Mesa-redonda 2: O espaço cênico como ponto de partida para a concepção da obra.
Mesa-redonda 2: O espaço cênico como ponto de partida para a concepção da obra. ID da Reunião: 969 8503 7319
Mediação: Fernando Magre
Pedro Paulo Bogossian
A música no teatro: o sentido do jogo
Neste trabalho, abordamos questões referentes à sincretização da linguagem musical à cenateatral. A partir da ideia de jogo entre as substâncias sensoriais, do contracenar entre diversos planos da expressão, visamos a descrever, nos planos da expressão e do conteúdo da enunciação teatral, de que modo a música se organiza e contribui para a construção da narrativa e do discurso cênicos. O quadro teórico utilizado para proceder à análise é o da Semiótica de linha francesa, greimasiana, por esta trabalhar com o plano de conteúdo dos textos em diversos planos de expressão e com a sincretização no plano da expressão, bem como por entender o texto como uma organização que produz efeitos de sentido.
Martin Eikmeier
Música e Dramaturgia
A fala deverá refletir o papel dramatúrgico que uma música tem em cena. Portanto, fazer a defesa de um músico de teatro ou cinema que, antes de qualquer coisa, compreenda o vocabulário da dramaturgia. Que saiba fazer as perguntas corretas a cerca da história, dos personagens, de sua vida interior, seu movimento na cena, e sua relação com os demais elementos da cena, para dar início ao seu processo criativo.
Heitor Martins Oliveira
Leiautes, quadros vivos e percursos: abordagem composicional da situação da performance musical como espaço cênico
Como os compositores pensam a situação de performance musical? Como essas concepções se integram ao trabalho composicional? Em entrevista concedida por Mauricio Kagel a Jean-Yves Bousseur (1971), é possível discernir importantes aspectos da visão deste compositor sobre essas questões, encontrando-se aí a gênese de seu teatro instrumental. Na minha prática composicional para a sala de concerto, também compreendo a situação de performance musical a partir de sua teatralidade, ou seja, sua multisensorialidade e potencial de construção de sentidos narrativos. A abordagem da situação de performance de música de concerto como espaço cênico é um dos eixos da minha prática, perpassando planejamento e escrita, bem como processos colaborativos e montagens das peças. Nesse contexto, são recorrentes a formulação de leiautes, a seleção de elementos visuais (figurino, iluminação, objetos cênico- musicais), a estruturação em quadros vivos e o desenvolvimento formal em percursos. Essas escolhas composicionais assumem implicações sonoras e narrativas entrelaçadas.
Walter Neiva
Ópera, direção cênica, processos de montagem do cenário, movimentação em palco, possibilidades de encenação tendo em vista as linhas de canto, depoimento pessoal sobre a aprendizagem da profissão de direção cênica e realidade do momento atual frente à pandemia.