Blog
Comunicação Oral - Apresentação
GT1 – Ensino de Ciências: Processos e Materiais
Data: 22/11/2018
Horário de Apresentação: 8:00 às 9:45
80170 - A ELETRICIDADE E SUA PRESENÇA NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS
(Camilla Regina da Silva Lima, Elton Casado Fireman, Tatiane Hilário de Lira)
80152 -CARACTERIZANDO ECOSSISTEMAS AO NOSSO REDOR: EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL NA CIDADE DE PENEDO/AL
(Nayanne Lima Alves, Emeson Farias Araújo Santos)
80150 -CONSTRUINDO UMA CIDADE SUSTENTAVEL – O LÚDICO COMO FORMA DE POSSIBILITAR A APRENDIZAGEM
(Jackson Emiliano Pedro da Silva, Larissa Thainá Felix da Silva)
80116 -TUXMATH: SOFTWARE DE APROPRIAÇÃO DO CONTEÚDO OU JOGO DE FIXAÇÃO?
(Joenneyres Raio de Souza Amancio, Williane Costa Ferreira)
80097 - MATERIAL DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO NO ENSINO DE CONTEÚDOS DE CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
(Larissa Thainá Felix da Silva, Maria Danielle Araújo Mota, Jackson Emiliano Pedro da Silva)
79893 -CAPACIDADES DE PENSAMENTO CRÍTICO: Construção e validação de um instrumento de avaliação
(Driane Anne Silva de Santana, Edson José Wartha)
GT1 – Ensino de Ciências: Processos e Materiais
Data: 23/11/2018
Horário de Apresentação: 8:00 às 9:45
79846 -O GEOGEBRA: UMA EXPERIMENTAÇÃO NA ABORDAGEM DA FUNÇÃO AFIM
(Wellington Alves de Araújo, Veleida Anahi da Silva)
79241 - TUXMATH: FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA OU JOGO DE FIXAÇÃO?
(Joenneyres Raio de Souza Amancio, Williane Costa Ferreira)
79050 -O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS, RECURSOS AUDIOVISUAIS E SOFTWARES APLICADOS AO ENSINO DA CIRCUNFERÊNCIA TRIGONOMÉTRICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
(Agda Isabele Gonsalves Honorato, Cássia Vanessa de Sousa Silva)
76448 -CONTAÇÃO DE HISTÓRIA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS
(Márcia da Silva Santos Portela, Prof. Dr. Elton Casado Fireman)
73331 -CONTRIBUIÇÕES DO CINEMA DE ANIMAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA: EM CARTAZ O FILME A ERA DO GELO 5 – O BIG BANG
(Elda dos Santos Lima Cabral, Ivanderson Pereira da Silva)
GT2 – Formação de professores no Ensino de Ciências
Data: 22/11/2018
Horário de Apresentação: 8:00 às 9:45
80172 -DORMI ALUNO, ACORDEI PROFESSOR DE PROFESSOR: Reflexões sobre um processo formativo mediado pela pesquisa em Ensino de Ciências
(ALEILSON DA SILVA RODRIGUES, ALEXANDRE RODRIGUES DA CONCEICAO)
80092 -A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(Claudiane Fernanda Gonçalves de Almeida, Karina Duarte Melo, Paulina Tavares de Carvalho)
GT3 – Ensino e Aprendizagem de Conceitos Científicos
Data: 22/11/2018
Horário de Apresentação: 8:00 às 9:45
80080 - Utilização de materiais de baixo custo e fácil acesso nos processos de eletrização nas aulas de Física
(Cícero Neilton dos Santos Oliveira)
79978 - CORES NA BIOLOGIA CELULAR - VISÃO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DA UFAL
(Iazy Lima do Nascimento, Mikaella Roberta dos Santos Silva, Hilda Helena Sovierzoski)
79967 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO: um relato de experiência de aula prática realizada no laboratório de ciências
(LUZIENE SEIXAS DOS SANTOS, JUCIANE ALVES DOS SANTOS, JANAYNA PAULA LIMA DE SOUZA SANTOS)
GT2 – Formação de professores no Ensino de Ciências
Data: 23/11/2018
Horário de Apresentação: 8:00 às 9:45
79844 - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM FOCO: SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA REDE MUNICIPAL DE PENEDO
(Emeson Farias Araújo Santos, Nayanne Lima Alves)
77769 -O EXPERIMENTO COMO PROPULSOR DO ENSINO: a aula de ciências em uma perspectiva diferente
(Márcia da Silva Lima Luna, Simone de Souza Silva)
GT3 – Ensino e Aprendizagem de Conceitos Científicos
Data: 23/11/2018
Horário de Apresentação: 8:00 às 9:45
79905 -Clube de Arte – Ciência: O Ensino de Ciências através da Arte
(ANDERSON GOMES DOS SANTOS)
79799 -VISÃO DE CIÊNCIA E CIENTISTA EM DESENHOS ANIMADOS
(TAMIRIS DE ALMEIDA SILVA, ELIANO DA ROCHA, MÁRCIA DA SILVA SANTOS PORTELA)
78032 -ENSINO DE CIÊNCIAS: INTERVENÇÃO DIDÁTICA
(Paula Roberta Galvão Simplício, Adriana Cavalcanti dos Santos)
GT4 – Alfabetização e Letramento científicos
Data: 23/11/2018
Horário de Apresentação: 8:00 às 9:45
80135 - EDUCAÇÃO INFANTIL: SESSÕES SIMULTÂNEAS DE LEITURA, PARA ESCOLHER, OUVIR, EXPRESSAR E PRODUZIR, NUMA PERSPECTIVA CULTURAL E INCLUSIVA.
(CRISTIANE MARIA DAS CHAGAS SOUZA)
79825-LUDICIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
(Juliana Verçosa Batinga, Wesley A. Pires, Maria Danielle Araújo Mota)
77174 - Tapete de PZT
(Nicolas Henrique da Silva Santos)
OBSERVAÇÃO
- Cada minicurso terá a duração de 6 horas, distribuídas em 3 sessões de trabalho.
Minicursos
MINICURSO 1: Temas Geradores no Ensino de Ciências: como desenvolver atividades baseadas na perspectiva freireana.
EMENTA:
Este curso objetiva trabalhar alguns pressupostos de Paulo Freire que podem contribuir para a seleção e organização do conteúdo programático no ensino de Ciências. O foco será apresentar alguns aspectos do processo de obtenção de Temas Geradores para a elaboração de atividades didático-pedagógicas para o ensino de Ciências. Como exemplo, serão apresentadas algumas atividades de sala de aula que foram desenvolvidas em conjunto com professores de Ciências da Educação Básica.
Responsável: Profa. Dra. Ana Paula Solino Bastos
MNICURSO 2: Introdução à Pesquisa sobre a Relação com o Saber
EMENTA:
A problemática da motivação no processo de ensino e aprendizagem das Ciências da Natureza. Teoria da relação com o saber: fundamentos teóricos, a noção de relação com o saber, as figuras do aprender, as dimensões da relação com o saber. Atividade, sentido e mobilização. Aspectos metodológicos das pesquisas sobre a relação com o saber. Balanço do saber: caracterização e análise. Discussão acerca de pesquisas sobre a relação com o saber na Educação em Ciências.
Responsável: Prof. Dr. Lucas Maia
MINCURSO 3: Pesquisa e Práticas em Ensino de Química como estratégia para a formação docente.
EMENTA
Importância da pesquisa em ensino de química focando em questões corriqueiras na formação do licenciando em como, para que e o que ensinar? Destacando a importância da pesquisa para processo de formação do docente e para o bom funcionamento da tríade profissional: licenciando, professor de ensino médio e professor de ensino superior. Dando ênfase aos diferentes níveis de cegueiras acadêmicas encontradas no ambiente de ensino superior de áreas exatas onde encontramos cursos de licenciatura formando bacharéis. Práticas: Produção de materiais didáticas para o ensino de quimica (videos Draw chemistry, infográficos, história em quadrinhos, jogos didáticos, palavras cruzadas e caça palavras).
MATERIAL A SER UTILIZADO: Cada inscrito deve levar seu notebook e celular
Responsável: Profa. Dra. Monique Gabriella Angelo da Silva
MINCURSO 4: Games e Ensino de Ciências na Educação Básica: pesquisa e desenvolvimento.
EMENTA:
Discussão sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), especificamente o uso dos games na Educação Básica. Concepção do uso dos jogos digitais no contexto social e da Cultural Digital e suas apropriações no processo ensino aprendizagem no ensino de Ciências na Educação Básica. Perspectivas educacionais que pretendem renovar o ensino de Ciências a paralelamente aos debates referentes ao conceito da Aprendizagem Baseada em Games. Reflexão sobre a utilização dos games no ensino de Ciências dentro de uma dicotomia: “games pedagógicos” e games oferecidos pelo mercado. Estudo e avaliação de games para o ensino de Ciências na Educação Básica.
Responsável: Prof. Dr. Fernando Silvio Cavalcante Pimentel (PPGE - CEDU)
MINCURSO 5: Abordagem Estrutural das Representações Sociais – Técnica da Evocação Livre.
EMENTA:
O fenômeno das representações sociais é um campo de pesquisa, que tem se qualificado pela diversidade de métodos de investigação, assim como, pelo constante surgimento e aperfeiçoamento de novas técnicas, tanto para a coleta dos dados, quanto para o tratamento destes. Dessa forma, esse minicurso tem o objetivo de mostrar a denominada abordagem estrutural das representações sociais, a qual também é conhecida como Teoria do Núcleo Central. Neste sentido, será apresentada uma das técnicas utilizadas para a coleta de dados, a qual é chamada de evocação livre, assim como, a posterior análise destes.
Responsável: Prof. Dr. José Isnaldo de Lima Barbosa
Comissão Científica
Comissão Científica
Profa. Dra. Monique Gabriella Angelo da Silva (IQB-UFAL)
Profa. Ma. Rosemeire Lima Secco (Unidade Educacional de Penedo - UFAL)
Prof. Dr. José Isnaldo de Lima Barbosa (IFAL)
Profa. Ma. Maria Danielle Araújo Mota (ICBS/UFAL)
Profa. Dra. Adriana Cavalcanti dos Santos (CEDU/UFAL)
Apoio Administrativo:
Hellen Lourdes Ramos Marques (Pedagogia/CEDU/UFAL)
Comitê Executivo
Comitê Executivo
Dr. Elton Casado Fireman (coordenador geral do evento) (CEDU/UFAL)
Dra. Maria do Socôrro Dias de Oliveira (USINA CIÊNCIA/UFAL)
Doutoranda Rosemeire da Silva Dantas Oliveira (PPGE/CEDU/UFAL)
Mestranda Tatiane Hilário de Lira (PPGECIM/CEDU/UFAL)
Suporte Técnico: William Carlos Marinho Ferreira
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.