Susana Igayara

ECA- USP

É professora livre-docente no Departamento de Música da ECA-USP e doutora pela FEUSP. Com foco no repertório coral, música brasileira e história da educação, atua na graduação e pós-graduação. Coordena o GEPEMAC – Grupo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares nas Artes do Canto, e o Comunicantus: laboratório coral. Foi aluna de Gilberto Mendes no curso de Composição e tem divulgado o resultado de suas pesquisas em artigos, livros, congressos e projetos internacionais. Editou obras corais brasileiras, colaborando com a Music Alliance Publications, Sesc Partituras e diretamente com performers, destacando-se o Coro de Câmara Comunicantus. 

Lucia Santaella

PUC-SP

Lucia Santaella é pesquisadora 1 A do CNPq, professora titular da Puc-SP. Publicou 53 livros e organizou 29, além da publicação de quase 500 artigos no Brasil e no exterior. Recebeu os prêmios Jabuti (2002, 2009, 2011, 2014), o prêmio Sergio Motta (2005) e o prêmio Luiz Beltrão (2010).

Rafael Righini

FAAP/ MusiMid

Diretor musical, produtor cultural, produtor Musical e professor universitário é doutor em Comunicações e Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP); Bacharel em Composição e Regência pela Unicamp e Bacharel em Música pela Faculdade Santa Marcelina (FASM). Cursou Aperfeiçoamento em Composição, Orquestração, Arranjo e Regência no Conservatório de Genebra, na Suíça. No final de 2020, obtém o seu Pós-Doutorado na Universidade Paulista, sob supervisão de Heloísa Valente.

Roberto Martins

Madrigal Ars Viva

Formado pela Faculdade de Música de Santos. Aluno de regência de Klaus Dieter Wolff é regente coral, compositor, professor. Em 1971 acompanhou o Maestro Wolff, por países da América do Sul (Argentina, Chile, Peru e Uruguai), realizando o trabalho de intercâmbio cultural do Madrigal ARS Viva. Participou ativamente em festivais e intercâmbios artísticos de música coral, especialmente na América do Sul.

Participou, como regente e compositor, da gravação de várias obras para o álbum Gilberto Mendes (1979); em 2000, “Música Nova para Vozes” (álbum duplo/ CD), com obras suas e dos compositores santistas Gilberto Mendes Almeida Prado e Gil Nuno Vaz. Foi assessor de música da Secretaria de Cultura de Santos (1987-1994), tendo criado o Projeto Corais Populares; o Coral Municipal de Santos (1990) sendo seu regente (1995 – 2013).  

Dentre os reconhecimentos públicos, destaquem-se o Prêmio Música Erudita da Associação Paulista de Críticos de Arte, na categoria de Melhor Música Experimental no ano de 1973; a indicação para o IV Prêmio Gomes de Música Erudita (2001)

 

 

Maria Lúcia Pascoal

UNICAMP

Doutora em Música (UNICAMP), foi bolsista do (DAAD) em Darmstadt. Integrou a equipe fundadora do Departamento de Música da Unicamp, de onde é professora aposentada. Seu trabalho de pesquisa em Teoria e Análise concentra-se na música brasileira dos séculos XX e XXI. É vice-presidente da TeMA (2018-2022).

Denise Garcia

Unicamp

Compositora paulista, professora de composição do Departamento de Música da UNICAMP. Graduou-se em composição pela Escola de Comunicação e Artes da USP, continuando seus estudos na Nordwestdeutsche Musikakademie Detmold e na Musik Hochschule München, na Alemanha de 1979 a 1984. Foi aluna de Willy Corrêa de Oliveira, Giselher Klebe e Willhelm Killmeyer. Mestre em Artes pela UNICAMP e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

Durante a década de 90 dedicou-se principalmente à música eletroacústica. Durante o ano de 1997 fez um estágio de pesquisa para sua tese de doutorado no INA-GRM Groupe de Recherches Musicales de Paris, sob orientação de Daniel Teruggi. Seus trabalhos eletroacústicos foram apresentados em diversos festivais nacionais (Bienal de Música Brasileira Contemporânea, Festival Música Nova, Bienal Internacional de Música Eletroacústica), como também em festivais internacionais (FUTURA, França 1994 e 1998; Freiburg 1997; Canada 1998; México 1999; Berlim 2000; Bruxelas 2001, Bourges, 2003).

A partir de 1999 voltou a dedicar-se também à composição instrumental. Suas obras sinfônicas têm sido apresentadas pela Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra de Câmara da USP, Orquestra de Sopros de Tatuí, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e Orquestra Sinfônica de Santo André. Tem dois Cds solos publicados e várias participações em outras coletâneas.

Daniela Fugellie

Universidad Alberto Hurtado - Santiago/Chile

Daniela Fugellie es académica y directora del Instituto de Música de la Universidad Alberto Hurtado en Santiago de Chile. Es doctora en musicología por la Universidad de las Artes de Berlín y actualmente dirige el proyecto de investigación “El serialismo en América Latina como técnica cultural” (Fondecyt regular 1220792). Entre 2017 y 2020 fue investigadora responsable del proyecto “Espacios alternativos de la música contemporánea en Chile, 1945–1995”, a partir del cual publicó artículos en Chile y Alemania y desarrolló la base de datos “Conciertos doctos en Chile, 1945-1995” (http://basedeconciertos.uahurtado.cl/public/inicio). Entre sus áreas de investigación se cuenta la música docta latinoamericana de los siglos XX y XXI y las trayectorias musicales entre América Latina y Europa. Es miembro fundador de la red internacional de investigadores Trayectorias (www.trayectorias.org).

