Antonio Marcelo Galbetti

Músico, locutor, sound designer, diretor de produção

Músico formado pela ECA-USP, pós graduado (latu censo), locutor, sound designer, diretor de produção e projetos. Profissional atuante em diversas áreas da arte, comunicação e tecnologia (áudio, cenografia, mecanização e interatividade) voltadas para empreendimentos culturais, educacionais e entretenimento (museus, cinema, rádio, tv e teatro) onde junto a práxis e a cursos vem aprimorando sua atuação. Últimos Projetos: Produção de equipamentos visando demonstrar geração de energia pelo movimento (Gira-gira e Gangorra) para Casa Modelo PCJ -  Produção de suíte de efeitos sensórios sincronizados com conteúdo exibido em tela para a Sala de Cinema Sensorial / Casa Modelo PCJ - Produção áudio design mais esculturas sonoras para o projeto museográfico do Museu da Biodiversidade do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS. - Concepção e produção de equipamentos robóticos, cenográficos e estações interativas para a SABINA (escola parque do conhecimento) em Sto André SP. - Áudio e produção para maquete ferroviária interativa do Museu das Minas e do Metal em Belo Horizonte MG - Produção do carro móvel tematizado para o espetáculo multimídia Terra de Livres, São João Del Rei, MG - Produção musical, desenho sonoro e composição de música para o animação, “Juro que ví: O Boto”, Humberto Avelar, Rio de Janeiro RJ. - Concepção e produção de transportador mecanizado e elevador para espetáculo “Priscilla a Rainha do Deserto”, São Paulo, SP. - Trilha sonora e direção musical do longa infantil “A Ilha do Terrível Rapaterra” São Paulo SP. - Trilha sonora do longa “Rua 6 Sem Número”, João Batista de Andrade, São Paulo SP - Trilha sonora do curta Rivellino de Marcos Katudijan, São Paulo, SP. - Produção e concepção de Simulador de Viagem para empreendimento Mundi em diversos estados, Brasil.

Cida Moreira

Cantora, atriz

Cida Moreira começou sua carreira profissional em 1977, como atriz de teatro, na peça “A Farsa da Noiva Bombardeada”, de Alcides Nogueira, com direção de Marcio Aurélio; depois de uma trajetória artística que vinha desde cinco anos, quando começou a estudar piano e a cantar em programas de rádio no interior de São Paulo, e seguiu com os estudos musicais, e atividade como cantora, em corais, e no teatro amador, em Londrina, e depois numa intensa atividade artística na Universidade, onde começou a fazer teatro, e fez vários espetáculos musicais. Em 1978 foi convidada por Luiz Roberto Galízia a participar do Teatro Ornitorrinco, que estava sendo fundado naquele ano. Realizou vários trabalhos com o grupo entre 1978 e 1982; principalmente o “Teatro do Ornitorrinco Canta Brecht e Weill”, com o qual percorreu o país por dois anos de muito sucesso. Ao mesmo tempo, participou como atriz da montagem original da Ópera do Malandro, de Chico Buarque, no Rio de Janeiro, com direção de Luiz Antônio Martinez Corrêa, e da remontagem de “Os Saltimbancos”, com direção de Antonio Pedro. Nesta fase da carreira tornou-se uma especialista nas canções teatrais, característica que moldou definitivamente sua personalidade como cantora. Em 1980, após a temporada da “Ópera do Malandro”, começou uma carreira como cantora com o show “Summertime”, com direção de José Possi Neto; de imenso sucesso, espetáculo que percorreu todo o país, teve as melhores críticas; e que resultou no convite para a gravação de seu primeiro disco, “Summertime”, uma gravação ao vivo do show, realizada no Teatro Lira Paulistana, em julho de 1981 e lançado como disco independente, numa época fértil da música em São Paulo, onde vários talentos surgiram e se firmaram no mercado. Em 1981 ainda fez o espetáculo “Às Margens Plácidas”, com o grupo Pod Minoga, como convidada, e em 1982 participou com o Ornitorrinco da montagem de “Mahagony Songspiel”, de Bertold Brecht e Kurt Weill, onde realizou também a direção musical. A partir desse ano, dividiu-se entre o teatro, a música e o cinema. Gravou seis discos; fez nove filmes, e realizou inúmeros espetáculos musicais, numa trajetória original, onde firmou-se como identidade artística muito forte e determinante.

