Memórias e arquivos individuais, emoção e cognição
Mesa-redonda 2: Processos neurobiológicos, cognitivos e emocionais que levam à formação e consolidação de memórias (ou aos seus esquecimentos). Memória e significação em música. O papel da música na evocação de memórias autobiográficas.
Patrícia Vanzella
Memórias autobiográficas evocadas por música
Memórias autobiográficas podem ser evocadas por diversas pistas sensoriais, dentre as quais a música se
destaca por gerar respostas emocionalmente mais significativas. Músicas que ouvimos no passado,
sobretudo no período da juventude, podem nos transportar de volta no tempo, evocar imagens e sentimentos
relacionados a eventos específicos. Nesta palestra, apresentaremos dois projetos realizados na Universidade
Federal do ABC que se entrelaçam no âmbito da extensão e da pesquisa e que buscam avaliar o papel da
música na evocação de memórias autobiográficas em idosos saudáveis.
Luís Felipe de Oliveira
Significac?a?o musical e ha?bitos de escuta: uma abordagem emergentista e auto-organizada de
espac?os conceituais9
A escuta musical implica em dois aspectos fundamentais: significados e emoções. Não são aspectos
excludentes e nem independentes, mas configuram-se como domi?nios complementares da experiência
auditiva musical. Isolada ou conjuntamente, esses dois domi?nios ja? foram abordados em textos importantes
na filosofia da música, psicologia da música, cognição musical, colocando-se o foco mais sobre aspectos
estruturais das obras ou sobre processos psicológicos da percepção e da significacão. A partir do conceito deauto-organizacão , que retira do sujeito percebedor a primazia sobre os processos significativos e afetivos da
escuta, e da noção de propriedade emergente, que possibilita entender-se que a obra se configura em
múltiplos níveis de descricão, propomos uma visão dinâmica de significacão musical. Para ilustrar esse
processo complexo de interacão entre ouvinte(s) e obra(s), trazemos o conceito de espaço conceitual, que se
constitui, se molda e se adapta a partir de hábitos de escuta. Estes se constroem ao longo de uma história de
interacão entre ouvintes e obras, configurando, portanto, meios de ação auto-organizada correlacionados a
memória. O conceito de auto-organizacão possibilita não somente entender- se como se dão das dinâmicas
da escuta significativa, mas tambe?m como tal espac?o se altera e se expande ao longo de uma vida de contato
com obras diversas, algumas das quais se estabelecem como marcos significativos. Por fim, cabe sugerir que
os atuais meios de escuta musical baseados em plataformas digitais podem se mostrar como interessantes
meios para processos criativos de escuta.
Raquel Vecchio Fornari
Como a emoção e o estresse podem modular a nossa memória?
Eventos emocionais ou alertantes são mais lembrados do que eventos neutros, e várias evidências da
literatura sugerem que esse efeito é devido à liberação de hormônios do estresse, os quais atuam em
diferentes áreas do cérebro para modular a consolidação da memória. Nesta palestra serão apresentados
estudos da área básica, com modelos animais, que contribuíram para o entendimento de como esses
hormônios do estresse atuam para modular tanto a força como a especificidade da memória, e sua
manutenção ao longo do tempo. A relação entre estes resultados da pesquisa básica com possíveis
aplicações na área clínica também será abordada.
Maria Teresa Carthery-Goulart
Funcionamento da memória no envelhecimento típico: características, prevenção e intervenções
cognitivas
A memória não é um sistema único, mas um conjunto de processos parcialmente independentes e que
apresentam diferentes substratos neurais. Nesta palestra, apresentaremos as características desses processos
e as mudanças esperadas no envelhecimento típico. Introduziremos o conceito de reserva cognitiva e um
conjunto de atividades e hábitos que podem prevenir o declínio funcional no envelhecimento. Finalmente,
apresentaremos o projeto "Ativamente", desenvolvido na Universidade Federal do ABC desde 2014 e seus
resultados a fim de trazer um panorama de tipos de intervenções cognitivas, entre as quais intervenções
musicais, que podem contribuir para um melhor funcionamento cognitivo, bem-estar e qualidade de vida no
envelhecimento.
Mediação: Patrícia Vanzella