Atividades pré-Congresso
Prezadas e prezados congressistas, estão abertas as inscrições para as atividades pré-Congresso. A inscrição é realizada pelo formulário abaixo. Para aqueles que partiticiparão nas oficinas de modo presencial, pedimos que levem 1kg de alimento não perecível para doação como forma de pagamento para participação em cada oficina.
As inscrições ficarão abertas até às 23h59 do dia 28 de julho.
Dúvidas referentes às oficinas pré-Congresso devem ser encaminhadas por email para congresso@redeunida.org.br
Formulário de inscrição nas atividades pré-congresso (clique aqui para acessar).
Atenção: o preenchimento do formulário acima não garante a participação nas atividades que possuem limite de vagas. Após o encerramento das inscrições, será divulgada a lista dos inscritos que preencheram as vagas, seguindo critério de ordem de inscrição.
Confira abaixo a ementa e demais informações sobre as atividades pré-Congresso:
Atividades em Porto Alegre (dias 29 e 30 de julho)
Dia 29/07
9h - 12h - Oficina de integração: “Produzindo redes e rizomas para qualificar a formação e o trabalho na saúde”
Oficina
Atividade apenas para convidados
Local: GHC - Porto Alegre
Coordenadores(as): GHC
14h - 15h - Roda de conversas sobre os temas da inovação nos processos de trabalho, de cuidado e de gestão: contribuições para a formação e para a pesquisa
Roda de conversa
Atividade apenas para convidados
Local: GHC - Porto Alegre
Coordenadores(as): GHC
15h -18h - Mesa 1: Políticas de qualificação do cuidado na saúde: como estamos no fortalecimento dos sistemas universais de saúde?
Mesa de debate
Atividade virtual
Sem limite de vagas
Coordenadores(as): GHC
Dia 30/07
9h30min - 12h - Mesa 2: Como responder a formação e o trabalho em saúde em tempo de desastres naturais: a experiência gaúcha
Mesa de debate
Atividade virtual
Sem limite de vagas
Coordenadores(as): GHC
13h30 - 17h - Visitas técnicas e reuniões temáticas nos serviços da rede de atenção básica/primária do GHC e da SMS/POA
Visitas técnicas
Atividade apenas para convidados
Coordenadores(as): GHC
Atividades em Santa Maria (dias 30 e 31 de julho)
Dia 30/07
09h às 17h - Seminário estadual Ad Comunidades Tradicionais de quilombos e de Matriz Africana construindo o desenvolvimento de territórios saudáveis e sustentáveis na promoção da Saúde
Seminário
Virtual
Vagas: 100
Ementa: O Seminário tem como objetivo, desencadear um processo de rearticulação na promoção e prevenção a saúde a partir do processo de reconstrução e desenvolvimentos de territórios saudáveis e sustentaveis, com moradores de localidades diversificadas e que se encontram em situação de total desestruturação financeira após inundação e catástrofe.
Coordenadores(as): Elisângela Silveira
09h às 17h - Formação dos Educadores e Educadoras do Programa AgPopSUS
Oficina
Atividade apenas para convidados
Ementa: O Curso de Agentes Educadoras e Educadores Populares em Saúde - AgPopSUS teve seu percurso e Caderno de Formação definidos desde fins de 2023 até maio de 2024, em produção coletiva, dialogada e baseada nas experiências anteriores de formação de agentes populares. Com muita disposição, troca, construção coletiva e intencionalidade político-pedagógica, chegamos à finalização da proposta do Curso e seu material para educandos e educadores. Agora, finalizado o processo seletivo nos Estados, passamos à etapa de formação dos Educadores e Educadoras do Estado do Rio Grande do Sul, aqueles que mais diretamente irão garantir a caminhada do Curso e contribuir para a formação de uma rede nacional de Agentes Educadoras e Educadores Populares em Saúde. Nestes quatro dias, queremos trazer para vocês as sínteses a respeito da conjuntura que vivemos na saúde e na atuação de movimentos sociais populares, sobre as bases político-normativas e da educação popular que sustentam essa proposta. Vamos pensar juntos os processos e métodos organizativos coletivos necessários para fazer andar o Curso, e realizar uma imersão metodológica com base nos eixos temáticos do Curso e suas estratégias pedagógicas, ao mesmo tempo considerando os territórios estaduais e locais, suas potências e desafios.
Coordenadores(as): Dayane Stefany dos Santos, Maria Eulina Marques de Sousa e Osvaldo Peralta Bonetti.
13h30 às 17h - PANC'S e ervas medicinais na vida periférica
Oficina
Presencial
Vagas: 30
Ementa: Mostrar plantas alimentícias não convencionais que também são plantas medicinais falando das propriedades que contém, com base na alimentação, que possibilitam a inserção na alimentação diária e possibilitam uma boa nutrição.
Coordenadores(as): Marco Antônio Culau Filho
Dia 31/07
9h às 12h30 - Candomblé, saúde e a importancia das folhas sagradas
Oficina
Presencial
Vagas: 60
Ementa: Apresentação das ervas sagradas e sua importância dentro da cosmologia africana.
Coordenadonres(as): Yiá Silvia Ty Osun e Micaela Severo da Fonseca
9h às 12h30 - Oficina de Auriculoterapia
Oficina
Presencial
Vagas: 30
Ementa: Auriculoterapia segundo a Medicina Tradicional Chinesa. • Pentagrama dos cinco elementos; • Escola francesa; • Estrutura anatômicas e pontos auriculares. • Método de avaliação e palpação na auriculoterapia. Tratamentos e protocolos. • Atividade prática.
Coordenadores(as): Núbia Beche Lopes; Ângela Kemel Zanella; Zuleica Alessio Orso, Marcio Rossato Baldke, Clarissa Iesen, Fátima Inês Alff Vargas
9h às 12h30 - Processo de patologização e medicalização da vida: o que pode a educação?
Mini-curso
Virtual
Sem limite de vagas
Ementa: Problematização das práticas de medicalização e patologização compreendendo-as como estratégia de produção de sujeitos e infâncias na contemporaneidade. Esta reflexão e diálogo entre educação e saúde tem a potência de constituição de uma rede de resistência em defesa da despatologização das infâncias.
Coordenadnores(as): Leandra Bôer Possa (PPPG/PPGE CE/UFSM); Fabiane Romano de Souza Bridi ((PPPG/PPGE CE/UFSM)); Elisandro Rodrigues (PPGATSUS GHC - PPGEDU/UFRGS) Clarissa Medianeira Caxambú da Rosa de Souza (Rede Municipal de Educação de Santa Maria - PPGE/UFSM; Denise Ferreira da Rosa (Rede Municipal de Educação de Jaguari - PPGE/UFSM)
13h às 17h - Avaliação de desempenho em programas de residência em área profissional de saúde
Oficina
Híbirida (participação pode ser virtual ou online)
Vagas: 30 (presenciais) / ilimitada (virtual)
Ementa: Avaliação de desempenho por meio de indicadores de competência nas dimensões do conhecimento, habilidades e atitudes. A oficina adotará metodologias diversificadas a partir da experiência do : 1) levantamento dos conhecimentos prévios dos participantes; 2) elaboração de painéis sobre a realidade atual da avaliação de desempenho; 3) exposição dialogada sobre conceitos chave que subsidiam a discussão da avaliação de desempenho por competências; 4) construção de matriz de indicadores de avaliação que evidenciem o desempenho por competências; 5) socialização das discussões e síntese.
Coordenadores(as): Dra. Rita de Cássia de Sousa Nascimento (Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional Regionalizado em Saúde da Família – Escola de Saúde Pública da Bahia), Me. Danilo Conceição Carvalho (Preceptor do Programa de Residência Multiprofissional Regionalizado em Saúde da Família – Escola de Saúde Pública da Bahia)
09h às 17h - A cozinha e a educação permanente dos coletivos em pesquisa: micropolítica e produção de saberes válidos
Oficina
Presencial
Vagas: 25
Ementa: Toma-se como base a experiência que cada pessoa já experimentou como produtor intensivo de conhecimento em si e com outras, que nessa experimentação há linhas de forças que operam e não são tratadas em suas implicações e sobreimplicações na construção dos processos vividos. Com estímulos de trechos de textos, retirados dos livros PESQUISADOR INMUNDO e REDE DE AVALIAÇÃO COMPARTILHADA, se procurará agenciar demandas para a rede de conversação que se constituirá na OFICINA e com isso abrir uma rede de diálogos inter e entre os participantes para trazer para a cena o vivido e as questões que vão transversalizando o encontro do grupo provisório que se formará nessa atividade. No final processaremos uma carta de demanda na OFICINA e um texto produzido a muitas mãos, oferecendo a narrativa do vivido como campo de experimentação e experiência, produzida em ato, durante o dia. Estaremos INMUNDO experimentando a COZINHA DA PESQUISA, experenciando práticas de Educação Permanente.
