Profa. Dra. Ana Paula Solino Bastos

Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus,BA (2011), mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié,BA (2013), doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e pós doutorado (em andamento) pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências da UESC. É integrante do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física (LaPEF/FEUSP), coordenado pela Profa. Dra. Anna Maria Pessoa de Carvalho e a Profa. Dra. Lúcia Helena Sasseron, e é vice-coordenadora do Grupo de Estudos em Abordagem Temática no Ensino de Ciências (GEATEC/UESC), coordenado pela Profa. Dra. Simoni Gehlen, composto por alunos de graduação em Físcia Licenciatura, alunos do Mestrado em Educação em Ciências (PPGEC/UESC) da área de Biologia, Química e Pedagogia, e professores da rede estadual de Ilhéus. Atualmente, tem atuado na formação continuada de professores, em especial, no desenvolvimento de processos formativos em parceria com escolas e Secretarias Municipais e/ou Estaduais de Educação em diversos municípios da região da Costa do Cacau, sul da Bahia. Pesquisa na área de Educação e Ensino de Ciências, com foco na formação de professores pautada em Paulo Freire e processos de ensino e aprendizagem baseados na teoria histórico-cultural e no ensino por investigação.

Prof. Dr. Fernando Silvio Cavalcante Pimentel

Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação (UFAL); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2010), especialista em Tecnologias em Educação e Docência do Ensino Superior. Graduado em Pedagogia (Licenciatura) . Foi professor - de escolas particulares, tutor do programa de formação continuada - Secretaria de Educação a Distância - MEC, professor tutor 1 da Universidade Tiradentes e professor do Governo do Estado de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, jogos digitais na educação, gamificação, metodologias ativas, educação online, webquest, tutoria e avaliação. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Foi Vice-coordenador da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância e Coordenador Adjunto da UAB/UFAL.

Prof. Dr. José Isnaldo de Lima Barbosa

Instituto Federal de Alagoas - Campus Satuba

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Alagoas (1991). Mestrado em Educação Brasileira, pela Universidade Federal de Alagoas (2008). Doutor em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul. Atuou como professor convidado do curso de Física a distância da Universidade Federal de Alagoas é professor titular do Instituto Federal de Alagoas, campus Satuba. Tem experiência na área de Física e Astronomia, com ênfase em Ensino de Física e Astronomia e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de Física, ensino de Astronomia, ensino superior, história do ensino superior e prática docente.

Profa. Dra. Hilda Helena Sovierzoski

Universidade Federal de Alagoas (ICBS)

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1985), com Mestrado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (1991) e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (2000). Professora Adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia de Poliquetas, atuando também na pesquisa de comunidades macrobentônicas de fundos inconsolidados, fauna associada aos fitais, fauna associada a comunidades incrustantes, macrobentos da plataforma continental e educação ambiental. Participa da subrede ReBentos, integrante do INCT Mudanças Climáticas e do INCT Ciências do Mar. Participa do Programa de Pós-Graduação em Ensino de CIências e Matemática (PPGECIM), mestrado profissional multiunidades e interinstitucional, atuando como professora permanente e orientadora. Participa como docente permanente e orientadora do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em rede nacional (PROFBIO) na associada UFAL.

Prof. Dr. Wilmo Ernesto Francisco Junior

Universidade Federal de Alagoas (PPGECIM)

É Bacharel / Licenciado Em Química e Mestre em Biotecnologia pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara. É Mestre em Educação, área de Metodologia de Ensino, pela Universidade Federal de São Carlos e doutor em Química (tese em educação química) pelo IQ-UNESP. De 2008 a 2012 foi professor do Departamento de Química da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, onde atuou como coordenador de área e coordenador institucional do PIBID. Atualmente é professor da Universidade Federal de Alagoas, no curso de Licenciatura em Química do Campus Arapiraca e no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, atuando desde janeiro de 2017 como Tutor do PET Química. Exerceu a função de coordenador institucional do PIBID/UFAL de maio/2013 a julho/2016. Sua principal área de investigação está direcionada à Educação em Ciências (Química), atuando principalmente na formação de professores e no desenvolvimento e avaliação de propostas didáticas com foco nos seguintes temas: experimentação, recursos tecnológicos, analogias, leitura e escrita. Também tem experiência na área de Microbiologia Aplicada, atuando principalmente em biolixiviação de minerais. Também tem interesse em estudos que busquem compreender a transposição, para a vida diária, de aspectos psicológicos e emotivos envolvidos com a prática de artes marciais.