Felipe Radicetti

Compositor, produtor

Compositor de formação clássica e premiado criador de música para TV, cinema, teatro e do cancioneiro popular, iniciou suas produções para TV na Globograph em 1987. Atuou como maestro e criador de música para comerciais de TV no Estúdio Nova Onda de 1993 a 2015. Mestre em música e educação pela UniRio, Felipe Radicetti publicou os livros “Escutas e olhares cruzados nos contextos audiovisuais” (2018) e “Trilhas sonoras: o que escutamos no cinema, no teatro e nas mídias audiovisuais”, pela Editora Intersaberes.

Guilherme de Almeida Prado

Diretor, roteirista, produtor, montador

Formou-se em Engenharia Civil, enquanto paralelamente fazia filmes em super-8. Em 1981, realizou As Taras de Todos Nós e, em seguida, fundou a produtora Star Filmes e realizou Flor do Desejo (1984), A Dama do Cine Shanghai (1988 – enorme sucesso de público e crítica, ganhador de mais de 30 prêmios em festivais nacionais e internacionais, como XVI Festival de Gramado, X Festival do Novo Cine Latino-Americano de Havana, VI Festival Franco-Americano de Cinema de Bogotá, V Rio Cine Festival e XXI Prêmio Air France de Cinema nas categorias de Melhor Filme e Diretor), Perfume de Gardênia (1992), A Hora Mágica (1998), o curta-metragem Glaura (Melhor Curta-Metragem no Festival de Fribourg (Suiça - 1995) e o longa-metragem, Onde Andará Dulce Veiga?, baseado na obra de Caio Fernando Abreu. Tem inédito o filme A Palavra, para lançamento em 2022.

Juan Pablo González

Musicólogo

Juan Pablo González es Doctor y magíster en Musicología por la Universidad de California, Los Ángeles, director del Magister en Musicología Latinoamericana y de la revista Contrapulso de la Universidad Alberto Hurtado, profesor titular del Instituto de Historia de la P. Universidad Católica de Chile, y coordinador de la Asociación Regional para América Latina y el Caribe ARLAC/SIM. Su línea de investigación privilegia el estudio de la música popular de todo el siglo XX, realizando contribuciones en los ámbitos histórico-social, socio-estético y analítico. También realiza estudios de música de arte del siglo XX en Chile, considerando la relación entre vanguardias y lenguajes locales. Ha contribuido a la formación musicológica en la región creando programas de pregrado y posgrado en distintas universidades chilenas e impartiendo seminarios de posgrado en Argentina, Colombia, Perú, Brasil, México y España.  Junto a sus abundantes artículos publicados en revistas académicas internacionales, es coautor de dos volúmenes de Historia social de la música popular en Chile (La Habana 2005, Santiago 2009) junto a C. Rolle y O. Ohlsen; de Cantus firmus: mito y narrativa de la música chilena de arte del siglo XX (2011) junto a R. Díaz; y de Violeta Parra. Tres discos autorales (2018) junto a J.A. Sánchez y F. Carrasco. En 2013 publicó en Santiago Pensar la música desde América Latina. Problemas e interrogantes, publicado también en Argentina (2013), Brasil (2016) y Estados Unidos (2018). En 2017 publicó Des/encuentros en la música popular chilena 1970-1990 y en 2021 Música popular chilena de autor (1990-2000). Textos, medios identidades (en prensa).

