Cidade alegre, cosmopolita e multifacetada, Santa Maria tem muito a oferecer a moradores e visitantes. Seus diversos atrativos histórico-culturais se unem à gastronomia variada e às belezas naturais, com destaque para o patrimônio paleontológico, resultando em várias opções de lazer, cultura e entretenimento. Somos uma cidade com localização privilegiada, com acessos rodoviários a todas as partes do Estado e aeroporto com rota diária à Capital. Referência regional para o comércio e o serviço e polo de educação e de saúde, características que nos fazem ter uma população extremamente acolhedora.

Santa Maria é uma cidade polo da região central do Rio Grande do Sul, distante cerca de 290 km da capital Porto Alegre. Por estar localizada em seu centro geográfico, possui ligações para qualquer região do estado. Santa Maria é uma cidade plural, resultado da multiplicidade de seus povos e de sua cultura. Por isso, recebeu ao longo dos anos várias alcunhas, sendo reconhecida de diversas formas.

Cidade Cultura

Reconhecida por concentrar inúmeras atividades educacionais, em especial as relacionadas ao Ensino Superior, que atraem alunos de diversos lugares. A relação entre Santa Maria e cultura, porém, começou a ganhar forma nas primeiras décadas do século XX, quando a cidade foi palco de diversas exibições teatrais de companhias que vinham de São Paulo e Rio de Janeiro rumo ao Uruguai e Argentina, ou que faziam o caminho inverso. Além disso, entre 1911 e 1937 foram inaugurados quatro cinemas na cidade, que exibiam um mínimo de oito sessões diárias. Outros cinemas, como o Cine Glória, também fizeram história em Santa Maria e permanecem até hoje nas memórias e recordações da população.

Cidade Universitária

Apontada como um centro de conhecimento e inovação em função de abrigar 8 instituições de Ensino Superior, a cidade atrai estudantes de várias partes do estado e país, com reconhecimento nacional e internacional. Uma delas, a Universidade Federal de Santa Maria, foi a primeira universidade federal criada no interior, ou seja, fora de uma capital brasileira, um marco importante no processo de interiorização do ensino universitário público no país.

Cidade Militar

Santa Maria destaca-se por ter o segundo maior contingente militar do país, compreendido pela 3ª Divisão do Exército Brasileiro e pela Base Aérea. A economia está relacionada ao seu perfil como centro estudantil e militar, visto que a cidade tem uma renda pública importante oriunda dos militares e dos funcionários públicos federais. Comércio e serviços representam mais de 70% do PIB, segundo dados da Fundação de Economia e Estatística (2016).

Cidade Ferroviária

A ferrovia teve um papel fundamental no desenvolvimento de Santa Maria, visto que a sua localização geográfica a tornou um importante entroncamento ferroviário, por onde passavam as principais linhas do estado. O patrimônio histórico, fortemente atrelado à memória ferroviária, é representado pela Vila Belga, pela Gare da Estação Ferroviária, pelos casarios majestosos e pelos muitos relatos dos tempos em que os trens de passageiros cruzavam a cidade rumo à fronteira ou à capital gaúcha. A Avenida Rio Branco, uma das principais vias e antigo eixo de ligação entre a Estação Ferroviária e o centro da cidade, ainda conserva diversas edificações que compõem, hoje, o maior conjunto contínuo de Art Déco da América Latina.

39º Festival Internacional de Inverno da USFM

O Festival Internacional de Inverno da UFSM iniciou em 1986, tendo por objetivo favorecer o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da atividade musical num ambiente de integração com a sociedade. Assim, diante do potencial turístico da região da Quarta Colônia de Imigração Italiana e do interesse da comunidade de Vale Vêneto em promover o resgate de suas origens surgiu uma parceria que até hoje se mantém. A comunidade de Vale Vêneto idealizou a Semana Cultural Italiana e desde então Universidade Federal de Santa Maria, a comunidade de Vale Vêneto e a Prefeitura de São João do Polêsine têm sido parceiras na promoção dos dois eventos, contando ainda com a colaboração da University of Georgia, Estados Unidos.

Nesses 39 anos de existência, além de alunos brasileiros vindos de diversos estados, o Festival teve também a participação de alunos da Argentina, Uruguai, Bolívia, Paraguai, Costa Rica, Estados Unidos e Alemanha, os quais tiveram a oportunidade de estudar com renomados professores. Neste mesmo período, inúmeras Escolas de Música e Universidades da Europa, Estados Unidos, Oriente Médio e América Latina estiveram representadas no Festival, através de seus professores que realizaram recitais e ministraram oficinas.

39º Festival Internacional de Inverno da UFSM

Cidade de Santa Maria da Boca do Monte

Situada em uma zona de transição entre o Planalto Meridional Brasileiro e a Depressão Central do estado, Santa Maria está cercada por morros, que formam belas molduras para o cenário urbano. Os morros podem ser visualizados de praticamente qualquer ponto da cidade, compondo paisagens que fazem parte de seu patrimônio natural. Além disso, os distritos santa-marienses são expressivos cenários, próprios para realização de atividades de turismo no meio rural.

Cidade do Xis

Apesar da gastronomia variada, representada nos diversos bares, restaurantes e cafeterias, Santa Maria é conhecida pelo seu Xis. O lanche rápido, consumido a qualquer hora do dia e encontrado a preços baixos nos trailers em vias públicas faz sucesso principalmente entre o público universitário.

Berço dos Dinossauros

Santa Maria faz parte de uma região reconhecida pela exuberância do patrimônio paleontológico, onde foram encontrados os fósseis dos primeiros e mais antigos dinossauros do planeta Terra.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo