SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 5 – TEORIAS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO

 

DESENROLANDO O NOVELO: O USO DA ARTE COMO OBJETO DE REFLEXÃO

 

Yago Monteiro Moreira

 

Resumo: O projeto “Desenrolando o novelo: o uso da arte como objeto de reflexão” foi aplicado no Colégio Estadual Augusto Cezário Diáz André, no período da tarde, para os alunos do 3° ano do Ensino Médio das turmas 3003 e 3004. Elaborado por Mayara Ribeiro e Yago Monteiro, os discentes partiram do anseio e da necessidade de se testar diferentes ferramentas pedagógicas e também de trazer a relevância da reflexão por meio da arte, desenvolvendo, assim, a oralidade, a produção textual no ensino de língua portuguesa e a ampliação da capacidade reflexivo-crítica dos estudantes. Os temas trazidos para debate foram racismo, machismo e depressão, sendo o último escolhido pelos próprios estudantes. Foram dezoito encontros na escola e uma atividade de campo realizada em Cabo Frio. Os discentes utilizaram nove encontros para aplicar o projeto, sendo auxiliado, discutido e monitorado pela professora regente Renata Targino. Utilizamos de diferentes espaços, como a sala de vídeo e o auditório. Também foram utilizados diferentes objetos, como datashow, televisão, caixas de som, novelo de lã e outros. Acreditamos na eficácia de um diálogo transparente que humanizasse a relação dos alunos com a escola, a literatura e os professores. Além disso, entendemos que para além da aplicação de conteúdos, a sala de aula pode e deve ser um espaço de sonhos.

Palavras-chave: Arte. Depressão. Educação. Machismo. Racismo.

 

 

QUESTÕES E TENSÕES CURRICULARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE A “PEDAGOGIA” E AS “LETRAS”

 

Virna Mac Cord Catão

Evandro José De Barros Galvão

Ingrid Mac Cord Catão

 

Resumo: Este estudo é um ensaio para trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Letras da UFF, ao mesmo tempo que se justifica por algumas questões, oriundas do Doutorado na UERJ de um dos componentes do trabalho, que trouxeram informações importantes sobre os saberes necessários à formação do professor que ensina a ler e a escrever nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, o objetivo geral é comparar os saberes que constam nas diretrizes curriculares da Licenciatura em Pedagogia e da Licenciatura em Letras, sinalizando semelhanças e disparidades no que tange ao ensino de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Primeiramente, abordamos os documentos oficiais que apontam os objetivos dos anos iniciais acerca da alfabetização, letramento, leitura e escrita – LDB (1996), DCNs (2010), BNCC (2018). Na sequência apresentamos um recorte das diretrizes curriculares destes cursos de graduação, extraindo os saberes fundamentais para o ensino da leitura e escrita. Questionários foram aplicados a cinco professores com formação em Pedagogia e a cinco professores com formação em Letras, atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esses questionários trouxeram informações sobre a abrangência dos conhecimentos produzidos nessas licenciaturas e as reais necessidades formativas para a atuação no ensino de leitura e escrita nos anos iniciais. Por fim, nas considerações finais deste estudo, explanamos o quanto as formações e suas diretrizes têm atendido os saberes necessários para a atuação neste segmento de ensino.

Palavras-chave: Formação de Professores. Currículo. Pedagogia e Letras. Alfabetização e Letramento. Leitura e Escrita.

 

 

PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA OBRA DE PAULO FREIRE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NO PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL DR. LUIZ GAMA

 

Matheus Guarino Sant'Anna Lima de Almeida

 

Resumo: A presente proposta de apresentação tem como objetivo compartilhar algumas reflexões acerca dos conceitos fundamentais da Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, a partir do cruzamento de suas obras e obras de autores que o influenciaram (principalmente Fanon, Marx e Hegel, mas também outros) e a partir de minha experiência enquanto educador popular e coordenador junto ao Pré-Vestibular Social Dr. Luiz Gama. Neste Pré-Vestibular, que faz parte do Coletivo Direito Popular e funciona na Faculdade de Direito da UFF (hoje sendo um projeto de extensão desta Universidade), trabalhamos a partir dos referenciais da Pedagogia do Oprimido, e utilizamos a metodologia dos Círculos de Cultura como um local central de nossas atividades. Assim, é do lugar de educador-educando que proponho esta investigação. Além disso, acabam sendo poucos os trabalhos que se debruçam de fato sobre os conceitos freireanos em sua perspectiva teórica. Desta maneira, a teorização aqui realizada é feita enquanto uma práxis, uma reflexão teórica que se fundamenta a partir da prática. Explorarei principalmente os conceitos de “violência”, “opressor-oprimido”, “contradição”, “humanização”, “conscientização” e “círculo de cultura” e “inédito viável”, para refletir sobre a construção de uma prática educacional/política que tenha como foco a atuação dos educadores e educandos enquanto sujeitos históricos em uma prática de libertação.

Palavras-chave: Educação Popular. Práxis. Círculo de Cultura. Pedagogia do Oprimido. Paulo Freire.

CEDERJ: CONTRIBUIÇÃO E INOVAÇÃO NO ENSINO DO SÉCULO XXI

 

Juan Rickson Rochedo de Oliveira

Mayara Cristina Farias Carlos

 

Resumo: Este trabalho, relacionado à área de educação, versa sobre a temática do CEDERJ, com foco nas contribuições e nas inovações do ensino no século XXI. A justificativa para a escolha do tema se pauta em apresentar aos discentes da UFF o ensino EAD e a sua contribuição na solução de uma problemática recorrente: a formação e a inclusão acadêmica de um ensino público e de qualidade para um público impossibilitado de estar presencialmente na Universidade. Nesse sentido, o objetivo principal deste estudo é apresentar a contribuição do Consórcio Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ). A análise pretende avaliar o ensino e mostrar a qualidade da educação distribuída no estado do Rio de Janeiro, inclusive, no curso de Letras ofertado pela UFF na modalidade semipresencial. Para a fundamentação teórica, são explorados a formação geral do CEDERJ, locais onde o ensino é fornecido, os profissionais e os discentes que a ele são integrados (CECIERJ, 2020). Como metodologia, será apresentado todo o consórcio CEDERJ inicialmente e, em seguida, haverá a aplicação dos conceitos ao objeto de análise. Vale ressaltar, ainda, que a coleta do material e a pesquisa em si se deram no período compreendido entre 2019.2 e 2020.2, respectivamente. Como resultados, observou-se que o ensino a Distância, para muitos, foi uma porta aberta que contribuiu e contribui para a qualificação de profissionais capacitados prontos para pôr em prática todo o conhecimento adquirido fornecido pelo Consórcio CEDERJ, levando ensino de qualidade e público para uma sociedade que nunca pensou em obter um diploma de uma Universidade pública.

Palavras-chave: Educação. Ensino a distância. Fundação CECIERJ. Consórcio CEDERJ.

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