Laert Sarrumor

Cantor, compositor, ator

LAERT SARRUMOR é o que se pode chamar de um artista multimídia. Formou-se em jornalismo, em 1979, pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, São Paulo. Editou a revista SARRUMOR (de onde vem o seu nome) e o jornal O MATRACA, na década de oitenta. Colaborou com as revistas Mad brasileira, Chiclete com Banana, do Angeli, e com o jornal O Planeta Diário, nos anos setenta e oitenta. É fundador, cantor e compositor do grupo satírico-musical LÍNGUA DE TRAPO, que em 1984 ganhou o Prêmio APCA como melhor grupo, e em 2005 lançou um box comemorativo de 25 anos de carreira, com 7 CDs e 1 DVD. Como dublador, fez a voz do rato Topo Gigio, na TV Bandeirantes, em 1986 e 1987, no vídeo “Topo Gigio no Castelo do Conde Drácula” e gravou dois discos pelo selo Disco Ban. Dublou a voz do rato Topo Gigio em vídeos lançados pela produtora Sato Company, em 2015.  Fez a voz do personagem Bob Cuspe, no Jornal Oito e Meia, na TV Bandeirantes e no premiado curta metragem Dossiê Rê Bordosa, de 2008. Na Rede Manchete, redigiu e apresentou o programa “Nas Ondas do Rádio”, dirigido por Jayme Monjardim, em 88 e 89. Nesse mesmo período, trabalhou como repórter de bastidores do programa “Milk Shake”, da apresentadora Angélica. Como ator, atuou em diversos vídeos, comerciais, curtas-metragens e em “longas”, como “Beijo 2348/72”, de Walter Rogério, “Terra Estrangeira”, de Walter Salles Jr., “Boleiros” e “Boleiros 2” , de Ugo Giorgette e “Tapete Vermelho”, de Luiz Alberto Pereira. Foi colaborador do dramaturgo Carlos Alberto Soffredini, na redação da telenovela “Brasileiras e Brasileiros”, no SBT, em 1990. Atuou no espetáculo “A Estrambótica Aventura da Música Caipira”, de Carlos Alberto Soffredini, em 1990.Fez o personagem Jurandir, no “sitcom” do programa do Fábio Jr., na Rede Record, em 99. Fez o personagem “Capitão Irado”, no programa Band Kids, em 2000, na Rede Bandeirantes. Em 2007 atuou no humorístico SEM CONTROLE, no SBT. É um dos idealizadores e redator do projeto de humor Nunca se Sábado, que foi apresentado por quatro anos, no Teatro Folha, São Paulo. Inspirado no humorístico da TV norte americana Saturday Night Live, o projeto teve nomes como Boris Casoy, Adrianne Galisteu, Selton Melo, Caco Ciocler, Eliana, Maitê Proença, Gianne Albertoni e Paola Oliveira, entre outros, como convidados/apresentadores. Na mesma época, idealizou, produziu e participou como apresentador e músico do Projeto ConcerTerça, que aconteceu durante dois meses no Teatro Folha, São Paulo, em 2007, promovendo encontros artísticos improváveis, como o de Tetê Espíndola com o grupo Língua de Trapo, de Maurício Pereira com os Demônios da Garoa, de Serginho Leite com as Irmãs Galvão, e vários outros. Dirigiu e atuou como cantor e ator na série de espetáculos Horas Lamartinescas, comemorando o centenário de nascimento de Lamartine Babo, no Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo, em 2004. Como radialista, produz e apresenta o programa “RÁDIO MATRACA”, há 29 anos, aos sábados, pela USP FM. O programa ganhou o Prêmio APCA como melhor programa de humor de rádio, em 2008. Participou como membro da comissão julgadora do Edital de ocupação da Sala Guiomar Novaes-Funarte, São Paulo, em 1998 e como membro da comissão julgadora do Edital do ProAc, São Paulo, para gravação de CD inédito, em 2011. É idealizador, curador e também participa como músico, do Projeto HarmonizaSom, que teve início em outubro de 2010, no espaço Melograno, em São Paulo, que já está na terceira temporada, com apoio do ProAc e patrocínio da AMBEV, e onde já se apresentaram artistas como Jair Oliveira, Tetê Espíndola, Zé Geraldo, Maurício Pereira, Carlos Careqa, André Abujamra, grupo Bicho de Pé, Três do Língua de Trapo e Edvaldo Santana, entre muitos outros. É autor da coleção de livros “Mil Piadas do Brasil”, composta pelos “best-sellers” MIL, MAIS MIL e AINDA MAIS MIL PIADAS DO BRASIL e também dos livros infanto-juvenis UM CAMPEONATO DE PIADAS (em parceria com Guca Domenico), e ESSE JUQUINHA É UMA PIADA, todos publicados pela Editora Nova Alexandria.

