Pablo Ángel Meira Cartea

Universidade de Santiago de Compostela

Profesor Titular de Educación Ambiental (EA) na Universidade de Santiago de Compostela. Membro do Grupo de Investigación en Pedagoxía Social e Educación Ambiental (SEPA).  A súa investigación céntrase no estudo das bases teóricas da EA, o deseño e avaliación de políticas públicas de EA, nas representacións sociais do cambio climático e na educación e comunicación fronte á emerxencia climática. Premio María Barbeito de Investigación Pedagóxica (2009). Director do Proxecto Resclima (www.resclima.info). Cofundador e expresidente da Sociedade Galega de Educación Ambiental. Promotor e integrante da Rede Lusófona de Educação Ambiental (https://redeluso.blogspot.com.es/) e da Rede de Pesquisadores Internacionais em Educação Ambiental e Justiça Climática (REAJA). Autor e coautor de máis de 250 publicacións en libros e revistas, entre as que destacan Educación Ambiental y desarrollo humano (2001), In Praise of Environmental Education (2005), Comunicar el Cambio Climático (2009), Climate Change, Education and Communication: A Critical Perspective on Obstacles and Resistences (2010), La sociedad ante el cambio climático. Conocimientos, valoraciones y comportamientos en la población española (2009, 2011 y 2013), Transition communities and the glass ceiling of environmental sustainability policies at three universities (2017), Climate literacy among university students in Mexico and Spain (2017), Climate Change and Education (2019).

Domenico Uhng Hur

Universidade Federal de Goiás (Goiânia/GO)- UFG

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia Social pela USP, com estágio pós-doutoral na Universidad de Santiago de Compostela. Professor Associado da graduação e do programa de pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (Goiânia/GO).  Bolsista PQ-2 – CNPq.

Stefanie Liz Polidoro

Fio dos Ventos/ Il Filo del Venti

Atriz, bailarina, encenadora e professora. Doutora em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com investigação acerca do grotesco, da bufonaria e das possibilidades de simbolização de si a partir das criações performativas. (bolsista CAPES 2016-2020). Mestra em Teatro pela UDESC (bolsista CAPES 2014-2016), investigando temas como memória, dramaturgias feministas e processos de criação cênicas feministas . Graduada em Teatro pela UFRGS, com ênfase em Interpretação Teatral. Desde 2013 integra o Fio dos Ventos/ Il Filo del Venti, grupo ítalo-brasileiro que pesquisa treinamentos para atrizes e atores, coordenado pela atriz italiana Lina della Rocca (grupo Ponte dos Ventos).

Isabel Cristina de Moura Carvalho

Professora titular visitante na UNIFESP

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984), especialização em psicanálise pela Universidade Santa Úrsula, RJ (1990), mestrado em Psicologia da Educação pela Fundação Getúlio Vargas, RJ (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Pós-doutorado em antropologia na Universidade de San Diego, Califórnia (UCSD), de fevereiro/2006 à fevereiro/2007. Atualmente é professora titular visitante na UNIFESP, bolsista produtividade do CNPq, Coordena o Núcleo Temático "Ecologia, Saúde e Religião" no Laboratório de Estudos Avançados Multidisciplinar (LEAM), da UERGS, e participa do Núcleo de Estudos em Espiritualidade e Saúde (NUES), no Laboratório de Antropologia da Religião/UNICAMP.

Patrícia Binkowski

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) - Unidade Universitária Hortênsias

Engenheira Agrônoma (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestra (2009) e Doutora (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS), com Doutorado Sanduíche no Programa de Posgrado en Desarollo Rural Sustentable, Universidad de la Republica (UdelaR), Montevidéu, Uruguai (Bolsista CAPES). Líder do grupo de pesquisa Observatório de Políticas e Ambiente - ObservaCampos (CNPq/UERGS) e vice-líder do grupo de pesquisa Psicologia Política, Educação e Histórias do Presente (CNPq/UFRGS). É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade (UERGS) e do Núcleo Temático "Política, Ambiente e Educação" que integra o Laboratório de Estudos Avançados Multidisciplinares (LEAM). É professora colaboradora do curso de graduação à distância em Planejamento e Gestão em Desenvolvimento Rural (PLAGEDER/UFRGS). Atua principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Rural, Conflitos Ambientais, Conflitos Agrários, Dinâmicas Territoriais, Mudanças Climáticas, Participação Política e Ação Pública.

Aline Reis Calvo Hernandez

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Psicóloga, doutora em Psicologia Social e Metodologia pela Universidad Autónoma de Madrid, pós doutora em Psicologia Social e Política pela PUCRS. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professora colaboradora do Programa em Ambiente Sustentabilidade da UERGS. Lidera o grupo de pesquisa POLEMHIS - Psicologia Política, Educação, Memórias e Histórias do Presente (CNPq). 

Luciele Nardi Comunello

Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Mestre em Psicologia e Doutora em Educação pela PUCRS. Estágio doutoral no Departamento de Antropologia Social na Universidade de St Andrews, Escócia (2015). Professora do Curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Professora Colaboradora do Programa de Mestrado "Ambiente e Sustentabilidade" da UERGS e membro do Laboratório de Estudos Avançados Multidisciplinares (LEAM), da mesma Universidade. Atuou como Professora Adjunta Substituta junto ao Curso de Licenciatura em Pedagogia na UERGS, de 2017 a 2019. Temas de interesse: psicologia ambiental, psicologia social comunitária, educação ambiental, antropologia da aprendizagem, pesquisa etnográfica, sustentabilidade, ecovilas.

Rosmarie Reinehr

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Graduada em Pedagogia /Supervisão Escolar (FEEVALE, 1977), Especialista em Alfabetização (FEEVALE,1994), Mestre em Educação Básica (UNISINOS, 2002), Doutora em Ciências Sociais (UNISINOS, 2017), Professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) em regime de Dedicação Exclusiva, com atuação nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia, Bacharelado em Gestão Ambiental e Mestrado em Ambiente e Sustentabilidade. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia na Unidade Hortênsias, desenvolvendo estudos e pesquisa nas áreas de gestão escolar, alfabetização, processos educativos docentes e discentes, políticas públicas, sociologia ambiental, cultura e tópicos educacionais nos campos da educação e gestão ambiental. Pesquisadora do grupo de pesquisa ObservaCampos Observatório de Políticas e Ambiente (CNPq).

Márcia dos Santos Ramos Berreta

Universaidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)- Unidade Universitária Hortências

Graduada em Estudos Sociais pela Universidade do Sul de Santa Catarina e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre e Doutora do Programa de Pós-Graduação em Geografia pela UFRGS. Estágio/doutorado em Le Mans Université pelo CAPES/COFECUB e pós-doutorado no PGDR/UFRGS e Le Mans Université. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul na Unidade Hortênsias em São Francisco de Paula. Professora do Curso de Mestrado Ambiente e Sustentabilidade e do Bacharelado em Gestão Ambiental. Vice-líder do grupo de pesquisa do CNPQ GANECO - Laboratório de Gestão Ambiental e Negociação de Conflitos (UERGS/SEMA-RS). Membro do Projeto CAPES/COFECUB sobre a Qualidade dos Produtos da Territorialização no Rio Grande do Sul. 

Suzana Frighetto Ferrarini

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

É Licenciada em Química pelo Centro Universitário La Salle (2004), possui Mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e Doutorado em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). De 2012 a 2018 realizou estágio Pós - Doutoral no Programa de Pós Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais da mesma Universidade orientando alunos de graduação e pós-graduação. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Elaine Biondo

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) - Unidade Universitária de Encantado

Graduada em Ciência Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), mestrado em Curso de Pós-graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e doutorado em Programa de Pós-graduação em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Na Unidade da Uergs em Encantado, atuando desde 2004, no Cursos de Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos ministrando disciplinas na área de Ciências da Vida e do Meio Ambiente. Curadora do Herbário UENC da UERGS Encantado; 

Jaqueline Durigon

Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), Mestre em Botânica pela mesma Universidade (2010) e bióloga licenciada pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem experiência na área de Botânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Conservação natural e cultural do bioma Pampa, Florística e ecologia de trepadeiras, Ensino de Ciências na Educação do Campo, Popularização das Plantas Alimentícias Não Convencionais. Atualmente é representante da FURG no Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camaquã.

Kleber Antônio Fernandes

Agricultor familiar

Agricultor Familiar , Reside em Joinville SC, Desde 2014 aprendendo e repassando informações e experiências com as Pancs.

