Funcionamento dos conselhos de Unidades de Conservação federais em tempos de pandemia: desafios e oportunidades
Com a chegada da pandemia do COVID-19, o funcionamento dos Conselhos Gestores foi imediatamente paralisado pela falta de sua condição material de existência: os encontros. Assim, os gestores das UC se encontraram diante de um desafio, uma vez que o funcionamento desse espaço de participação estava comprometido, mas as demandas relacionadas à gestão não deixaram de existir.
Nesse contexto, a utilização de plataformas virtuais mostrou-se um possível caminho para voltar a “re-unir” aqueles entes relacionados à gestão das UCs. Essa “solução encontrada” vem carregada de desafios e possibilidades que se apresentam de forma diferente, e com diferentes arranjos, nas variadas UC. Questões como escolha da plataforma, acesso ao espaço da reunião, facilitação de reunião virtual e compreensão e participação na discussão em pauta assumiram novos significados e exigiram a construção de novas estratégias e o desenvolvimento de novas competências pelos gestores.
Evidenciou-se a necessidade de se construir entendimentos sobre este novo formato de prática, o qual, enquanto para alguns trouxe maior rapidez e facilidade de acesso, resolvendo questões referentes a deslocamentos geográficos, para outros expôs uma barreira quase intransponível em curto prazo, relacionada à exclusão digital. A isonomia no acesso à reunião virtual pelos representantes dos diferentes setores do conselho, portanto, emerge como uma questão central nesta discussão.
Como lidar com essas diferentes realidades entre as UC, e entre seus conselheiros? Quais estratégias têm sido desenvolvidas para diminuir as assimetrias de acesso aos insumos tecnológicos? Quais os desafios impostos pelo formato virtual e em que se diferenciam daqueles já enfrentados nas reuniões presenciais? Quais as oportunidades surgidas com o formato virtual e que podem ser aproveitadas para o melhor funcionamento dos conselhos em um contexto pós-pandêmico? Essas são algumas questões colocadas pelos e aos gestores e conselheiros de UC, cujas experiências vividas são fonte de inspiração para o encontro de algumas das necessárias respostas.
Esse evento objetiva propiciar o compartilhamento de experiências e a construção de entendimentos sobre o funcionamento dos conselhos gestores de Unidades de Conservação em tempos de pandemia e após seu término.
Link para inscrição: https://forms.office.com/r/0zFvd9uVHV