Eventos Online

Como fazer o credenciamento de eventos online?

Escrito por: Aline Braz

O credenciamento de eventos online é tão importante para organização, controle e segurança do evento, quanto em um evento presencial. Pensar que não ter a presença física descarta a necessidade de um credenciamento é um engano.

Pelo contrário! Para que seu evento online passe profissionalismo e também ofereça a melhor experiência para os participantes, é preciso atentar para detalhes como: identificação, tempo de permanência e interação.

Então, quer saber por que o credenciamento de eventos online é tão importante e como fazê-lo? É só continuar a leitura do texto!

Credenciamento online x credenciamento presencial

No credenciamento presencial é necessário contar com uma equipe para receber os participantes, fazer o check-in, analisar os dados, entregar os kits do evento e crachás. Mas já nesses eventos o processo de automatização do credenciamento ganhou espaço, o que evita filas, agiliza o andamento do evento e melhora a experiência do participante. 

Nos eventos online esse contato direto não é possível e todo o processo de credenciamento precisa ser inteiramente automático. É aí que as plataformas de eventos se tornaram grandes aliadas em tornar o processo de credenciamento e emissão de certificados muito mais ágil e agradável para os participantes.

Quais as razões para fazer o credenciamento de eventos online?

credenciamento de eventos online

Mas, você ainda pode estar se perguntando: porque a necessidade de incluir essa etapa mesmo nos eventos online? Então, vamos lá!

É que, diferentemente de uma live, que é feita num ambiente público, o evento online precisa preparar o espaço em que receberá os seus participantes. Faz parte da construção da experiência do participante conhecê-lo antes, como também reforçar a importância de sua participação durante as atividades.

Essas ações, por mais que soem simples, conferem credibilidade e profissionalismo, independentemente do contato físico, além de servir como métrica para eventos futuros!

Credenciar os seus participantes vai te permitir emitir as certificações automaticamente, de forma precisa. Para isso, é preciso definir os critérios, como, por exemplo: tempo de permanência, interação ou apenas o login no evento.

Como fazer o credenciamento de eventos online?

O ideal é contar com uma plataforma de evento que dê todo o suporte para o seu evento. A Doity, por exemplo, desenvolveu um ambiente virtual para todo tipo de evento online que é vinculada à plataforma de gerenciamento de eventos: a Doity Play! Dessa forma, todas as informações do evento e do espaço virtual podem ser acessadas do mesmo lugar! 

O credenciamento é automático e acontece quando o organizador encerra o evento. Para credenciar os participantes e disponibilizar o certificados é preciso definir as “Regras de credenciamento”. Elas podem ser:  login, tempo de permanência no evento e interação pela quantidade de comentários.

Caso opte por não definir nenhuma regra, todos os participantes serão credenciados sem restrições a partir do login feito no evento. Você ainda pode selecionar o tipo de encerramento, se “geral”, válido para todo o evento, ou “por sala”, onde cada sala de transmissão criada terá seu próprio encerramento.

É importante frisar que essa opção só fica disponível para eventos transmitidos pela Doity Play. Quer saber mais sobre as vantagens dessa ferramenta? Clique no banner abaixo e se surpreenda!

Doity Play: um jeito simples e seguro de transmitir seu evento online
Link exclusivo para transmissão
Transmissão via mobile
Chat para interação dos participantes
Aline Braz

Aline Braz

Estudante de jornalismo, produtora de conteúdo, é do sítio, mas vive na cidade. Ama música, livros e viagens

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário

Newsletter

Entre para a nossa lista exclusiva e aprenda com os melhores conteúdos





Pin It on Pinterest