Adriana Carla Dias Trevisan 

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Agrônoma, pós-doutorado em Agroecologia, Dra. em Engenharia Ambiental e Ma. em Agroecossistemas. É professora adjunta em Agroecologia e líder do grupo de pesquisa Ecologia dos Saberes em Agroecossistemas do bioma Pampa. Possui experiência em conservação e manejo sustentável da biodiversidade e atua na área de sistemas agroflorestais, produção de sementes e mudas, ecologia e inovação com espécies nativas, etnoconhecimento e ecologia aplicada à agroecossistemas e suas interfaces com ecossistemas naturais. 

Cláudio Becker

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Engenheiro Agrônomo (UFPel). Possui mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar (UFPel). Docente permanente do Mestrado em Ambiente e Sustentabilidade (Uergs). Membro do Grupo de Pesquisa Ecologia dos Saberes em Agroecossistemas do Bioma Pampa (Ecos do Pampa). Possui experiência profissional e acadêmica em Agricultura Familiar e Agroecologia, atuando nas seguintes temáticas: sistemas agroalimentares sustentáveis; políticas públicas para a agricultura familiar; segurança e soberania alimentar; associativismo e cooperativismo; produção, comercialização e certificação de alimentos orgânicos e/ou agroecológicos.

Márcio Zamboni Nekse

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Graduado em Biologia (2006) pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP), doutor e mestre em Desenvolvimento Rural pela UFRGS. Professor adjunto da Uergs, campus de Santana do Livramento. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade (PPGAS) da Uergs - Unidade Universitária Hortênsias em São Francisco de Paula/RS. É membro dos grupos de pesquisa Ecologia dos Saberes em Agroecossistemas do Bioma Pampa (Ecos do Pampa) e Observa Campos (Observatório dos Campos de Cima da Serra). Tem experiência na área de Desenvolvimento Rural, atuando principalmente nos estudos sobre decolonialidade, pós-desenvolvimento e Bem Viver.

Denise Madeira de Castro e Silva

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) - Unidade universitária Hortências

Doutora em educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos na linha de pesquisa Educação, História e Políticas. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sociologia da Educação (GEPSE/UNISINOS). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2000). MBA em Gestão Educacional pela Faculdade Cenecista de Osório (2014) . Licenciada em Pedagogia Pré-escola (1996). É membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sociologia da Educação  (GEPSE/UNISINOS/CNPQ)  e do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas Públicas de Educação Infantil (GEPPPEI/Faced/UFRGS). Atua principalmente nos seguintes temas:políticas educacionais,  educação Infantil, escolarização, gestão educacional.

Rejane da Silveira Several

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Professora Adjunta na área de Ciências Sociais e Educação na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Formação: Licenciatura Plena, Bacharelado, Especialização, Mestrado (PUCRS)  e Doutorado (USP) e Pós-Doutorado em História (UFV); Especialização Em Psicopedagogia (UFRGS); Especialização em AEE em andamento (UERGS).

Solange Carvalho de Souza

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Pedagoga, Mestre em Educação e Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Especialista em violência, juventude e vulnerabilidade social. Professora Substituta do Curso de Licenciatura em Pedagogia na UERGS - Unidade Hortênsias e colaboradora no Curso de Especialização em Educação & Cultura - UERGS.Pedagoga, Mestre em Educação e Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Especialista em violência, juventude e vulnerabilidade social. Professora Substituta do Curso de Licenciatura em Pedagogia na UERGS - Unidade Hortênsias e colaboradora no Curso de Especialização em Educação & Cultura - UERGS.

Simone da Silva de Aguiar

EMEI Professora Mercedes Nelly Gardey Sanchez

Licenciada em Pedagogia. Habilitação: Magistério Da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Pela Universidade Luterana Do Brasil - ULBRA. Pós Graduação: Especialização em Educação Infantil e dos Anos Iniciais pela FACCAT. Aperfeiçoamento em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Trabalho há 32 anos na educação. Trabalhei nos anos de 2005, 2012 e 2017 como Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil na Secretaria de Educação. Dê 2006 a 2011 como  Diretora da EMEI Vó Benvinda. De 2018 a 2020 estou como Diretora da EMEI Professora Mercedes Nelly Gardey Sanchez.

