Mesa-redonda 1: Dos bastidores ao palco: infraestrutura da produção
Mesa-redonda 1: Dos bastidores ao palco: infraestrutura da produção. ID da Reunião: 979 0294 1373
Mediação: Rafael Righini
Cássio Laranja
Uma breve apresentação dos principais aspectos relacionados a produção de um evento musical. Planejamento - Projeto do Evento - Contratações - Logística - Comunicação - Imprensa - Técnica.
Dick Danello
Cantor, compositor, radialista, produtor, ator. Filippo d’Anello apresenta episódios de sua longa carreira, dando particular destaque à produção de eventos artísticos dedicados à música italiana, em terras brasileiras. Descreve como é a realidade de produção de espetáculos, segundo o produtor. As facilidades e entraves que a profissão lhe impõem, nas diversas plataformas midiáticas (teatro, rádio, gravadora) e lugares (em terra firme, ao mar aberto).
Leslie Pierce
Os desafios na montagem de um espatáculo de teatro musical
Trabalhar em Teatro Musical já é um desafio, o que podemos esperar em uma montagem de um musical de grande porte? Antes de mais nada é importante reconhecer que um espetáculo musical tem uma linguagem muito particular aonde se estabelece que as pessoas interpretam a história a ser contada como se eles mesmos cantassem, dançassem e falassem na sua vida real, no cotidiano. O musical requer uma capacidade de entrar nessa ficção e muito trabalho é feito para que o público não perca a trama e entre nesse mundo “fantástico”. O que pode tirar o foco do público é qualquer tipo de coisa que não esteja entrando e fluindo com a música, com os objetivos da história e do jeito que o Diretor deseja contá-la. O foco está em TUDO o que faz parte de cada cena e é na montagem aonde mais de 200 pessoas estão envolvidas para trabalhar em todos os mínimos detalhes para encantar as pessoas que ocuparão a plateia do teatro.
Paulo Ferreira de Castro
Políticas da interpretação no teatro de ópera
De que falamos quando falamos de políticas da interpretação no teatro de ópera? Entre outras coisas, do próprio alcance do conceito de interpretação em geral, e portanto, de um conjunto de questões de que a filosofia se tem ocupado no âmbito da teoria hermenêutica: o lugar ontológico do sentido, a tensão entre emergência e reprodução do significado, a pretensa autoridade do autor, as miragens da fidelidade ao texto, a margem de liberdade permitida ao intérprete, a atitude do espectador. Quais as potencialidades, os equívocos e os eventuais limites de algumas das tendências em confronto neste campo, e quais as suas implicações no presente contexto politico-cultural, é o tema sobre o qual propomos uma breve reflexão.