Coordenadores(as): Emerson Merhy, Débora Bertussi, Ana Abrahão, Sergio Carvalho, Juliana Sampaio, Laura Macruz, Moema Monteiro, Kathleen Cruz, Helvo Slomp Jr
13h30 às 17h - Musicoterapia e Arteterapia. A Arte como caminho
Oficina
Presencial
Vagas: 8
Ementa: Através da utilização de 4 ou 5 temas musicais vindos de propostas distintas, será proposto a produção de pinturas e/ou desenhos.
Coordenadores(as): Daniel 'Belion' Gomes Pinto
13h30 às 17h - I Oficina Nacional para construção de diretrizes para formação de enfermeiras em PICS: auriculoterapia
Oficina
Presencial
Vagas: 50 (presencial, apenas para enfermeiros(as) com formação em auriculoterapia e/ou acupuntura e/ou Medicina Tradicional Chinesa)
Ementa: Construir coletivamente uma proposta de diretriz para formação de enfermeiras(os) em auriculoterapia no Brasil.
Coordenadores(as): Daniela Dallegrave, Daiana Cristina Wickert; Maria Denise Schimidt
13h30 às 17h - Trança e turbante
Oficina
Presencial
Vagas: 30
Ementa: Ensinar como lidar com o cabelo crespo, cuidado, produtos e a valorização da auto estima da mulher negra na sociedade que há muito tempo não se vê representada, nessa sociedade racista e patriarcal.
Coordenadores(as): Silvia leme
13h30 às 17h - Oficina de culinária sustentável e criativa
Oficina
Presencial
Vagas: 10
Ementa: A oficina de culinária sustentável e criativa tem como objetivo instruir e sensibilizar pessoas de diversas idades e realidades sociais a cozinhar alimentos saudáveis, nutritivos e saborosos com o aproveitamento integral dos alimentos e utilizando espécies alimentícias não convencionais.
Coordenadores(as): Marcelle Azevêdo Rodrigues de Souza, Washington Luiz Barbosa de Barros, Manuela Giácomo, Leandro Bieluczyk
13h30 às 17h - Oficina de vasos auto irrigáveis
Oficina
Presencial
Vagas: 10
Ementa: A oficina de vasos auto irrigáveis consiste em ensinar os participantes a confeccionarem seus próprios vasos com material reciclado. Os participantes poderão aprender sobre a importância da reciclagem do lixo através de uma atividade prática, o funcionamento de um vaso freático e técnicas básicas de jardinagem.
13h30 às 17h - Busca em Base de Dados: aplicabilidade para as pesquisas científicas
Mini-curso
Presencial
Vagas: 30
Ementa: Apresenta e discute os diferentes processos de revisão da literatura com enfoque nos seguintes aspectos: construção da pergunta estruturada a partir dos acrônimos; definição de tesauros e strings de busca; gestão de pesquisa e banco de dados; avaliação da qualidade dos estudos a partir de instrumentos. Trata-se de um curso que tem por proposta a capacitação sobre os diferentes processos de revisão da literatura. Metodologia: serão utilizadas as metodologias ativas com base na Aprendizagem Baseada em Projetos, adaptada ao minicurso. Serão conduzidas vivências práticas para apresentar as ferramentas e os recursos disponíveis para a condução das revisões. Através da tutoria presencial, serão apresentados os diferentes recursos utilizados nos processos de revisão, com o uso de ferramentas disponíveis. Avaliação: Frequência e participação.
Coordenadores(as): Taís Veronica Cardoso Vernaglia; Priscilla Alfradique de Souza
13h30 às 17h - Práticas integrativas e complementares nos municípios - implementação, registro e financiamento
Mini-curso
Presencial
Vagas: 40
Ementa: Demonstração de como o Ministério de Saúde orienta a implementação das Práticas Integrativas e Complementares (PICS). Indicadores estadual em PICS. Analise da produtividade e financiamento. Sugestões de melhorias e avanços das PICS no RS e Brasil. Experiência da Implantação das PICS no município de Bento Gonçalves/RS. Uma breve visão dos Conselhos Federais dos Profissionais de Saúde e das associações de autorregulação das PICS e Atividade Prática com Auriculoterapia.
