.A Terapia Comunitária Integrativa (TCI): Aprendendo e Ensinando no Coletivo
A Terapia Comunitária Integrativa (TCI): Aprendendo e Ensinando no Coletivo
31/07 - 13h30 às 17h
CCSH Prédio 74B Sala 3132
Oficina
Presencial
Vagas: 50
Ementa: A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) é uma metodologia de cuidado em saúde mental, que faz parte das práticas integrativas e complementares (PICS) do Ministério da Saúde (MS). Está fundamentada em 5 pilares teóricos: O Pensamento Sistêmico, Pragmática da Comunicação de Watzlawick, Antropologia Cultural, Pedagogia de Paulo Freire e a Resiliência. Essa oficina tem como objetivos, proporcionar uma vivência em TCI aos participantes e apresentá-la como uma metodologia ativa para a formação de diferentes cursos da saúde dentro do cenário de práticas da Atenção Primária em Saúde (APS). Para isso, será realizada uma roda de terapia comunitária integrativa voltada aos congressistas com duração de 1 hora. A TCI será destinada a todas as pessoas que desejarem participar da oficina (docentes, discentes, gestores, residentes e preceptores).Logo após, haverá um espaço para discussão dos elementos práticos e teóricos que facilitariam o processo de aprendizagem compartilhada. O tempo de duração da TCI não deve ultrapassar uma hora e meia, tal como preconizado pela Associação Brasileira de Terapia Comunitária (ABRATECOM).No entanto, antes da roda serão destinados 10 minutos para a apresentação dos autores e da proposta de trabalho, sem prejuízo neste tempo de duração.A roda será realizada em cinco etapas: O acolhimento, a escolha da inquietação, a contextualização, a problematização e o encerramento. Ao final da atividade prática serão propostas questões norteadoras para reflexão, o grupo de 60 pessoas será dividido em 3 subgrupos de 20 pessoas, onde os participantes colocarão suas percepções sobre a vivênciaem um tempo previsto de 40 minutos e logo após, no tempo restante, discutiremos no grupo com todos os inscritos as aplicações da TCI no processo de ensino e aprendizagem,envolvendo elementos e sentidos observadosna experiencia.Na primeira fase de discussão serão abordados temas como a escuta empática e o silencio ativo, a relação profissional de saúde -paciente no ambiente circular, o autocuidado, o aprendizado horizontal e a interprofissionalidade. Como resultados esperados pretendemos promover um ambiente de cuidado acolhedor para todos os inscritos, além de fortalecer a pedagogia de Paulo freire com um aprendizado horizontal, equânime e inclusivo, incorporando saberes de diferentes pessoas, independentemente de gênero ou escolaridade. Repensando a forma daquele que ensina e aprende, gerando autonomia e ampliando o olhar para os processos de saúde e adoecimento.
Coordenadores(as): Sílvia Mello dos Santos,Ana Bratriz de Freitas Werneck, Elisangela Lira Bonifacio,Luisa de Carvalho Fiedler
Inscrição: https://doity.com.br/16-congresso-internacional-da-rede-unida/blog/atividades-pre-congresso