Edson Zampronha

Universidad de Oviedo

Edson Zampronha é compositor e pesquisador. Duas vezes premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte e vencedor do 6º Prêmio Sergio Motta, foi homenageado por sua carreira no IV Festival de Música Contemporânea Brasileira (2017). Recebeu encomendas do Museum für Angewandte Kunst (Colônia, Alemanha) e da Fundação OSESP, entre outras. É autor do livro Notação, Representação e Composição. É Professor Titular na Universidade de Oviedo, Espanha.

Rita de Cassia Domingues dos Santos

UFMT

Compositora e pesquisadora dedicada à Análise Musical, à Educação Musical e à linha de pesquisa “Poéticas Contemporâneas”, Rita de Cássia Domingues Santos é professora do programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO); e do departamento de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso. Mestre em Musicologia pela Escola de Comunicações e Artes (USP), é  líder do grupo de pesquisa ContemporArte. Doutora em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO/UFMT), realizou em 2017 doutorado sanduíche na Bangor University (Wales - UK). Fruto desta pesquisa é o seu livro “Repensando a terceira fase composicional de Gilberto Mendes: o Pós-Minimalismo nos Mares do Sul” (CRV, 2019). Posteriormente realizou estudos sobre ópera contemporânea na Universidade Nova de Lisboa, sob a supervisão de Jelena Novak; e pós-doutorado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP), sob a supervisão de Rodolfo Coelho de Souza

Anna Maria Kieffer

cantora e pesquisadora

 

Nascida em São Paulo, fez da música contemporânea uma de suas principais áreas de atuação   como cantora, criadora e produtora cultural. Atuou junto a compositores como John Cage, Dieter Schnebel, Jorge Peixinho, Daniel Teruggi, Mário Ficarelli, Rodolfo Coelho de Sousa, Vanderlei Lucentini, Guilherme Vaz, salientando-se sua longa colaboração com Jocy de Oliveira, Conrado Silva, Gilberto Mendes e Leo Kupper em peças camerísticas, ópera e eventos multimídia. Apresentou-se em importantes festivais e séries de música contemporânea, como o Festival d’Automne, em Paris; o Outono de Varsóvia; o Festival Ars-Electronica, em Linz; O Festival Nuova Consonanza, em Roma; o Festival de Bourges; o Festival do GRM, em Paris; o Stedelijk Museum, em Amsterdam; o Centro de Arte Reina Sofia, em Madri; o Festival Música Nova, em Santos e a Bienal de Música Contemporânea, no Rio de Janeiro. Foi curadora de música da 18ª e 19ª Bienal Internacional de São Paulo, da 3ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, dos 100 Anos de Cinema, no SESC-Pompeia, da programação do Itaú Cultural, tendo composto, também, trilhas e paisagens sonoras para exposições, cinema e vídeo. É colaboradora do Studio de Recherches – SRSEA (Bruxelas) e membro da Electronic Music Foundation, em Nova York. Tem 25 CDs  gravados no Brasil e exterior .

Tatiana Catanzaro

Universidade de Brasíla - UnB

Tatiana Catanzaro é compositora e musicóloga. Doutora. em Música e Musicologia pela Universidade de Paris IV - Sorbonne, França, e atualmente ocupa o cargo de Professora de Composição e Novas Tecnologias do Departamento de Música da Universidade de Brasília (UnB - Brasil). Como compositora, após graduar-se pela USP, obteve o diploma do Conservatoire de musique à rayonnement départementale d'Aulnay-sous-Bois e cursou o Cursus 1 de informática musical no IRCAM, ambos na França. Atualmente, está desenvolvendo um segundo doutorado em Composição Musical em Stanford University (EUA). Colaborou com grupos como Itinéraire, Alternance, Télémaque, Cairn, Camerata Aberta, Bachiana Filarmônica, entre outros. Suas peças são gravadas em CD por artistas como Karin Fernandes, Lídia Bazarian e Joana Holanda, e por ensembles como Percorso Ensemble, Ensemble Música Nova e Quarteto Boulanger.

Heloísa de Araújo Duarte Valente

PPGCOM/ UNIP- MusiMid

 Mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pós-doutoramento em Cinema, Rádio e Televisão (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo- ECA-USP). Professora titular do Programa de Comunicação e Cultura Midiática da Universidade Paulista- UNIP e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Música (ECA-USP) tem, como principais linhas de investigação a semiótica musical e estudos interdisciplinares nos campos da música, comunicação e semiótica da cultura e da mídia. Tem uma dezena de livros publicados. Fundadora do Centro de Estudos em Música e Mídia – MusiMid e editora-chefe da Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia. Contatos: musimid@gmail.com.

Fernando Pedro Moraes

MusiMid- Unip/ FGV

Doutorando em Comunicação e Cultura Midiática, especialista em negócios digitais, tecnologia da informação, estuda os processos de tecnologias da inteligência na indústria da música.

É o Coordenador Geral de Transmissão do Evento

Fernando Magre

FAMES / MusiMid

Fernando Magre é musicólogo, professor titular na área de Musicologia Histórica na Faculdade de Música do Espírito Santo "Maurício de Oliveira" (FAMES) desde 2022. Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Mestre em Musicologia pela Universidade de São Paulo (USP), ambos com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Especialista em Regência Coral e Graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro colaborador no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - Universidade Nova de Lisboa), onde desenvolveu pesquisas com auxílio da bolsa BEPE/FAPESP e com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) do governo português. Pesquisador no Centro de Estudos em Música e Mídia (MusiMid) e membro do comitê editorial da Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia. 

Yuri Behr

MusiMid

Yuri Behr Kimizuka é  em Música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP),  Seus interesses de pesquisa incluem estudos semióticos sobre o tempo, processos de criação musical, composição assistida por computador (Open Music), além de estudos sobre a música popular. Colaborador  assíduo das atividades do MusiMid, é prestigiado compositor.