quimica (videos Draw chemistry, infográficos, história em quadrinhos, jogos didáticos, palavras cruzadas e caça palavras).

MATERIAL A SER UTILIZADO: Cada inscrito deve levar seu notebook e celular

Responsável: Profa. Dra. Monique Gabriella Angelo da Silva

 

MINCURSO 4: Games e Ensino de Ciências na Educação Básica: pesquisa e desenvolvimento.

EMENTA:

Discussão sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), especificamente o uso dos games na Educação Básica. Concepção do uso dos jogos digitais no contexto social e da Cultural Digital e suas apropriações no processo ensino aprendizagem no ensino de Ciências na Educação Básica. Perspectivas educacionais que pretendem renovar o ensino de Ciências a paralelamente aos debates referentes  ao conceito da Aprendizagem Baseada em Games. Reflexão sobre a utilização dos games no ensino de Ciências dentro de uma dicotomia: “games pedagógicos” e games oferecidos pelo mercado. Estudo e avaliação de games para o ensino de Ciências na Educação Básica.

Responsável: Prof. Dr. Fernando Silvio Cavalcante Pimentel (PPGE - CEDU)

 

MINCURSO 5: Abordagem Estrutural das Representações Sociais – Técnica da Evocação Livre.

EMENTA: 

O fenômeno das representações sociais é um campo de pesquisa, que tem se qualificado pela diversidade de métodos de investigação, assim como, pelo constante surgimento e aperfeiçoamento de novas técnicas, tanto para a coleta dos dados, quanto para o tratamento destes. Dessa forma, esse minicurso tem o objetivo de mostrar a denominada abordagem estrutural das representações sociais, a qual também é conhecida como Teoria do Núcleo Central. Neste sentido, será apresentada uma das técnicas utilizadas para a coleta de dados, a qual é chamada de evocação livre, assim como, a posterior análise destes.

Responsável: Prof. Dr. José Isnaldo de Lima Barbosa