Comunicação Oral - Apresentação

Postado em 20/11/2018

GT1 – Ensino de Ciências: Processos e Materiais

Data: 22/11/2018

Horário de Apresentação: 8:00 às 9:45

80170 - A ELETRICIDADE E SUA PRESENÇA NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS
(Camilla Regina da Silva Lima, Elton Casado Fireman, Tatiane Hilário de Lira)

80152 -CARACTERIZANDO ECOSSISTEMAS AO NOSSO REDOR: EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL NA CIDADE DE PENEDO/AL
(Nayanne Lima Alves, Emeson Farias Araújo Santos)

80150 -CONSTRUINDO UMA CIDADE SUSTENTAVEL – O LÚDICO COMO FORMA DE POSSIBILITAR A APRENDIZAGEM
(Jackson Emiliano Pedro da Silva, Larissa Thainá Felix da Silva)

80116 -TUXMATH: SOFTWARE DE APROPRIAÇÃO DO CONTEÚDO OU JOGO DE FIXAÇÃO?
(Joenneyres Raio de Souza Amancio, Williane Costa Ferreira)

80097 - MATERIAL DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO NO ENSINO DE CONTEÚDOS DE CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
(Larissa Thainá Felix da Silva, Maria Danielle Araújo Mota, Jackson Emiliano Pedro da Silva)

79893 -CAPACIDADES DE PENSAMENTO CRÍTICO: Construção e validação de um instrumento de avaliação
(Driane Anne Silva de Santana, Edson José Wartha)

GT1 – Ensino de Ciências: Processos e Materiais

Data: 23/11/2018

Horário de Apresentação: 8:00 às 9:45

79846 -O GEOGEBRA: UMA EXPERIMENTAÇÃO NA ABORDAGEM DA FUNÇÃO AFIM
(Wellington Alves de Araújo, Veleida Anahi da Silva)

79241 - TUXMATH: FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA OU JOGO DE FIXAÇÃO?
(Joenneyres Raio de Souza Amancio, Williane Costa Ferreira)

79050 -O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS, RECURSOS AUDIOVISUAIS E SOFTWARES APLICADOS AO ENSINO DA CIRCUNFERÊNCIA TRIGONOMÉTRICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
(Agda Isabele Gonsalves Honorato, Cássia Vanessa de Sousa Silva)

76448 -CONTAÇÃO DE HISTÓRIA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS
(Márcia da Silva Santos Portela, Prof. Dr. Elton Casado Fireman)

73331 -CONTRIBUIÇÕES DO CINEMA DE ANIMAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA: EM CARTAZ O FILME A ERA DO GELO 5 – O BIG BANG
(Elda dos Santos Lima Cabral, Ivanderson Pereira da Silva)

GT2 – Formação de professores no Ensino de Ciências

Data: 22/11/2018

Horário de Apresentação: 8:00 às 9:45

80172 -DORMI ALUNO, ACORDEI PROFESSOR DE PROFESSOR: Reflexões sobre um processo formativo mediado pela pesquisa em Ensino de Ciências
(ALEILSON DA SILVA RODRIGUES, ALEXANDRE RODRIGUES DA CONCEICAO)

80092 -A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(Claudiane Fernanda Gonçalves de Almeida, Karina Duarte Melo, Paulina Tavares de Carvalho)

GT3 – Ensino e Aprendizagem de Conceitos Científicos

Data: 22/11/2018

Horário de Apresentação: 8:00 às 9:45

80080 - Utilização de materiais de baixo custo e fácil acesso nos processos de eletrização nas aulas de Física
(Cícero Neilton dos Santos Oliveira)

79978 - CORES NA BIOLOGIA CELULAR - VISÃO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DA UFAL
(Iazy Lima do Nascimento, Mikaella Roberta dos Santos Silva, Hilda Helena Sovierzoski)

79967 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO: um relato de experiência de aula prática realizada no laboratório de ciências
(LUZIENE SEIXAS DOS SANTOS, JUCIANE ALVES DOS SANTOS, JANAYNA PAULA LIMA DE SOUZA SANTOS)

GT2 – Formação de professores no Ensino de Ciências

Data: 23/11/2018

Horário de Apresentação: 8:00 às 9:45

79844 - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM FOCO: SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA REDE MUNICIPAL DE PENEDO

(Emeson Farias Araújo Santos, Nayanne Lima Alves)

77769 -O EXPERIMENTO COMO PROPULSOR DO ENSINO: a aula de ciências em uma perspectiva diferente
(Márcia da Silva Lima Luna, Simone de Souza Silva)

GT3 – Ensino e Aprendizagem de Conceitos Científicos

Data: 23/11/2018

Horário de Apresentação: 8:00 às 9:45

79905 -Clube de Arte – Ciência: O Ensino de Ciências através da Arte
(ANDERSON GOMES DOS SANTOS)

79799 -VISÃO DE CIÊNCIA E CIENTISTA EM DESENHOS ANIMADOS
(TAMIRIS DE ALMEIDA SILVA, ELIANO DA ROCHA, MÁRCIA DA SILVA SANTOS PORTELA)

78032 -ENSINO DE CIÊNCIAS: INTERVENÇÃO DIDÁTICA
(Paula Roberta Galvão Simplício, Adriana Cavalcanti dos Santos)

GT4 – Alfabetização e Letramento científicos

Data: 23/11/2018

Horário de Apresentação: 8:00 às 9:45

80135 - EDUCAÇÃO INFANTIL: SESSÕES SIMULTÂNEAS DE LEITURA, PARA ESCOLHER, OUVIR, EXPRESSAR E PRODUZIR, NUMA PERSPECTIVA CULTURAL E INCLUSIVA.
(CRISTIANE MARIA DAS CHAGAS SOUZA)

79825-LUDICIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
(Juliana Verçosa Batinga, Wesley A. Pires, Maria Danielle Araújo Mota)

77174 - Tapete de PZT
(Nicolas Henrique da Silva Santos)

OBSERVAÇÃO

Postado em 10/08/2018
  • Cada minicurso terá a duração de 6 horas, distribuídas em 3 sessões de trabalho.

