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Como fazer networking profissional em um evento?

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A ideia do networking profissional surgiu em 1967 com a “teoria do mundo pequeno” (the small world problem): ela afirma que todos nós estamos a apenas seis pessoas de distância de qualquer outro indivíduo do mundo. Essa crença afirma que somente seis amigos fazem com que você seja conhecido de personalidades renomadas — como o presidente Barack Obama.

O networking é uma maneira de cultivar as relações profissionais (seja qual for a sua área), sendo extremamente importante no ambiente acadêmico e empresarial. Isso porque, ao aumentar a rede de contatos, é possível encontrar excelentes oportunidades de negócios.
Ele normalmente acontece em eventos — quando ocorre a reunião de pessoas com os mesmos interesses. Quer entender mais sobre o assunto e aprender como fazer networking? Então, continue a leitura!

Entenda a importância do networking no mundo dos negócios

O primeiro passo para fazer um bom networking em eventos é entender sobre a sua importância: networking vem do termo “net” (rede) e “work” (trabalho), ou seja, é a rede de contatos e relacionamentos.
Essa rede de pessoas normalmente possui assuntos em comum e troca informações e conhecimentos sobre determinada área.

Os eventos corporativos e acadêmicos são uma excelente oportunidade para gerar esses contatos. Confira abaixo alguns dos seus benefícios:

  • amplia a rede de relacionamentos;
  • aumenta o número de contatos profissionais;
  • fortalece as amizades;
  • estreita relações comerciais;
  • potencializa oportunidades pelos relacionamentos;
  • permite transmitir a sua personalidade e ser lembrado;
  • possibilita encantar e engajar as pessoas com a sua conversa;
  • faz com que você se atualize sobre o mercado.

Vale ressaltar que apenas ter o contato de uma pessoa não significa que você criou um relacionamento. Para que o networking funcione é preciso criar estratégias para manter de fato essas relações.
Nesse aspecto, lembre-se de que quantidade não é qualidade: de nada vai adiantar ter 100 e-mails se nenhum deles é qualificado, ou seja, não é importante para promover a sua carreira.

Aprenda como fazer networking profissional em um evento

Quando se participa ou organiza um evento é muito importante criar maneiras para promover da melhor forma o seu networking. Se você não sabe como fazer isso, não se preocupe! Preparamos algumas ideias para você ampliar a sua rede de relacionamentos com muito sucesso. Veja:

Prepare-se para o evento

Você não pode simplesmente participar de um evento por participar. O que isso significa? Que você precisa se preparar para comparecer a ele e ter como objetivo promover o networking.
Vista uma roupa adequada para a ocasião, faça cartões de visita contendo todas as informações necessárias sobre você e confira a lista de confirmados no evento para mapear com quem você precisa conversar.

Informe-se sobre o conteúdo

Estude sobre o assunto do evento para ter um conteúdo de qualidade para discutir. Procure curiosidades e novidades sobre o assunto. Isso facilita na hora de ter uma opinião rica durante a troca de informações.
Ensaie pequenos discursos na frente do espelho para se sentir mais confiante em conversar com desconhecidos sobre um determinado tema — principalmente se você é mais tímido ou reservado.

Saber se expressar é muito importante para que você comunique os seus objetivos e opiniões de uma maneira clara e objetiva. Além disso, foque em ser uma pessoa criativa e interessante, assim, todos ficam atentos em ouvir o que você tem para falar — e, o mais importante, o seu nome não é esquecido.

Use o celular com moderação

Estamos acostumados a fazer tudo com o celular. É inevitável conferir sempre se chegou alguma mensagem. Contudo, se você quer promover bem o seu networking, use o smartphone com moderação.
Uma pessoa que fica o tempo inteiro mexendo nos seus aparelhos digitais demonstra total desinteresse pelo convívio pessoal, principalmente em eventos. Dificilmente alguém vai querer iniciar uma conversa se verificar que você não larga o telefone.

Sendo assim, lembre-se de que esse não é o momento nem a hora de conferir as atualizações. Vale ressaltar que o celular precisa ficar o tempo inteiro no silencioso para evitar momentos constrangedores.
Isso não significa que você não pode fazer check-in no evento, tirar fotos ou postar vídeos ao vivo. Significa apenas que você precisa utilizar o seu celular com moderação.

Planeje uma abordagem adequada

Seja profissional e cordial ao entrar em contato com alguém que você nunca viu: não chegue abraçando, falando alto ou entusiasmado demais — a não ser que a pessoa dê liberdade para isso.
Apresente-se diretamente falando o seu nome e a sua empresa, iniciando o contato com um belo sorriso e um aperto de mão firme. Se a pessoa estiver conversando em um grupo, aproxime-se aos poucos e procure encontrar um gancho na conversa para iniciar um debate com todos os envolvidos. Depois, é o momento de trocar os cartões e fazer a conversa acontecer naturalmente.

Liste todos os contatos feitos

É muito importante criar um planejamento para depois do evento. Liste todos os contatos feitos organizando-os em uma planilha:

  • nome;
  • contato (e-mail, telefone);
  • assuntos de interesse (escreva um pequeno resumo do que foi conversado).

Categorize essa lista para filtrar quem são os contatos mais interessantes. Envie para todos um e-mail personalizado de agradecimento pela conversa. Para aqueles mais importantes e que lhe deram oportunidade, faça uma ligação e agende uma nova conversa ou visita para prospectar negócios futuros.

Use as redes sociais a seu favor

Adicione as pessoas do seu interesse em redes sociais como Facebook, Instagram e, principalmente, LinkedIn. Curta as páginas de suas empresas e, se tiver oportunidade, comente em algumas postagens. Apenas tenha cuidado para isso ser um processo natural, e não forçado!

Os eventos acadêmicos e empresariais são uma excelente oportunidade para criar relacionamentos entre pessoas com interesses em comum. Por isso, saber como fazer networking profissional é fundamental para gerar grandes oportunidades de negócio e para que o seu nome não seja esquecido.

O que você achou das nossas dicas? Agora que você já sabe como fazer networking profissional em um evento, que tal conhecer alguns tipos de eventos e começar a praticar o que aprendeu? 

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Juliana Souza

Apaixonada por transformar ideias em momentos inesquecíveis. Experiência na organização de grandes eventos corporativos, feiras e festivais. Líder criativa e motivadora, sempre em busca de dividir conhecimento, organizar eventos incríveis e impactar as pessoas.