Daiana Barcelos Silveira

Colégio Expressão

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS); Especialização em Supervisão e Orientação Educacional (UNCV); Cursando especialização em Gestão do Currículo na formação docente (UERGS). Funções desempenhadas na área da educação: de 2009 à 2019: Professora de anos iniciais nas redes públicas dos municípios de Igrejinha -RS e Macaé- RJ; Professora de anos iniciais nas redes privadas do Colégio Expressão- SFP e Marista Imaculada- Canela. Atualmente atua na Coordenação Pedagógica EI, fundamental e médio no Colégio Expressão.

Ketulyn Füster Marques

Analista Ambiental- Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul

 Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006), pós graduada latu-sensu em Educação para Sustentabilidade pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS (2014). Membro dos grupos de pesquisa Laboratório de Gestão Ambiental e Negociação de Conflitos - GANECO (UERGS) e Sobrenaturezas - Epistemologias Ecológicas (PUCRS/UFRGS);Atualmente é analista ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul, lotada na Divisão de Unidades de Conservação, onde é responsável pela gestão do Parque Estadual do Tainhas.

Robson Evaldo Gehlen Bohrer

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Engenheiro Ambiental graduado pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2009), Mestre em Tecnologia Ambiental (2012), e Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (2012) ambos pela UNISC. Doutorado em Engenharia Civil - Recursos Hídricos e Saneamento Básico - UFSM (2018). Engenheiro Ambiental na empresa RG Ghisleni Consultoria Ambiental (2010 – 2013), atuando em diversas atividade passíveis de Licenciamento Ambiental, a destacar Licenciamento Ambiental de Loteamentos e Condomínios, Estudos de Impacto Ambiental de mineração, PCHs, e Rodovias. Atualmente é Professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, atuando junto aos Cursos de Graduação: Bacharelado em Gestão Ambiental, Agronomia e Pós Graduações: Gestão e Sustentabilidade Ambiental (Três Passos e Soledade), Pós Graduação Liderança e Sustentabilidade (Frederico Westphalen). Ministra disciplinas nas áreas de Resíduos Sólidos, Recuperação de Áreas Degradadas, Saúde Coletiva, Legislação Ambiental, Impacto Ambiental. Coordenador do Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental na Unidade de Três Passos – RS. Pesquisador/coordenador junto a Fapergs com projeto de pesquisa (Edital - ARD/2019).

Daniel Brinckmann Teixeira

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Professor Assistente de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Campus Regional II, Unidade de Ensino Universitária em São Francisco de Paula Engenheiro Ambiental pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2010); Mestre em Tecnologia Ambiental pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2012)

Rafaela Biehl Printes

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Geógrafa, Professora Adjunta na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) e especialização no Ensino de Geografia e Historia (FACED/UFRGS, 2010). Mestre (2012) e doutora (2019) em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural (UFRGS/PGDR). Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Segurança Alimentar e Nutricional (NESAN/UFRGS), que desenvolve o Observatório Socioambiental em Segurança Alimentar e Nutricional (OBSSAN-RS) e o Circulo de Referência em Agroecologia, Sociobiodiversidade, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (ASSSAN). É pesquisadora associada ao Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica (DESMA/UFRGS). Coordenadora do Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA/Uergs-Tapes). Atua nas áreas: geografia, desenvolvimento rural, gestão ambiental e territorial, socioambientalismo, indigenismo, sociobiodiversidade, agroecologia, agricultura biodinâmica, interculturalidade, intercientificidade e etnoecologia. Tem experiência com povos e comunidades tradicionais e povos indígenas, em especial os coletivos indígenas Mbya-Guarani, com os seguintes temas: território e territorialidade, conflitos socioambientais, etnomapeamento, gestão territorial e ambiental de terras indígenas. Atua em projetos voltados a agroecologia e sistemas agroflorestais junto aos Mbya Guarani.

