Paper information

20/12/2023 until 30/04/2024

A Comissão Organizadora e Científica convida a todos(as) envolvidos(as) com a saúde no cotidiano dos serviços, das instituições de ensino e pesquisa, das iniciativas de gestão e participação social a compartilharem seus trabalhos científicos e experiências no 16º Congresso Internacional da Rede Unida, em formato híbrido.

1) Informações Gerais:

O 16º Congresso Internacional da Rede Unida espera receber resumos de trabalhos científicos de diferentes origens: artigos, dissertações, teses, pesquisas, relatos e/ou sistematização de experiências e propostas de intervenção.

Seguindo a tradição dos Congressos da Rede Unida, os trabalhos inscritos serão analisados pela Comissão Científica e poderão ser selecionados para diversas atividades, como rodas de conversa, távolas e intervenções culturais.

  • Os trabalhos poderão ser inscritos por docentes, estudantes, profissionais das políticas sociais, especialmente da área da saúde, residentes em saúde, pesquisadores, membros de movimentos sociais, integrantes de coletivos e usuários do SUS.

  • A inscrição dos trabalhos será feita, exclusivamente, pelo sistema de submissões da Plataforma Doity, via internet e obrigatoriamente vincular-se ao menos a um dos eixos temáticos, dispostos nas normas e diretrizes gerais. Não serão aceitas propostas enviadas por e-mail, correio convencional, diretamente à Comissão Científica ou à Secretaria Executiva da Rede Unida.

  • Serão aceitos no máximo 03 (três) trabalhos por autor principal e no máximo 08 (oito) trabalhos em coautoria. Cada resumo submetido poderá ter no máximo 9 (nove) componentes. Trabalhos que apresentem orientador(a) deverão incluí-lo(a) como coautor(a).

  • Todos os trabalhos aprovados serão apresentados na modalidade oral, em formato híbrido e publicados nos Anais do Congresso. Não serão utilizados gráficos, tabelas, banner ou outros recursos visuais para a apresentação, este formato permitirá maior interação e participação dos(as) autores(as) e coautores(as) dos trabalhos nas rodas de conversa e maior compartilhamento entre os congressistas. A dinâmica de manter apenas apresentações orais é uma iniciativa que valoriza a sustentabilidade, reduzindo a impressão de material gráfico e uso de tecnologias.

  • Será emitido 01 (um) certificado por trabalho apresentado, onde constarão os nomes de todos(as) os(as) autores(as) e coautores(as).

  • Os(As) autores(as) e coautores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a Comissão Científica do 16º Congresso Internacional da Rede Unida a publicar ou divulgar o resumo com a finalidade da socialização da produção científica apresentada no evento, em âmbito nacional, internacional e em todos os meios de comunicação, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.

  • Os Anais do 16º Congresso Internacional da Rede Unida serão publicados na Revista Saúde em Redes, v. 10, Supl. 2 (2024) - Editora Rede Unida - DOI: 10.18310/2446-48132024v10nsup2.

2) Prazo para Submissões:

Os participantes interessados em submeter trabalhos devem preencher o formulário de submissão até as 23 horas e 59 minutos (horário de Brasília) do dia 30/04/2024.

3) Normas para apresentação de resumos:

  • Os resumos devem ser submetidos no formulário eletrônico, que deve ser preenchido em todos os seus campos e não devem ser inseridos gráficos, tabelas ou outros recursos visuais, apenas redigir o texto. Deverá ser indicado o eixo temático predominante de cada resumo.

  • Os resumos poderão ser apresentados na forma de resumo simples ou resumo expandido e deverão ser submetidos a apenas um dos seguintes eixos temáticos, sob o risco de ser rejeitado pelo sistema. Assim, para cada trabalho, o(a) autor(a) deverá escolher o eixo temático que melhor corresponda à discussão que pretende desenvolver:

EIXO 1 – Educação: Este eixo tratará sobre as políticas e experiências relacionadas à formação dos profissionais da área da saúde. Estão contemplados neste eixo: Formação Continuada e Educação Permanente; Metodologias ativas na formação de trabalhadores de saúde; Interação ensino/serviço/comunidade sob a ótica da educação; Experiências inovadoras nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em saúde; Práticas inovadoras na formação para o SUS; Políticas de Educação e Saúde: PET-Saúde, Pró-Saúde, etc.; Residências; Educação Interprofissional; Educação em Saúde; e outros temas relevantes na temática.

EIXO 2 – Trabalho: Este eixo compreende os seguintes temas: A Produção do Cuidado nos Níveis de Assistência à Saúde; Percepção dos Profissionais de Saúde Sobre a Produção do Cuidado; Desafios da Interdisciplinaridade na? Organização dos Processos de Trabalho; Experiências inovadoras na execução da Promoção e Assistência à Saúde em Diversos Cenários; Humanização no cotidiano do serviço; Sujeitos e Singularidades na Construção do Cuidado em Saúde; Territorialização em Saúde; Arte e Cultura como Trabalho Ampliado na Saúde; Impacto da Educação Permanente e Continuada no cotidiano do serviço; Integração Ensino-Serviço sob a ótica do trabalho; Vigilância em Saúde e Vigilância Popular em Saúde, Redes de Cuidado, e outros temas relevantes na temática.

