MOSTRAS ANTERIORES

A Mostra ObservaCampos foi idealizada em 2017 na UERGS (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul), Unidade Universitária Hortênsias pela Professora Rosmarie Reinehr, vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas e Ambiente (ObservaCampos), juntamente com a Professora Patrícia Binkowski, coordenadora. O evento foi iniciado com objetivo de divulgação das ações do Grupo de Pesquisa ObservaCampos e dos trabalhos realizados pelos/as estudantes dos cursos de Bacharelado em Gestão Ambiental, Administração Rural e Agroindustrial, Pedagogia: Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade (PPGAS), nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão junto à comunidade de São Francisco de Paula e região das Hortênsias.

Na segunda edição, em 2018, a Mostra enfatizou o papel das redes na (re)estruturação e fortalecimento da pesquisa e prática social, dando ênfase ao papel do ObservaCampos como articulador dessas redes. A 2ª Mostra teve como ponto inovador a apresentação de trabalhos científicos de alunos da pós-graduação e passou a contar com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade da UERGS. A Mostra de trabalhos orais e pôsteres da graduação e pós-graduação resultaram em 61 apresentações. Aqueles/as autores/as que tiveram interesse em publicar seus trabalhos, produziram ensaios, resumos expandidos e relatos de experiência publicados no e-book "Redes, Pesquisas e Práticas Sociais em Políticas e Ambiente" (2019), com 13 capítulos e uma galeria de imagens do evento e imagens produzidas para o concurso fotográfico realizado na 2ª Mostra.

Acesse aqui a página da 2ª Mostra ObservaCampos

Acesse aqui o Ebook da 2ª Mostra ObservaCampos

Para 2020 a tendência da 3ª Mostra ObservaCampos é de atingir um público ainda maior, em função de dois motivos principais: a) ela torna-se regional, atingindo o público da região das Hortênsias, dos Campos de Cima da Serra e do Paranhana; e, b) em função do contexto pandêmico, a Mostra passa a ser digital, facilitando o acesso de participantes também de outras regiões.

A 3ª Mostra passa a ser organizada também por docentes do grupo de pesquisa Laboratório de Análise e Gestão de Conflitos (GANECO – parceria com a SEMAI/RS) e pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade. Além disso, conta com o apoio de diferentes Programas de Pós-Graduação da própria instituição como o Mestrado Profissional em Educação, Mestrado Profissional em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática e o Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos e de instituições parceiras como o Programa de Ciências Sociais da Universidade do Rio dos Sinos (UNISINOS). Conta ainda com o apoio do Laboratório de estudos Avançados Multidisciplinares (LEAM).

A 3ª Mostra ObservaCampos não perderá de vista sua intencionalidade: de sair do “enfoque” acadêmico-científico que já é garantido em outros eventos da Unidade Universitária Hortênsias como o Simpósio de Gestão Ambiental (SIGA) e da Universidade como o Salão de Pesquisa, Ensino e Extensão (SIEPEX). Dessa forma, a Mostra visa promover a divulgação da ciência, mediante diferentes formas de apresentação. Nessa 3ª Mostra as ações serão realizadas na forma digital, o que permitirá descentralizar ações, e torná-las acessíveis para participantes de diferentes locais.