GT 1 - EDUCAÇÃO E AMBIENTES: PEDAGOGIAS E POLÍTICAS DO COTIDIANO

Este grupo de trabalho tem como objetivo refletir sobre trabalhos - no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, concluídos ou em andamento, que abordem temas transversais à educação, questões socioambientais e políticas públicas, a partir das diversas abordagens pedagógicas e das múltiplas configurações das relações Estado-Sociedade. Aqui incluem-se processos de educação formal e não formal, os diversos modos de compreender a relação natureza-cultura e a forma como essa relação impacta processos de governança educacional/socioambiental, bem como as perspectivas em aprendizagem.

TEMAS: Educação; Processos de Gestão Pública/Privada; Educação Ambiental; Educação em Unidades de Conservação; Aprendizagem como prática social.

COORDENADORAS: Luciele Nardi Comunello, Ketulyn Füster Marques e Rosmarie Reinehr.

DEBATEDORES: Ketulyn Füster Marques e Rejane da Silveira Several

 

GT 2 - CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE E MONITORAMENTO AMBIENTAL

Este grupo de trabalho tem como objetivo fomentar e fortalecer as discussões relacionados a temáticas voltados a conservação e monitoramento da biodiversidade dos ambientes rurais e urbanos. Assim, serão aceitos trabalhos que estejam relacionados as seguintes vertentes de pesquisa: elucidação de conceitos relacionados à biodiversidade e seus diferentes níveis; comunidade/ecossistemas, espécies e genes; conservação e manejo de recursos naturais; degradação ambiental; botânica; interações ecológicas; biologia da conservação; evolução da cobertura vegetal; utilização de tecnologias de análise espacial para planejamento e gestão de diferentes áreas; mudança de uso e cobertura da terra; mudanças climáticas; meteorologia e climatologia; uso e qualidade da água; controle da poluição/poluentes; saneamento básico; tratamento de água e efluentes; resíduos sólidos; legislação e gestão ambiental.

TEMAS: Conservação da Biodiversidade; Geotecnologias; Tecnologias de Saneamento; Monitoramento da Qualidade Ambiental; Gestão Ambiental.

COORDENADORES: Elaine Biondo, Marcia dos Santos Ramos Berreta e Suzana Frighetto Ferrarini.

DEBATEDORES: Daniel Brinckmann Teixeira e Robson Evaldo Gehlen Bohrer

 

GT 3 - TERRITÓRIO, CONFLITOS E POLÍTICAS AMBIENTAIS

Este grupo de trabalho propõe analisar, discutir e problematizar pesquisas que tratem de questões voltadas aos territórios rurais e urbanos, conflitos socioambientais e políticas ambientais no que tange às políticas públicas, administração pública, gestão ambiental, movimentos sociais, direitos territoriais, desterritorialização, conselhos e outras formas de participação social. As políticas ambientais são lugar de confluências entre diferentes campos do conhecimento, assim sendo, serão bem vindas discussões interdisciplinares e interseccionais das questões políticas. Desta forma, serão aceitos trabalhos que discutam resultados parciais ou finais de pesquisa ou ações que contribuam ao aprofundamento conceitual e crítico reflexivo das temáticas predominantes neste GT.

TEMAS: Participação social; Psicologia Política; Questão ambiental; Ação pública; Gestão ambiental; Conflitos socioambientais; Neoextrativismo; Direitos da Natureza; Bens Comuns.

COORDENADORES: Aline Reis Calvo Hernandez, Marcio Zamboni Neske e Patrícia Binkowski.

DEBATEDORES: Rafaela Biehl Printes e Flávia Muradas Bulhões