Em 1919, de volta a Paris após quase dois anos no Brasil, Milhaud, envolto nas lembranças do Rio de Janeiro e de sua sonoridade, compôs sua obra mais conhecida e executada: Le Boeuf sur le Toit (O Boi no Telhado). Conhecida pela compilação de melodias populares brasileiras da época, essa obra reflete a memória auditiva e afetiva que Milhaud carregou do Brasil. Às memórias de um francês que ouvia tangos e maxixes pelas ruas cariocas, foram acrescentadas reminiscências das experimentações sonoras que ele havia realizado no Brasil. E colcha de retalhos orquestral que daí surgiu tornou-se um registro que reapresenta a música popular brasileira da década de 1910 para as gerações posteriores. Foi preciso voltar ao seu país de origem, ter o Rio de Janeiro e os amigos cariocas como lembrança, para que Milhaud acrescentasse à cena musical parisiense o ritmo e o caráter que remetiam a Nazareth e a Tupinambá, aquilo que ele chamava de “petit rien tão caracteristicamente brasileiro”.

Lina Noronha

Mediação: Rafael Righini

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