Elcio Cecchetti

UNOCHAPECÓ

  Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Salamanca (Espanha) entre out./14 e out./15.Graduado em Ciências da Religião-Licenciatura em Ensino Religioso pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). É professor efetivo na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED/SC). É docente e coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências da Religião-EAD da Unochapecó. Foi docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unochapecó entre 2017-2021. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (GPEAD/FURB). É membro do Grupo de Pesquisa SULEAR (Educação Intercultural e Pedagogias Decoloniais na América Latina - Unochapecó) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Histórias de Instituições Escolares de Santa Catarina (GEPHIESC/UFSC). É líder do Grupo de Pesquisa Rede Sur Paidea. É membro do Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina (OEMESC). Tem experiência na área de educação, com ênfase em formação continuada de educadores, currículo, avaliação da aprendizagem, ensino religioso e interculturalidade.

Tarcísio Alfonso Wickert

FURB

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia da Imaculada Conceição (1994), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e Alteridade, Filosofia do Direito, Teorias Criticas, atuando principalmente nos seguintes temas: sagrado e profano, existência humana, irracional e racional, ser humano e diversidade cultural-religiosa, democracia, Estado, política, teorias da justiça e Estado.

Marcos Rodrigues da Silva

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Possui Graduação em Bacharel de Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (1984); Mestre em Teologia Dogmática pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (1997); Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014); Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (PPGE/FURB). É bolsista do Programa Nacional de pós-doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES/MEC. Tem experiência na área de Educação e Formação de Professores da Rede Estadual (GEREDs) sobre História da África e Africanidades. Foi consultor da elaboração da Proposta Curricular da Rede Estadual de Santa Catarina. Atua como palestrante nos municípios de Santa Catarina e Paraná sobre a aplicabilidade da Lei nº 10.639 e da Lei nº 11.645 no currículo. É autor e co-autor de livros sobre a temática África e Africanidades Brasileiras. Atua principalmente nos seguintes temas: Teologia, Diversidade Cultural, Aspectos Sociais, História do Negro na América Latina e no Brasil e Religiões Tradicionais Africanas e Latino-Americanas.

Adecir Pozzer

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Doutor em Educação pela UFSC (2020), com período Sanduíche na USAL/Espanha, entre agosto 2018 a junho 2019 (Bolsista CAPES). Mestrado em Educação pela UFSC (2013). Graduação em Ciências da Religião - Licenciatura em Ensino Religioso pela FURB (2010). Especialização em Formação de Professores para o Ensino Religioso (2006) e Bacharel em Ciências Religiosas pela PUCPR (2002). Membro dos grupos de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (GPEAD/FURB), Hermenêuticas da Cultura, Mundo e Educação (PPGE/UFSC) e Redes SUR Paidéia (Univ. de la Republica del Uruguay) e REDYALA. Assistente técnico-pedagógico da Secretaria de Estado da Educação, atuando na assessoria da Diretoria de Ensino. Professor em caráter temporário da FURB. Membro titular do Conselho Municipal de Educação de Florianópolis/SC. Associado do FONAPER. Atua nas áreas de Educação e Ciências da Religião, com ênfase nos temas: formação humana e de professores, interculturalidade, direitos humanos, hermenêutica contemporânea, pesquisa e práticas educativas, avaliação formativa, (de)colonialidade do saber, diversidade religiosa, ensino religioso.

Flávio Fortunato Cardoso

FURB

Possui graduação em Ciências da Religião -Licenciatura em Ensino Religioso pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2019) e mestrado em Desenvolvimento Regional pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2022) e especialista em Inovação na Educação pela Universidade Regional de Blumenau em parceria com o UNIEDU) 2022. Tem experiência na área de Ciências da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino Religioso, Práticas pedagógicas, Metodologias ativas (problematização), religiões e religiosidades Afro-brasileiras e tecnologias digitais na educação.

Gilberto Oliari

UNOCHAPECÓ

Possui graduação em FILOSOFIA pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2010), graduação em Ciências da Religião pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2013), graduação em Pedagogia (FAEL - 2021). Mestrado em EDUCAÇÃO pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2014); Dissertação "Estágio de docência: a busca por outras reflexões/compreensões a partir de Hannah Arendt". Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria - PPGE/UFSM; tese "Ofício de professor/a: a artesania da relação pedagógica escolar". Membro do Grupo de Pesquisa FILJEM/UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa Filosofia e temas contemporâneos - PPGFIL/UFFS. Atualmente é assessor de direção em escola pública de Santa Catarina - EEB ANTÔNIO MORANDINI e professor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Curso de Ciências da Religião - Ead).

Djanna Zita Fontanive

FURB

Doutoranda e Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Possui graduação em Ciências da Religião pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005) e graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2012). Especialização em Fundamentos e Metodologia do Ensino Religioso em Ciências da Religião, pela FURB (2009) e Especialização Impactos da Violência na Escola pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca e Centro Latino Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (2017). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino religioso, diversidade cultural religiosa, políticas públicas e direitos humanos e da Terra.

Mariane do Rocio Peters Kravice

FURB

Possui graduação em Ciências da Religião pela Universidade da Região de Joinville - (UNIVILLE-2001), especialização em Ciências da Religião pela Universidade Regional de Blumenau (FURB-2005). Mestre em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB-2008). Atualmente é efetivo da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Religioso, atuando principalmente nos seguintes temas: livro didático, diferença, discurso e ensino religioso.

Vinícius Vieira de Sousa

FURB

Professor, filósofo e mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT - IFC Blumenau. Atuando como docente na rede pública do estado de Santa Catarina no Novo Ensino Médio. Professor substituto na Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB e convidado no Instituto Federal de Goiás - Campus Uruaçu, na pós-graduação em graduação em Direitos Humanos. Pesquisador em Educação de Jovens e Adultos com ênfase na integração da Educação Profissional e Tecnológica nessa modalidade, o PROEJA. Minha pesquisa se dedicada a histórias de vida e a escrita de si e o desenvolvimento de uma sequência didática para a escrita de memoriais com os estudantes-trabalhadores da EJA, para os docentes dessa modalidade, sob orientação da Profª Dr. Inge Renate Suhr. Integrante dos grupos de pesquisa Prática de Ensino na EPT e de Organização e Memória da EPT.

Sandra Andreia Muller Schroeder

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Professora, possui graduação em Ciências da Religião (FURB)