Produzir um relatório de eventos faz toda a diferença no trabalho. O documento é fundamental para mensurar os resultados e o desempenho dos profissionais envolvidos. Além disso, essas informações funcionam como uma autoavaliação dos organizadores, que podem identificar os pontos que merecem atenção.
O grande segredo está em fazer um balanço geral dos preparativos, da infraestrutura envolvida, dos gastos e do relacionamento construído com o público. Assim, as melhores estratégias servirão como base de aprimoramento para as próximas edições.
Quer saber mais? Vamos mostrar agora a importância do documento e o passo a passo para fazê-lo. Acompanhe no post!
Introdução do relatório de eventos
O primeiro passo é explicar o tema abordado no evento com um breve resumo do que será tratado ao longo do relatório. Essa etapa deve apresentar informações básicas da organização, como a data, horário e local de realização. Aproveite para comentar sobre os serviços oferecidos aos participantes.
A lista pode contar com café da manhã, almoço, coffee break, jantar, translado ou hospedagem. Lembre-se que também é necessário incluir possíveis parcerias e atividades de entretenimento desenvolvidas no cronograma.
Tudo deve ser citado em caráter superficial, já que os assuntos aparecem em outros tópicos do documento com uma abordagem mais completa. Ainda nessa etapa, você pode explorar os resultados positivos com base nos principais objetivos traçados pela organização do evento.
Detalhamento de informações
Agora as informações devem ser inseridas de maneira detalhada. Divida os tópicos pela ordem de trabalho da organização. O primeiro assunto pode ser a proposta do evento e os objetivos dos produtores. Especifique também cada etapa da programação, com destaque para a atração principal.
Por exemplo: caso tenha sido uma palestra, é muito importante citar o nome do profissional envolvido, a temática abordada e o nível de interação do público. De maneira resumida, você precisa abordar os custos dessas atividades inserindo os dados junto ao orçamento inicial. Inclua, ainda, os valores do que foi oferecido aos participantes como serviço.
Entre as opções estão a distribuição de acessórios, materiais de estudo ou brindes. Os relatos precisam ser feitos tanto na descrição dos gastos quanto na lista de atividades gerais do cronograma. O espaço restante fica livre para comentários sobre outras atividades consideradas importantes para o sucesso do evento.
Programação do evento
A etapa seguinte exige uma análise mais detalhada sobre os acontecimentos. O importante aqui não é falar apenas sobre o cronograma, mas abordar com uma visão técnica o sucesso das estratégias utilizadas durante o evento. Faça observações com dados precisos e detalhes do desempenho de todos os profissionais envolvidos.
Um balanço de pontos negativos e positivos é fundamental. Por isso, comente os imprevistos que aconteceram com detalhes das soluções encontradas. Todos esses registros servem como ponto direcionador na hora de preparar novas experiências.
Documente, ainda, o plano criado para alcançar o público-alvo nas redes sociais e em páginas específicas. Uma das tarefas envolve mensurar o retorno da ação com o intuito de interpretar o interesse sobre o tema, o índice de compartilhamentos e a exposição genuína em páginas dos participantes.
Materiais gráficos
Para que o material fique mais completo, torna-se essencial incluir registros do evento. Faça páginas de anexos com imagens, gráficos, tabelas, recibos e outras anotações que julgar importante. A medida costuma ser usada para deixar a leitura do relatório mais dinâmica e facilitar a distribuição das informações.
Com um texto corrido fica mais difícil interpretar os dados de maneira eficiente. O diferencial está em montar um verdadeiro compilado dos locais em que a atividade foi citada. Veja alguns exemplos que podem ser inseridos:
- jornais, revistas e material de imprensa;
- panfletos de divulgação;
- conteúdo de redes sociais;
- ações promocionais.
Valores de custos e receitas
As informações do orçamento devem ser descritas com detalhes em todas as transações. Nessa etapa, precisam entrar o valor investido e os gastos com a montagem da estrutura oferecida.
Alinhe esses dados de forma estratégica para mostrar o que pode ser enxugado em uma próxima oportunidade.
É muito importante fazer as anotações durante os preparativos e a realização do evento. Assim, você garante monitoramento eficiente com base no orçamento estipulado antes mesmo de realizar as primeiras atividades.
Os registros de gastos inesperados são fundamentais ao final do trabalho para comparar a programação inicial com as ações que surgiram fora do planejamento. Saiba tudo o que precisa ser considerado no relatório:
- logística dos convidados;
- alimentação;
- aluguel do espaço;
- segurança;
- limpeza;
- fornecedores;
- equipe de funcionários;
- ingressos.
As fontes de receita também precisam ser mencionadas. Dessa forma, coloque na lista os patrocínios conquistados, inscrições, vendas de materiais e outros itens relacionados. Esse é o momento ideal para comparar a expectativa da produção com os resultados alcançados após o término do trabalho.
A reflexão funciona muito bem para aprimorar o conhecimento sobre o público-alvo e as necessidades do mercado segmentado.
Ah, para te ajudar com todo o planejamento do evento, fizemos um vídeo cheio de dicas valiosas. Vale a pena conferir!
Conclusão
A última etapa é fazer uma avaliação completa do evento. Os dados inseridos são baseados na quantidade de pessoas que compareceram, atrações que mais agradaram ao público, engajamento com o tema e as impressões finais. Insira comentários sobre as estratégias que merecem ser repetidas e sugestões de melhorias em outras edições.
Elaborar uma pesquisa de satisfação é outra ação necessária para mensurar com exatidão os resultados. Com o feedback do público em mãos, você pode incluir no relatório os dados mais relevantes sobre o trabalho realizado. A opinião de colaboradores também se mostra extramente útil no documento. A partir desse ponto de vista, fica mais simples estudar os métodos usados pela organização.
Revisar todo o relatório é uma tarefa indispensável. Não importa o destino do conteúdo, algumas questões como gramática são essenciais para que o material seja considerado peça significativa do trabalho.
Antes mesmo de começar a escrever a primeira página, considere o perfil dos leitores e a linguagem adequada.
Pronto! Agora você entende a importância de um relatório de eventos e a melhor maneira de fazê-lo. O registro de um conteúdo de qualidade pode ser feito com a ajuda de uma plataforma de gestão que reúna todas as informações do trabalho. O documento final fica mais completo e com levantamento detalhado sobre os dados essenciais para a eficiência da organização.
Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você. Que tal agora conhecer a vantagens da pesquisa de satisfação? Dá uma olhada no texto que fizemos e veja como ela pode te ajudar a melhorar seu evento para a próxima edição. Boa leitura!