Minicursos

Postado em 10/08/2018

MINICURSO 1: Temas Geradores no Ensino de Ciências: como desenvolver atividades baseadas na perspectiva freireana.

EMENTA:

Este curso objetiva trabalhar alguns pressupostos de Paulo Freire que podem contribuir para a seleção e organização do conteúdo programático no ensino de Ciências. O foco será apresentar alguns aspectos do processo de obtenção de Temas Geradores para a elaboração de atividades didático-pedagógicas para o ensino de Ciências. Como exemplo, serão apresentadas algumas atividades de sala de aula que foram desenvolvidas em conjunto com professores de Ciências da Educação Básica.

Responsável: Profa. Dra. Ana Paula Solino Bastos

 

MNICURSO 2: Introdução à Pesquisa sobre a Relação com o Saber

EMENTA:

A problemática da motivação no processo de ensino e aprendizagem das Ciências da Natureza. Teoria da relação com o saber: fundamentos teóricos, a noção de relação com o saber, as figuras do aprender, as dimensões da relação com o saber. Atividade, sentido e mobilização. Aspectos metodológicos das pesquisas sobre a relação com o saber. Balanço do saber: caracterização e análise. Discussão acerca de pesquisas sobre a relação com o saber na Educação em Ciências.

Responsável: Prof. Dr. Lucas Maia

 

MINCURSO 3: Pesquisa e Práticas em Ensino de Química como estratégia para a formação docente.

EMENTA

Importância da pesquisa em ensino de química focando em questões corriqueiras na formação do licenciando em como, para que e o que ensinar? Destacando a importância da pesquisa para processo de formação do docente e para o bom funcionamento da tríade profissional: licenciando, professor de ensino médio e professor de ensino superior.  Dando ênfase aos diferentes níveis de cegueiras acadêmicas encontradas no ambiente de ensino superior de áreas exatas onde encontramos cursos de licenciatura formando bacharéis. Práticas: Produção de materiais didáticas para o ensino de quimica (videos Draw chemistry, infográficos, história em quadrinhos, jogos didáticos, palavras cruzadas e caça palavras).

MATERIAL A SER UTILIZADO: Cada inscrito deve levar seu notebook e celular

Responsável: Profa. Dra. Monique Gabriella Angelo da Silva

 

MINCURSO 4: Games e Ensino de Ciências na Educação Básica: pesquisa e desenvolvimento.

EMENTA:

Discussão sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), especificamente o uso dos games na Educação Básica. Concepção do uso dos jogos digitais no contexto social e da Cultural Digital e suas apropriações no processo ensino aprendizagem no ensino de Ciências na Educação Básica. Perspectivas educacionais que pretendem renovar o ensino de Ciências a paralelamente aos debates referentes  ao conceito da Aprendizagem Baseada em Games. Reflexão sobre a utilização dos games no ensino de Ciências dentro de uma dicotomia: “games pedagógicos” e games oferecidos pelo mercado. Estudo e avaliação de games para o ensino de Ciências na Educação Básica.

Responsável: Prof. Dr. Fernando Silvio Cavalcante Pimentel (PPGE - CEDU)

 

MINCURSO 5: Abordagem Estrutural das Representações Sociais – Técnica da Evocação Livre.

EMENTA: 

O fenômeno das representações sociais é um campo de pesquisa, que tem se qualificado pela diversidade de métodos de investigação, assim como, pelo constante surgimento e aperfeiçoamento de novas técnicas, tanto para a coleta dos dados, quanto para o tratamento destes. Dessa forma, esse minicurso tem o objetivo de mostrar a denominada abordagem estrutural das representações sociais, a qual também é conhecida como Teoria do Núcleo Central. Neste sentido, será apresentada uma das técnicas utilizadas para a coleta de dados, a qual é chamada de evocação livre, assim como, a posterior análise destes.

Responsável: Prof. Dr. José Isnaldo de Lima Barbosa

Comissão Científica

Postado em 20/07/2018

Comissão Científica

Profa. Dra. Monique Gabriella Angelo da Silva (IQB-UFAL)

Profa. Ma. Rosemeire Lima Secco (Unidade Educacional de Penedo - UFAL)

Prof. Dr. José Isnaldo de Lima Barbosa (IFAL)

Profa. Ma. Maria Danielle Araújo Mota (ICBS/UFAL)

Profa. Dra. Adriana Cavalcanti dos Santos (CEDU/UFAL)

 

Apoio Administrativo:

Hellen Lourdes Ramos Marques (Pedagogia/CEDU/UFAL)

 

 

 

 

Comitê Executivo

Postado em 20/07/2018

Comitê Executivo

Dr. Elton Casado Fireman (coordenador geral do evento) (CEDU/UFAL)

Dra. Maria do Socôrro Dias de Oliveira (USINA CIÊNCIA/UFAL)

Doutoranda Rosemeire da Silva Dantas Oliveira (PPGE/CEDU/UFAL)

Mestranda Tatiane Hilário de Lira (PPGECIM/CEDU/UFAL)

Suporte Técnico: William Carlos Marinho Ferreira