Profa. Dra. Lúcia Helena Sasseron

Universidade de São Paulo

Licenciada em Física (2001), Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física) (2005) e Doutora em Educação (2008) pela Universidade de São Paulo. Professora Doutora do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da USP, ministra disciplinas para os cursos de Pedagogia e Licenciatura em Física. Orientadora de pós graduação do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE-USP e do Programa Interunidades em Ensino de Ciências IF-FE-IB-IQ-USP. Tem interesse, em particular, sobre os temas de estudos em: Ensino de Ciências, Ensino de Física, Argumentação em sala de aula e Alfabetização Científica.

Prof. Dr. Lucas Maia

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Atualmente sou professor adjunto no curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Possuo doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas, bacharelado em Física pela mesma instituição e licenciatura em Física pela Universidade Católica de Brasília. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Científica e Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: física escolar e relação com o saber.

Prof. Dr. Elton Casado Fireman

Universidade Federal de Alagoas (PPGECIM)

Possui graduação em Física-Bacharelado pela Universidade Federal de Alagoas (1995), mestrado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Alagoas (1997) e doutorado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente é professor associado 3 da Universidade Federal de Alagoas, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Educação Brasileira e de Ensino de Ciências e Matemática, orientando alunos de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino de Ciências para os Anos Iniciais, pautados na Alfabetização Científica e no Ensino por Investigação, e na Formação de Professores para o Ensino de Ciências, desenvolve, também, estudos que envolvem a prática do professor com o uso de TIC e de outras ferramentas didático-pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática.

Prof. Dr. Leonir Lorenzetti

Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Possui graduação em Ciências Habilitação Em Biologia pela Universidade do Contestado (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná, atuando no Departamento de Química e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, atuando na Linha Educação em Ciências. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atua no Pibid como Coordenador de Área de Gestão de Processos Educacionais e no Programa Licenciar da UFPR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Ensino de Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas:Alfabetização Científica e Tecnológica, CTSA, educação ambiental, educação, meio ambiente, pesquisa e estado da arte.

Prof. Dr. Roberto Nardi (UNESP)

Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Licenciado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1972), mestre em Science Education pela School of Education da Temple University, Filadélfia, E.U.A. (1978), doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP (1989) com estágio de pós-doutoramento na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2004-2005). Docente no Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL) (1980-1993). Secretário para Assuntos de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (SBF), (1991-1993), Secretário Executivo, Vice-Presidentes e Presidente da ABRAPEC - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (2000-2005). É membro efetivo da ESERA - European Science Education Research Association. A partir de 1994 atua no Depto. de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP, Bauru, como Professor Adjunto, Livre Docente. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A do CNPq e um dos líderes do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, interessando-se por temas relacionados ao ensino de Ciências, particularmente ensino de Física, em questões relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à formação inicial e contínua de professores. Foi Coordenador da Área de Ensino de Ciências e Matemática e Membro do Conselho Técnico Consultivo do Ensino Superior (CTC-ES) da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior no triênio 2008-2011. É atualmente é presidente (chair) da International Comission on Physics Education (C14) e vice-presidente da IUPAP - International Union of Pure and Applied Physics. É vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP Campus de Bauru. http://orcid.org/0000-0002-5018-3621

Edson José Wartha

Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Licenciatura em química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ensino de Ciências pela USP (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe e orientador no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (NPGECIMA). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: a) Linguajem e Cognição no Ensino de Ciências; b) Avaliação e testes de desempenho escolar; c) Análise de materiais (livros) didáticos; d) Espaços de divulgação e popularização cientifica; e) Construção e validação de unidades didáticas em contextos de aprendizagem. Atualmente está na Coordenação do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe.

Benedito Gonçalves Eugênio

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2002), graduação em Licenciatura em Letras pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2010), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atuando na graduação, no Programa de Pós-Graduação-Mestrado Acadêmico em Relações Étnicas e Contemporaneidade, do qual foi Vice-coordenador (2014-2016) e Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN- 2017). Foi docente do PPG Educação/UESB (2013-2014). Coordena, desde 2011, o curso de Especialização em Educação e Diversidade Étnico-cultural. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo (políticas e práticas pedagógicas para a educação básica), pesquisa, livro didático, educação das relações etnicorraciais, relações de raça e gênero na escola, políticas públicas e educação escolar quilombola.