(03) Português em Uso: Funcionalismo e Ensino
ST03 - Português em Uso: Funcionalismo e Ensino
- Prof. Dr. Marcos Luiz Wiedemer (UERJ/CNPq/Faperj)
- Profa. Dra. Gessilene Silveira Kanthack (UESC/PPGL/PROFLETRAS)
Ementa: Nos últimos anos, observa-se um avanço significativo nas abordagens de ensino de língua portuguesa, que têm superado a visão estrutural da gramática para incorporar perspectivas que articulam forma, função, uso e interação social (são exemplos, Travaglia, 2003; Neves, 2003, 2017; Antunes, 2014; Martins; Vieira; Tavares, 2014; Casseb-Galvão; Neves, 2017; Faraco, 2017; Vieira, 2018; Vieira; Brandão, 2018; Wiedemer; Oliveira, 2021, 2022; Neves; Coneglian, 2023; Linhares; Viana; Kanthack, 2024; dentre outros). O foco deslocou-se para uma perspectiva que valoriza o funcionamento da linguagem em uso, considerando o contexto, a produção de sentidos e a interação social. Como consequência, a análise gramatical não pode ser dissociada dos usos linguísticos, pois é no discurso que os recursos expressivos ganham sentido e funcionalidade. Nessa direção, os documentos curriculares recentes, como a BNCC (2018), orientam práticas pedagógicas que articulem múltiplas linguagens e promovam abordagens mais críticas da língua e do discurso. As práticas de leitura, escrita e análise passaram a ter papel central no ensino, e a gramática, por sua vez, é abordada de forma integrada à produção de significados, respeitando as condições de uso da língua em diferentes contextos. Além disso, a expansão da cultura digital e das novas tecnologias impacta diretamente as práticas comunicativas e demanda um ensino atento aos diferentes formatos textuais e às dinâmicas da informação. O consumo e a produção de discursos em ambientes digitais impõem desafios que vão desde a interpretação crítica de conteúdos até a verificação da credibilidade das informações (Aguiar; Carvalho, 2024). Questões como a propagação de desinformação e o uso de ferramentas de inteligência artificial tornam essencial o desenvolvimento de competências que permitam aos estudantes não apenas compreender, mas também atuar de forma ética e reflexiva no universo digital. Diante desse panorama, neste simpósio, convidamos pesquisadores e professores a debaterem trabalhos que dialoguem com a perspectiva funcionalista e outras abordagens interdisciplinares, propondo discussões/práticas e/ou relatos de experiências que evidenciem a relação entre ensino de língua, tecnologias e práticas discursivas contemporâneas.