Luisa Toller

Compositora, preparadora vocal

Luisa Toller é formada em música na Unicamp, com especialização na Faculdade Santa Marcelina e mestrado em sonologia pela USP. Integra os grupos Bolerinho, Meia Dúzia de 3 ou 4, Vozeiral e o infantil Tá na Hora de Dormir. Como compositora já fez webhits, jingles, trilhas sonoras e é tricampeã do concurso de marchinhas Nois Trupica Mais Não Cai. Foi curadora da Caixa Cultural em 2017 e é colunista na Revista Azmina. Participou como preparadora vocal e arranjadora de vozes nos discos de Mariana Furquim, Maria Ó, Abacaxepa, Felipe Bemol, entre outres.

Magali Kleber

Professora, pesquisadora

Dra. Magali Kleber, sênior em piano e possui mestrado e doutorado em educação musical e pós-doutorado em etnomusicologia. Sua tese de doutorado foi indicada para o mais importante prêmio da Fundação Brasileira "Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)", sendo uma das referências na área de projetos sociais em educação musical. Atualmente, como professora aposentada, a Dra. Kleber atua como consultora de políticas públicas na área de educação musical, bem como organizadora e palestrante em conferências e seminários. Foi Presidente da Associação Brasileira em Educação Musical ABEM 2009 a 2013; membro da ISME desde 2002 e membro da Community Music Activity Commission ; Eleita Membro do Conselho de Executivo da Internacional Society for Music Education ISME (2016- 2020) comprometida com a implementação do Novo Estatuto Social e com a expansão do quadro de associados brasileiros no ISME. Diretora Pedagógica do Festival de Música de Londrina. Foi curadora da primeira Bienal Brasileira de Música e Cidadania, 2017, proposta pela Fundação Nacional de Artes. Ela publicou artigos em várias revistas especializadas e contribuiu com Capítulo em vários livros que abordam questões como educação musical e justiça social, inclusão, diversidade cultural e políticas públicas. Recentemente, ela publicou um artigo enfocando os Desafios Brasileiros para a Educação Artística no Anuário Internacional de Pesquisa em Educação Artística no Mundo: Pesquisa Comparada Sete Anos após a Agenda de Seul, bem como um Capítulo enfocando ONGs brasileiras no The Oxford Handbook of Children's Musical Cultures, editado por Patricia Campbell e Trevor Wiggins.