Coordenadores(as): Núbia Beche Lopes; Zuleica Aléssio Orso; Ângela Kemel Zanella; Marcio Rossato Badke; Clarissa Iesen, Fátima Inês Alff Vargas
13h30 às 17h - Exibição de Mini-documentário de 30-40 minutos e roda de conversa com membros da equipe ou coordenadora
Documentário
Presencial
20 vagas
Ementa: Exibição de mini documentário e roda de conversa sobre palhaçoterapia com pessoas com afasia
Coordenadores(as): Lenisa Brandao
13h30 às 17h - A prática da Biodanza na atenção primária como estratégia de promoção de saúde em grupo
Oficina
Presencial
Vagas: 50
Ementa: A Biodanza é descrita, na portaria no 849, de 27 de março de 2017, como "uma prática de abordagem sistêmica inspirada nas origens mais primitivas da dança, que busca restabelecer as conexões do indivíduo consigo, com o outro e com o meio ambiente, a partir do núcleo afetivo e da prática coletiva".A Biodanza abre janelas que podem fazer circular alegria e afeto em cenários das desigualdades que adoecem
Coordenadores(as): Marina Fagundes Gueiros
13h30 às 17h - Relações raciais e saúde mental/adoecimento no trabalho em saúde pública
Mini-curso
Presencial
Vagas: 35
Ementa: Este mini- curso pretende promover reflexões sobre as relações raciais e a saúde mental/adoecimento de trabalhadoras e trabalhadores da saúde pública, tendo em vista os desafios políticos e institucionais que atravessam este campo de trabalho.
Coordenadores(as): Karin Juliana Daffinyn da Silva, Adolfo Pizzinato
13h30 às 17h - A Terapia Comunitária Integrativa (TCI): Aprendendo e Ensinando no Coletivo
Oficina
Presencial
Vagas: 50
Ementa: A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) é uma metodologia de cuidado em saúde mental, que faz parte das práticas integrativas e complementares (PICS) do Ministério da Saúde (MS). Está fundamentada em 5 pilares teóricos: O Pensamento Sistêmico, Pragmática da Comunicação de Watzlawick, Antropologia Cultural, Pedagogia de Paulo Freire e a Resiliência. Essa oficina tem como objetivos, proporcionar uma vivência em TCI aos participantes e apresentá-la como uma metodologia ativa para a formação de diferentes cursos da saúde dentro do cenário de práticas da Atenção Primária em Saúde (APS). Para isso, será realizada uma roda de terapia comunitária integrativa voltada aos congressistas com duração de 1 hora. A TCI será destinada a todas as pessoas que desejarem participar da oficina (docentes, discentes, gestores, residentes e preceptores).Logo após, haverá um espaço para discussão dos elementos práticos e teóricos que facilitariam o processo de aprendizagem compartilhada. O tempo de duração da TCI não deve ultrapassar uma hora e meia, tal como preconizado pela Associação Brasileira de Terapia Comunitária (ABRATECOM).No entanto, antes da roda serão destinados 10 minutos para a apresentação dos autores e da proposta de trabalho, sem prejuízo neste tempo de duração.A roda será realizada em cinco etapas: O acolhimento, a escolha da inquietação, a contextualização, a problematização e o encerramento. Ao final da atividade prática serão propostas questões norteadoras para reflexão, o grupo de 60 pessoas será dividido em 3 subgrupos de 20 pessoas, onde os participantes colocarão suas percepções sobre a vivênciaem um tempo previsto de 40 minutos e logo após, no tempo restante, discutiremos no grupo com todos os inscritos as aplicações da TCI no processo de ensino e aprendizagem,envolvendo elementos e sentidos observadosna experiencia.Na primeira fase de discussão serão abordados temas como a escuta empática e o silencio ativo, a relação profissional de saúde -paciente no ambiente circular, o autocuidado, o aprendizado horizontal e a interprofissionalidade. Como resultados esperados pretendemos promover um ambiente de cuidado acolhedor para todos os inscritos, além de fortalecer a pedagogia de Paulo freire com um aprendizado horizontal, equânime e inclusivo, incorporando saberes de diferentes pessoas, independentemente de gênero ou escolaridade. Repensando a forma daquele que ensina e aprende, gerando autonomia e ampliando o olhar para os processos de saúde e adoecimento.
Coordenadores(as): Sílvia Mello dos Santos,Ana Bratriz de Freitas Werneck, Elisangela Lira Bonifacio,Luisa de Carvalho Fiedler
13h30 às 17h - Cuidados com PCDs, cuidados para quem cuida
Oficina
Presencial
Vagas: 40
Ementa: Cuidar de quem cuida é uma perspectiva essencial no campo da saúde. Frequentemente, concentramos nossa atenção nos pacientes, mas os cuidadores também precisam de suporte. A psicóloga Josie Conti destaca a importância de cuidar dos cuidadores: Rede de Apoio: Cuidadores devem ter uma rede de apoio robusta, com revezamento entre familiares e amigos. Isso ajuda a prevenir o esgotamento físico e emocional. Tempo de Lazer: É fundamental que os cuidadores tenham momentos para si, dedicando-se a atividades prazerosas e relaxantes1. Grupos de Apoio: Participar de grupos de apoio permite compartilhar experiências e estratégias de enfrentamento com outros cuidadores. Suporte Psicológico: Em casos mais desafiadores, o suporte psicológico pode ser necessário para lidar com emoções como tristeza, ansiedade ou depressão. No contexto dos cuidados paliativos, a abordagem holística considera tanto o paciente quanto o cuidador como uma unidade de cuidado. Reconhecer e apoiar quem cuida é fundamental para garantir a qualidade do cuidado ao paciente.
