XV Semageo: Um olhar geográfico sobre o mundo atual: aspectos físicos, sociais e culturais.

XV SEMAGEO

“Um olhar geográfico sobre o mundo atual: aspectos físicos, sociais e culturais.”

A XV Semana Acadêmica de Geografia (SEMAGEO) tem como tema “Um olhar geográfico sobre o mundo atual: aspectos físicos, sociais e culturais”, e será realizada de 25 à 29 de Novembro de 2019 na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com apoio do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA). A semana tem enfoque nas áreas a qual a Geografia atua, sendo esta uma ciência multidisciplinar, abrangendo suas perspectivas e conceitos físicos, sociais e culturais.

A XV SEMAGEO tem como intuito a realização de um evento a qual podemos propor grandes debates sobre a visão geográfica atual, proporcionando um conjunto de minicursos, palestras, conferências e atividades culturais, para com isso, propiciar conhecimento.

Assim como afirma Andrade (2002), os geógrafos e os licenciados em Geografia não são apenas profissionais, mas, sobretudo cidadãos, e como tais, devem dentro de seus padrões sociais e morais procurar empregar o seu saber primordialmente em soluções para a sociedade, sejam eles físicos, sociais ou culturais.

A natureza e a sociedade vivem em transformações constantes e cabe ao profissional de Geografia aprimorar seus conhecimentos conforme as novas problemáticas da atualidade que vão surgindo no espaço geográfico.

O tema foi proposto na perspectiva de tratar o Brasil/Mundo atual, em uma visão geográfica contemporânea, visando aspectos que moldam cada vez mais o espaço geográfico, tratando seus desafios, impactos causados pelo homem no meio natural, tragédias ambientais, modificações naturais na paisagem; as transformações sociais sejam elas na política, na economia e no que se diz população em geral, assim como a violência e a segregação espacial. Como também tratar sobre cultura em uma dimensão coletiva, sendo a cultura um elemento capaz de criar novas identidades, manter outras vivas, movimentando toda a população no dado espaço estudado.

Contudo, busca-se integrar não apenas a Geografia, mas também diversas outras ciências, visto que, ao abordar os vários outros campos do saber, aprofundamos nossa aprendizagem. É a partir da diversidade que produzimos nosso senso crítico os quais são construídos através do conjunto de relações sociais específicas de cada grupo e absorvido pelo conhecimento e experiência.

Assim como o conhecimento cultural que é particular e interiorizado singularmente por cada individuo, o conjunto de saberes adquiridos perpassa por essa pluralidade científica, política e educativa do ser, o qual se movimenta constantemente em um espaço amplo, dialético e diversificado geograficamente e intelectualmente. Sendo assim, abordaremos assuntos os quais englobem uma gama de visões de conceitos que estão imersos em nossa estrutura social e geográfica, como; política, economia, sociologia e o estudo do espaço social e cultural.

A XV SEMAGEO 2019 é coordenada pela Profª. Drª. Marta da Silveira Luedmann, e organizada pelo Centro Acadêmico de Geografia José da Silva Camerino (CAGEO) - Campus A.C. Simões, com direção de arte do discente Luis Felipe da Silva Costa, do 4° Período de Licenciatura em Geografia e participante do PIBID (2018-2020), com apoio do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA), e realização na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Leia mais... →

Data do evento

29 de novembro de 2019, 13h00 até 30 de novembro de 2019, 23h59

LOCAL DO EVENTO

Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente - Universidade Federal de Alagoas, Cidade Universitária , Maceió - Alagoas