Mediação: Juliano  Pita

El Pabellón de Venezuela en la Exposición de Montreal en 1967 y el Museo de Arte Moderno Jesús Soto en 1970. Dos casos venezolanos en la relación entre música, arquitectura y arte. Daniel Atilano

El vínculo particular entre la música y la arquitectura, se ha manifestado en la historia de Occidente de distintas maneras dando a lugar a un campo hibrido de relación multidisciplinar. En Venezuela resaltan dos casos: El Pabellón de Venezuela en la Exposición de Montreal en 1967 y el Museo de Arte Moderno Jesús Soto en 1970. Obras realizadas por artistas venezolanos, el arquitecto Carlos Raúl Villanueva, el compositor Antonio Estévez y el artista plástico Jesús Rafael Soto. Estos casos de integración artística aparecieron con el advenimiento y uso de los recursos electroacústicos. Lo que se intenta mostrar aquí es el aporte de estos autores a la relación música – arquitectura en Venezuela  a través del trabajo digital “El mundo virtual de Antonio Estévez”.

 

Condição da escuta no contexto das artes. Giuliano Obici. 

Existe um mundo inteiro propondo sons, fabricando-os em velocidade tão exorbitante que a própria escuta parece não dar conta. Diante desta constatação, apresentarei alguns trabalhos artísticos que discutem paradigmas estéticos e éticos que atravessam a atual condição da escuta.

O som na cidade: dos sinos das igrejas ao headfoneMauricio Ribeiro da Silva

No transcorrer dos séculos observamos diversas transformações no ambiente urbano, relacionadas a aspectos econômicos, políticos ou culturais. Tal mudança, nitidamente estampadas nas gravuras, pinturas ou fotografias de cidades ao redor do mundo, tem na materialidade das formas arquitetônicas o testemunho do passar do tempo no qual as estruturas sociais cambiaram. Nesta conferência, buscaremos abordar o papel do som como elemento condutor das transformações urbanas, partindo do horizonte da sincronização social representada pelos sinos das igrejas até a atomização promovida pelos equipamentos sonoros individualizados, buscando assim traçar o cenário cultural que enseja as relações entre cidade e os objetos sonoros.

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