OFICINAS
Confira as oficinas que acontecerão na tarde do dia 7 de outubro.
1) Estatuto da Criança e do Adolescente: resistir e garantir - Crítica às propostas de redução da maioridade penal.
“O ECA tem que ser rasgado e jogado na latrina. Não pune o menor. Tem que reduzir a maioridade penal. Para 14 anos de idade, inclusive. Este ECA é um estímulo à vagabundagem.” Enquanto discursos dessa ordem são reforçados pela atual conjuntura política em que vivemos, a oficina constitui-se como um espaço de (des)construção da (i)lógica que permeia a perspectiva da redução da idade de responsabilidade penal na constância de um Estado Democrático de Direito, propondo uma reflexão crítica e comprometida com a efetividade dos direitos fundamentais constitucionalmente garantidos aos adolescentes.
Ministrantes: Profª Ana Paula Motta Costa, Gabriela Favretto Guimarães, Jéssica de Souza Antonio.
2) Oratória aplicada ao discurso
O propósito da oficina do Grupo de Debates e oratória da UFRGS é transmitir à comunidade e alunos o que é o grupo e expor técnicas de oratória integradas ao bom desenvolvimento do discurso.
Ministrantes: Grupo de Debates e Oratória da Faculdade de Direito/UFRGS. Marina Garcia Guagliariello, José Roberto Fischer Júnior, Rafael Bublitz de Oliveira
3) Oficina antidiscriminação, cotas e autodeclaracao racial
Refletir acerca da concretização das política de cotas instituída no âmbito das ações afirmativas no ensino superior, em especial quanto a autodeclaracao étnico racial.
Ministrantes: Prof. Roger raupp rios e Gleidson Martins
4) O direito constitucional voltado para pessoas LGBTs
A oficina tem o objetivo de debater os direitos constitucionais que se voltam, ainda que indiretamente, para população LGBT. Em tempos de temido retrocesso de direitos garantidos, nos propomos a conversar sobre quais direitos pessoas LGBTs já adquiriram e como adquiriram. Com foco no direito à saúde e na retificação do registro civil.
Ministrantes: Parceria entre G8 Generalizando - SAJU/UFRGS e CRDH - NUPSEX/UFRGS. Marina Sulzbach, Andréia Lima, Douglas Nunes Araújo, Roberto Vedoi Junior, Thifany Liegel e Vanessa Azambuja de Carvalho.
5) Autoritarismo, resistências e extensão universitária
A partir da atuação das extensões universitárias, a oficina irá debater os avanços do autoristarismo e os desafios à manutenção e à defesa das conquistas democráticas. Além de falas expositivas e espaço para debate, a oficina contará com o lançamento e a distribuição do livro "Assessorias Jurídicas Universitárias Populares e Estágio Interdisciplinar de Vivência: Integrando Universidade e Sociedade por meio das práticas extensionistas".
Ministrantes: Rodrigo Luz Peixoto, Thiago Calsa Nunes, Helena Boll e Mariana Motta Vivian
6) Oficina "Onde você esconde o seu racismo"?
Ministrante: Tânia Silva
Obs.: Oficina organizada em colaboração com o I Simpósio de Criminologia. Ocorrerá das 13h 30 às 17h30min. Limitada a cinquenta (50) vagas. Os interessados devem se inscrever no credenciamento do I Simpósio de Criminologia (manhã do dia 07/11), e estar cientes de que não poderão sair antes do término das dinâmicas, que terão duração de quatro horas.
7) Migração e Refúgio na Contemporaneidade
A oficina terá início com uma dinâmica de sensibilização acerca da temática de
migração e refúgio. Após, serão abordados conceitos iniciais, panorama dos fluxos
migratórios, legislação e redes de acolhimento. Além disso, será apresentado o
trabalho do Grupo de Assessoria a Imigrantes e Refugiados (GAIRE), que há 10
anos compõe o Serviço de Assessoria Jurídica Universitária (SAJU - UFRGS),
prestando atendimento jurídico e psicossocial para imigrantes e refugiados.
Ministrantes: Bárbara Simões Lopes, Bibiana Waquil Campana, Marina Soares Nogara.
As oficinas estão sujeitas à disponibilidade de vagas. Inscreva-se na oficina de seu interesse: INSCRIÇÕES
Obs.: Caso já tenha se inscrito para o Congresso ou para Submissão de Trabalhos, basta fazer uma nova inscrição apenas na oficina temática do seu interesse. Caso ainda não tenha se inscrito, você pode se inscrever no mesmo ato para as oficinas, para a submissão de trabalhos e para o Congresso como um todo, para receber o certificado do conjunto do evento (desde que com presença em 2/3 da carga horária total).
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.