Flávia Muradas Bulhões

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), Especialização em Geografia Ambiental (1993), Mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) e Doutorado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Tem experiência com trabalhos em equipe multidisciplinares, atuando nas áreas de desenvolvimento, recursos florestais e gestão ambiental, principalmente nos seguintes temas: manejo florestal, silvicultura, planejamento territorial, políticas públicas, fomento florestal, produção de sementes e mudas florestais, sistemas agroflorestais, levantamentos fitossociológicos, inventários florestais, planos de bacia, projetos de reposição florestal, arborização urbana e recuperação de áreas de preservação permanente, planos de manejo de unidades de conservação, planos de gerenciamento de resíduos e licenciamento ambiental, incluindo Estudos de Impacto Ambiental e Relatórios de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). Atualmente, é professora adjunta na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, unidade Encantado, atuando na área de Desenvolvimento Rural, Extensão Rural e temas correlatos.

Juliana Orsi Vargas Strassburger

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Graduada e pós-graduada em Letras. Revisora de textos. Chefe da Unidade Hortênsias

Andréa Andriola Valim

Universidade Aberta do Brasil (UAB)- SFP

Graduada em Pedagogia - ULBRA. Especializada em Psicopedagogia - FURB. Especializada em Atendimento Educacional Especializado - UEM. Especializada em Mídias na Educação - UFRGS. Especializada em Gestão Educacional - UFSM. Em andamento especialização em Neuropsicopedagogia  Mestrado em Ciências da Educação área Tecnologia Educativa - UMINHO.

Aline Reis de Camargo

Colégio Expressão de São Francisco de Paula

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas - Ufpel e pós graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. No momento, cursando uma especialização em alfabetização e letramento. Atualmente é professora e psicopedagoga da Cooperativa de Profissionais em Educação da Serra Ltda - Colégio Expressão e também realiza atendimentos clínicos na área de psicopedagogia.

Lediane da Silva Pereira

Colégio Expressão de São Francisco de Paula

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Pós Graduada em Mídias na Educação (UFRGS); Mestre em Tecnologia Educativa ( Universidade do Minho - Portugal em parceria com UERGS). Atualmente está como Diretora Educacional no Colégio Expressão - COOPESERRA de São Francisco de Paula/RS.

Ismael Jesus Klein

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - (Uergs)

Graduado em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Uergs (2010). Especialista em Educação para a Sustentabilidade pela mesma universidade (2014). Cursando Licenciatura em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2018). Mestrando em Ambiente e Sustentabilidade - Uergs (2019). Membro dos Grupos de Pesquisa - Laboratório de Gestão Ambiental e Negociação de Conflitos (GANECO - Uergs/Sema) e Observatório de Políticas e Ambiente (ObservaCampos/Uergs).

Cássio Adílio Hoffmann Oliveira

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul- UERGS

Graduando em Bacharelado em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), onde atuou também como bolsista no projeto de extensão intitulado: "Educação Ambiental em Formação: Atores e Redes dos Campos de Cima da Serra/RS ? Edição 2018."; Nos anos de 2017 a 2018 atuou como bolsista de iniciação científica Júnior com o projeto: "A contribuição da escola na formação de sujeitos: um estudo sobre o currículo"; Atualmente é Integrante do Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas e Ambiente - ObservaCampos (UERGS); Membro também do Laboratório de Gestão Ambiental e Negociação de Conflitos GANECO; Participante do Projeto de Extensão Cine Sarau Ambiental (4ªEdição); Bolsista de Iniciação científica do projeto intitulado: "Avaliação da qualidade das águas superficiais da Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande (Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, RS)- Uma contribuição no plano de manejo (2019-2020

Túlio Garcia de Souza

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Acadêmico do curso de Administração Rural e Agroindustrial da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), bolsista de pesquisa, músico e bonequeiro.  Ingressei na Universidade em 2015, quando também vim residir em São Francisco de Paula, um lugar especial, com pessoas especiais! Creio no poder da educação como elemento de transformação e do desenvolvimento do pensamento crítico, e não esqueça "tudo que respira, conspira"!!

Fernanda Schinaider

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade (PPGAS) na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) Bolsista de extensão do Observatório de Políticas e Ambiente (ObservaCampos/CNPq)

Lilian Córdoba Alves

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Graduada em Nutrição, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade - PPGAS/UERGS

Eloisa Lovison Sasso

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Química Bacharel (2014) pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Especialista em Gerenciamento Ambiental (2016) pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra); Mestra em Ambiente e Sustentabilidade pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). 

Adriana da Costa Castilhos

Prefeitura de São Francisco de Paula

Prefeitura de São Francisco de Paula