Áreas Urbanas Protegidas: Como fortalecer a inclusão e acessibilidade?
Evento paralelo: Áreas Urbanas Protegidas: Como fortalecer a inclusão e acessibilidade?
.
Roda de conversa no X SAPIS e V ELAPIS
Quando: 5 de novembro (Sexta-feira)
Horário: Entre 11h e 13h - Brasília
Acesso: https://zoom.us/j/99613418359
Convidados:
.
Felipe Zanusso - Bosque da Ciência/Inpa
Guilherme e Juliana - Instituto Montanha para Todos
James Barborak - Universidade Estadual do Colorado
Juarez Michelotti - Sesc Bertioga
Thiago Souza - App Giulia-Mãos que falam
.
Na Roda de Conversa iremos apresentar experiências que promovam a inclusão e a acessibilidade de diferentes públicos em áreas protegidas urbanas na América Latina, discutindo estratégias para fortalecer esses mecanismos. Para abordar esses temas relacionados às APs urbanas, apresentaremos os estudos de caso/experiência do INPA com o Bosque da Ciência, do Sesc São Paulo com sua unidades campestres e a Reserva Natural Sesc Bertioga, além de experiências de AP urbanas na América Latina e no Estado do Colorado nos Estados Unidos.
Além disso, são convidados do evento Guilherme e Juliana, fundadores do Instituto Montanha para Todos, que foi criado para permitir e incentivar o acesso à natureza para pessoas com algum tipo de deficiência motora, através do desenvolvimento de equipamentos adaptados com design e inovação tecnológica, incentivando o uso compartilhado dos equipamentos e criando um grande banco de voluntários para auxiliar as pessoas que queiram utilizar os equipamentos.
E Thiago Souza, um dos idealizadores do projeto que implementou no Bosque da Ciência uma estratégia de visitação autoguiada às pessoas surdas, permitindo o empoderamento ao visitante. O projeto foi desenvolvido junto ao aplicativo Giulia-Mãos que falam, idealizado pela Map Innovation do professor Manuel Cardoso, que trabalha com tecnologias assistivas há 30 anos, e adaptado com a função para ponto turístico a partir de um projeto da professora do curso de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Selma Batista.
O evento é destinado a pessoas com deficiências, populações carentes que vivem no entorno de APs, gestores públicos, representantes de ONGs e movimentos sociais.
.
A participação no evento é gratuita e ocorrerá pelo Zoom - https://zoom.us/j/99613418359