Pablo Alabarces

Pesquisador

Pablo Alabarces (Buenos Aires, 1961) es Doctor en Sociología (University of Brighton, Inglaterra). Es Profesor Titular de Cultura Popular en la Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad de Buenos Aires, en la que dirigió su Doctorado entre 2004 y 2010, e Investigador Superior del CONICET. Ha sido profesor visitante y conferencista invitado en diversas universidades e instituciones académicas en la Argentina, Brasil, Chile, México, Ecuador, Colombia, Uruguay y Gran Bretaña. Sus investigaciones incluyen estudios sobre música popular, culturas juveniles y culturas futbolísticas. Es considerado uno de los fundadores de la sociología del deporte latinoamericana. Entre sus libros publicados se cuentan Fútbol y Patria (2002, publicado en Alemania por Surkamp en 2010); Crónicas del aguante (2004); Resistencias y mediaciones. Estudios sobre cultura popular (2008, compilador), Peronistas, populistas y plebeyos (2011); Héroes, machos y patriotas. El fútbol entre la violencia y los medios (2014), que obtuvo el Segundo Premio Nacional de Ensayo Sociológico en 2018; Historia Mínima del fútbol en América Latina (2018, publicado por El Colegio de México) y su reciente Pospopulares. Las culturas populares después de la hibridación (2020), publicado simultáneamente en México, Argentina y Alemania.

Paulo Costa Lima

Compositor, pesquisador, professor

Compositor e pesquisador, sendo os principais interesses de pesquisa o entrelaçamento de composição e cultura, a pedagogia do compor, e a análise de afetos e sentidos em obras e canções referenciais. Professor Titular em Composição da Escola de Música da UFBA, Pesquisador pelo CNPq, Membro da Academia Brasileira de Música, da Academia de Letras da Bahia, e membro-fundador da Academia de Ciências da Bahia. Já exerceu os cargos de Diretor da EMUS-UFBA, Pró-Reitor de Extensão da UFBA, Secretário de Cultura da cidade de Salvador e Assessor Especial do Reitor da UFBA. Professor de uma nova geração de compositores baianos. Cerca de 120 obras em catálogo, com 520 performances em mais de 20 países, nove livros publicados, outros seis organizados. Ativista cultural no Instagram e Facebook, com cerca de 17.000 seguidores.

Thiago Cazarim

Professor, pesquisador

Doutor em Performances Culturais, Mestre em Filosofia e Bacharel em Música pela Universidade Federal de Goiás. Autor de "Estética, saber e Modernidade: a arqueologia de Michel Foucault e os signos musicais" (2019). Suas pesquisas recentes têm se dedicado à cultura hip-hop, em específico suas expressões musicais (canções de rap e duelos de rimas).

Téo Ruiz

Músico, compositor e produtor

é músico, compositor e produtor. Pós graduado em MPB e mestre pela Universidad de Valladolid, Espanha. Lançou 3 discos junto com Estrela Leminski além de 2 singles individuais. E? o diretor geral da Feira Internacional de Música do Sul (FIMS), um evento que se propõe a abrir espaços para a geração de negócios com foco na região sul que já teve quatro edições. Também é autor e escritor do livro “A Autoprodução Musical”, fruto de suas pesquisas sobre a indústria da música e o papel do compositor.

Heloísa de A. Duarte Valente

Universidade Paulista - UNIP / Coordenadora do Centro de Estudos em Música e Mídia - MusiMid

Heloísa de A. Duarte Valente: Pesquisadora do CNPq, é doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), com estágio junto à Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS, Paris), e pós-doutoramento junto ao Deptº de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CTR- ECA-USP). É autora e organizadora de várias obras nas áreas de música e mídia. Fundadora do Centro de Estudos em Música e Mídia – MusiMid é vinculada Programa de Comunicação e Cultura Midiática da Universidade Paulista- UNIP (professora titular e ao Programa de Pós-Graduação em Música, na Universidade de São Paulo, ), no qual exerce atividades de ensino e pesquisa. Suas principais linhas de investigação incluem as áreas de semiótica musical e estudos interdisciplinares nos campos da música, comunicação e semiótica da cultura e da mídia. 