Coordenadores(as): Eliane de Oliveira Campos e Fabiana Patricia
13h30 às 17h - O que fica quando as águas retornam aos seus leitos: memória, luto, significado e reconstrução
Roda de conversa
Presencial
Vagas: 30
Ementa: Uma roda de conversa/acolhimento sobre os efeitos e consequências das crises, (epidemiológica, civilizatória, climática) que ocasionam perdas e requerem enfrentamentos e retomadas com retorno às rotinas sociais.
Coordenadores(as): Ezequiel de Candido Amaral; Maíne Prates; Rafael Wolski
13h30 às 17h - Desenho universal para aprendizagem: integração entre saúde e educação
Mini-curso
Híbrido (possibilidade de participação virtual e presencial)
Vagas: 20 (presencial) / ilimitadas (virtual)
Ementa: A proposta desta atividade é criar um espaço de diálogo e troca de experiências entre estudantes e profissionais das áreas de saúde e educação, com foco nas práticas e estratégias do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). A atividade começará com a apresentação do conceito de DUA e seus princípios básicos, seguida por uma discussão aprofundada sobre os desafios enfrentados na implementação do DUA e as possíveis soluções para esses desafios. Busca-se construir e fortalecer uma rede de profissionais comprometidos com a implementação do DUA, promovendo a continuidade do diálogo e da colaboração.
Coordenadores(as): Denise Ferreira da Rosa; Marília Lopes Heman; Camila Schmitt Pires
13h30 às 17h - Boas Praticas em Saúde Mental (Recovery, GAM, Ouvidores de vozes e Dialogo Aberto)
Mini-curso
Presencial
Vagas: 20
Ementa: Aproximação com as Novas Abordagens em Saúde Mental (Recovery, GAM, Ouvidores de vozes e Dialogo Aberto) e suas repercussões na vida e comunidade no cenário da Reforma Psiquiátrica Brasileira
Coordenadores(as): Luana Ribeiro Borges
13h30 às 17h - Estratégias de consolidação da rede de Ouvidorias do SUS: instrumento para a participação cidadã e avaliação das redes de atenção à saúde
Mini-curso
Híbrido (possibilidade de participação presencial e virtual)
Vagas: 50 (presencial) / sem limites (virtual)
Ementa: 14h Boas-vindas aos participantes e apresentação dos objetivos do Mini-Curso. 14h30 Painel: Implementação de ouvidorias estruturadas e articuladas entre si, nas três esferas de governo, voltadas à inserção dos cidadãos nos processos de formulação, de acompanhamento, de avaliação e de controle das políticas públicas de saúde. Convidado: Ouvidoria-Geral do SUS do Ministério da Saúde. 15h15 Intervalo 15h30 Painel: Atuação da Ouvidoria do SUS da SES/RS, para o atendimento aos cidadãos durante as enchentes: estratégias imediatas, fluxos pactuados e retomada das atividades cotidianas; Ouvidoria do SUS da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul. 16h15 Debate com os participantes. 17h Encerramento
Coordenadores(as): Luiza Maria Plentz
14h às 17h - Socializando práticas e construindo caminhos
Roda de conversa
Híbrido
Ementa: atividade para os integrantes do Centro de Educação e Assessoramento Popular - CEAP, Comissão Intersetorial de educação Permanente para o Controle Social no SUS- CIEPCSS/CNS e Representantes das Comissões Estaduais de Educação Permanente dos 26 estados e DF
Atividade apenas para convidados
16h às 20h - Construção participativa de indicadores de evidência na Avaliação do Desempenho Profissional
Oficina
Híbrido (possibilidade de participação presencial e virtual)
Vaga: 20 (presencial) / ilimitadas (virtual)
Ementa: Formação por objetivos, Pedagogia das competências, Práticas confiabilizadas e Desempenho esperado, um percurso em direção aos indicadores de evidência para uma avaliação compartilhada.
Coordenadores(as): Rita de Cássia de Souza Nascimento (doutora em saúde coletiva pela Universidade Federal da Bahia e Universidade da Carolina do Norte/EEUU, professora da Escola de Saúde Pública da Bahia)
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