EIXO 3 – Gestão: Este eixo compreende os aspectos que envolvem os desafios da gestão em saúde em diferentes dimensões e níveis de atenção à saúde: Gestão da política pública de saúde; Gestão do trabalho e da educação na saúde; Gestão dos serviços públicos, privados e outros; Regionalização em Saúde; Redes de Atenção à Saúde; Planejamento e Avaliação em Saúde; Financiamento do SUS; Relatos de experiências exitosas de gestão em saúde”. Dimensões ético-políticas das relações de trabalho; Saúde do trabalhador; e outros relevantes na temática”.

EIXO 4 – Controle Social e Participação Popular: Contempla os seguintes temas: Experiências de participação e/ou representação no controle social; Colaboração/participação em movimentos sociais; Experiências ou vivências em educação popular em saúde; Participação popular na educação e nos serviços de saúde; Ações ou estratégias de educação ou produção do cuidado em saúde que envolvam diretamente ou sejam protagonizadas pelo controle social ou movimentos sociais; Produção de pesquisa que analise ou produza reflexão sobre o controle social e a participação social como atores da produção de mudanças na saúde e na formação de profissionais de saúde; e outros temas relevantes na temática.

EIXO 5 – Saúde, Cultura e Arte: Este eixo convida ao diálogo das diversas formas e inserções da cultura e da arte na produção dos cotidianos da saúde: potencialidades e desafios da arte no campo de saberes e práticas que produzem os serviços e sistemas de saúde; a arte constitutiva de formas de existências de si, do cuidado de si e com o outro; dimensão estética que propõe a arte sob uma perspectiva ética de transformação das posturas tecnicistas de pensar a saúde sob posições hierárquicas, fragmentadas e curativistas. Dimensão política que se coloca enquanto uma problematização da técnica (techné) como modo de produzir vidas e mundos pela afirmação do direito à diferença; arte como invenção e ação transformadora do “fazer saúde”. Convidamos trabalhos que analisem e discutam experiências artísticas nos cotidianos da saúde, perpassando por equipamentos de saúde e pelos diversos espaços da cidade como nas ruas, praças, salas de aulas e outros.

EIXO 6 – Direito à Saúde e Relações Étnico-Raciais, de Classe, Gênero e Sexualidade: Este eixo direciona-se às problematizações sobre os efeitos das desigualdades de raça, classe, gênero e sexualidade na produção de iniquidades no acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) das populações (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, Intersexos (LGBTQIAPN+); de mulheres; negros e negras; povos originários; povos migrantes. Convida ao debate, análises e experiências de lutas sociais sob as perspectivas epistemológicas da Interseccionalidade e da filosofia da diferença em direção a defesa da Justiça Social, dos Direitos Humanos, da Vida como imanência e do SUS. Convidamos à submissão trabalhos que problematizam os efeitos do racismo, machismo, do capacitismo, da xenofobia, etarismo, da cisnormatividade, heteronormatividade, heterosexismo, branquitude, classe, do colonialismo, e qualquer outra forma de opressão, violência e injustiça, sobre o planejamento, formulação e execução das políticas, programas e serviços de saúde. Bem como os efeitos destes sobre a saúde física e mental da população.

4) Das modalidades e formatação:

Os trabalhos poderão ser enviados em forma de:

  • Resumo Simples: contendo no mínimo de 250 e o máximo de 500 palavras, ou

  • Resumo Expandido: contendo no mínimo de 1.000 e o máximo de 1.200 palavras.

  • Citações e referências não devem ser inseridas nos resumos simples ou expandidos, considerando que o número de palavras é limitado nos dois casos.

  • O texto deve ser escrito em língua portuguesa, espanhola, inglesa ou italiana.

5) Os resumos deverão conter os seguintes elementos estruturais:

  • Tema - título;

  • Apresentação: do que trata o trabalho e o objetivo;

  • Desenvolvimento do trabalho: descrição da experiência ou método do estudo;

  • Resultados: os efeitos percebidos decorrentes da experiência, ou resultados esperados ou encontrados na pesquisa;

  • Considerações finais;

6) Dos critérios para aprovação:

  • O resumo deve respeitar as normas de submissão;

  • O tema deve ser relevante para a temática do Congresso;

  • O texto deve ser compreensível aos leitores, coerente e com encadeamento lógico entre os elementos estruturais;

  • Os resumos devem ser originais e os(as) autores(as) e coautores(as) assumem a responsabilidade de que o trabalho não foi publicado anteriormente.

  • Todos trabalhos recebidos serão submetidos a um sistema de verificação de similaridades, sendo a ocorrência de plágios um dos critérios para reprovação. Exceções se aplicam a produções que são frutos de trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses dos próprios autores.

Os resumos que não cumprirem com as orientações descritas acima não serão aceitos.

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para: cientifica@redeunida.org.br

Maximum words: 1200(Typed: 0 | Remaining: 1200)

Author information

+ Add Co-author