Diósnio Machado Neto

Universidade de São Paulo (USP)

Professor Livre Docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Professor do Programa de Pós Graduação em Música da Escola de Artes e Comunicação (USP). Coordenador do Laboratório de Musicologia (LAMUS). É membro do Italian and Ibero American Relationships Study Group (RIIA/IMS). Pesquisador Colaborador do Centro de Estudos de Sociologia e Estética da Música da Universidade Nova de Lisboa (CESEM-UNL). Coordenador de área do Projeto Temático para a História da Música em Portugal eno Brasil (CESEM-UNL). Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2009 pela tese, transformada em livro, Administrando a Festa: Música e Iluminismo no Brasil Colonial (2013). Membro fundador da Associação Brasileira de Musicologia (ABMUS) e da Associación Regional para América Latina y el Caribe de laInternational Musicological Society (ARLAC-IMS).

Jaqueline Moll

Universidade Federal do Rio Grande do Sul,

É professora titular da Faculdade de Educação e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus de Frederico Westphalen. Cursou Graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim; Especialização em Alfabetização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Especialização em Educação Popular pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo realizado parte dos estudos na Universidade de Barcelona, e Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi Conselheira do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (2014-2018). Foi professora colaboradora da Universidade de Brasília (2006-2008). Trabalhou no Ministério da Educação (2005-2013), tendo exercido as funções de Diretora de Políticas e Articulação Institucional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica; Diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação Permanente, Alfabetização e Diversidade e Diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica. Coordenou, no Ministério da Educação, a implantação do Programa de Educação de Jovens e Adultos Integrado a Educação Profissional (PROEJA), de 2005 a 2007, e do Programa Mais Educação, de 2008 a 2013, como estratégia para a indução da política de educação integral em tempo integral no Brasil. Foi professora dos anos iniciais do ensino fundamental e ingressou no magistério superior em 1987, como professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e da Universidade Federal de Pelotas. Seu campo de trabalho e pesquisa educacional tem ênfase na área de políticas públicas e práticas pedagógicas, dialogando e construindo formas de intervenção nos temas da alfabetização, educação de jovens e adultos, fracasso escolar, pedagogias urbanas, relações entre escola e cidade, educação integral e ensino médio. Agraciada com vários prêmios entre os quais o Prêmio Cora Coralina, pela contribuição à educação como inclusão social, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação; Prêmio Mariazinha Fusari de Educomunicação: Categoria Ação Profissional, do Núcleo de Comunicação da Universidade de São Paulo; e a Comenda Porto do Sol da Câmara de Vereadores de Porto Alegre/RS.

André Gevaerd

Universidade Paulista - UNIP

Mestrando em Comunicação e Cultura Midiática pela Universidade Paulista (2021). Bolsista Capes Prosup. Possui graduação em Comunicação Social e Cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado (2007). Diretor, montador e produtor audiovisual, atuando em filmes de longa, média e curta metragem. Pesquisador do Centro de Estudos em Música e Mídia - MusiMid. EUnm seu campo de estudo figuram temas principais como audiovisual, cinema, comissões de filmagem, transmissões ao vivo, projetos transmídia, música e o maestro, arranjador e instrumentista.

Marcos Julio Sergl

Universidade UnyLeya

Pós-Doutor em Comunicações, Doutor em Música e Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo; Especialista em Música Folclórica pelo Ministério de Educação e Cultura; Especialista em Música Espanhola pelo Ministério de Assuntos Exteriores da Espanha; parecerista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Membro da Academia de Música do Brasil; Prêmio APCA de Regente Coral; Comenda Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes pela Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino. Professor na Universidade UnyLeya. Participante dos grupos de pesquisa Musimid, Imaginário e Cisges.

Julinho Bittencourt

Crítico musical, compositor. Ex-proprietário da tradicional casa do shows "Torto", em Santos - SP

Julinho Bittencourt nasceu em Santos já vai pra 60 anos. Apaixonado por futebol, torcedor do Santos FC, foi dono de boteco (o Torto!), é jornalista e como crítico de música colabora com vários veículos de circulação nacional. É cantor, compositor e violeiro, com vários discos gravados, autor de peças, trilhas de teatro, jingles e comerciais para rádio e TV, ateu e devoto de São Gonçalo - o santo violeiro.