Minicurso: Introdução à Fonologia espanhola: desafios para (futuros) professores
Prof. Dr. Davidson Martins Viana Alves (UFBA)
Prof. Dr. José Rodrigues de Mesquita Neto (UERN)
O presente minicurso tem como objetivo discutir os aspectos fonológicos segmentais do espanhol que mais desafiam os aprendizes brasileiros, refletindo sobre as principais diferenças entre os sistemas fonológicos do português e do espanhol e suas implicações no ensino de línguas. Nesse percurso, pretende-se problematizar não apenas o que deve ser ensinado em relação ao segmento, mas também como esses aspectos podem ser trabalhados em sala de aula de forma significativa, a partir de atividades práticas que integrem percepção e produção. Para isso, basearemo-nos em Levis (2005), Gil Fernández (2007), Mellado (2012), Brisolara e Semino (2014), Mesquita Neto (2021), entre outros. O minicurso será desenvolvido com base em uma abordagem comunicativa e reflexiva, priorizando o uso de exemplos, exercícios de conscientização fonológica e estratégias que favoreçam a interlíngua dos aprendizes. A intenção é oferecer subsídios teóricos e metodológicos para professores e futuros docentes de espanhol, contribuindo para um ensino de pronúncia mais consciente e, voltado para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos.