Profa. Dra. Raquel da Silva Ortega (UESC)

Círculos de leitura são espaços privilegiados que, em diálogo com outros espaços educativos, contribuem para o processo de formação de leitores de literatura e permitem um diálogo interdisciplinar com diversos campos do saber. Partindo da experiência da criação do Club de La Mancha – Clube de Leitura em espanhol (UESC), vamos analisar as bases teóricas formuladas por professores que criaram, efetivamente, círculos de leitura em seus ambientes educativos (COSSON, 2021; GALLIAN, 2017, ORTEGA, 2022). Analisaremos as etapas (modelagem, prática e avaliação), os critérios para seleção de obras literárias, os formatos dos encontros e as possibilidades de registro da experiência. A partir da discussão sobre a análise dos contextos educativos onde o círculo de leitura será criado e também da importância de escutar as pessoas que desejamos que participem do círculo, será possível formular propostas de criação de círculos de leitura específicas para os ambientes onde atuam.

Compartilhe!

Realização

Apoio