Políticas linguísticas: práticas de pesquisa no Nordeste
Moderadora: Elaine Maria Santos (UFS)
Palestrantes: Socorro Cláudia Tavares de Sousa (UFPB), Gabriela Belo (IFBaiano), Marcus Mussi (UFCG), Rosemeire Selma Monteiro-Plantin (UFC)
Resumo
A presente mesa redonda tem como objetivo principal apresentar um panorama das práticas de pesquisas realizadas na área de Política Linguística no contexto da região Nordeste. Em um primeiro momento, serão discutidas as temáticas, noções teóricas e metodologias recorrentes em investigações de doutorado e mestrado realizadas em programas de pós-graduação, refletindo sobre as contribuições teóricas e empíricas das pesquisas e os desafios a serem enfrentados no desenvolvimento e consolidação do campo de Política Linguística no Nordeste. Em um segundo momento, será apresentado um desenvolvimento teórico em andamento – estratégias discursivas de gerenciamento da diversidade linguística – como tentativa de descrever os recursos textual-discursivos utilizados pelos membros de uma comunidade de fala para apresentar suas valorações sobre as variedades linguísticas. Em um terceiro momento, visando a construir inteligibilidade sobre as políticas linguísticas propostas pela redação do ENEM e sobre o modo como os docentes interpretam, recontextualizam e recriam essa política oficial em seus espaços específicos de atuação, serão apresentadas reflexões sobre questões relativas aos níveis de efeito retroativo materializados nos textos-discursos desses atores sociais, por meio da análise das suas representações e dos processos de apropriação desse teste. E por fim, seguindo uma metodologia analítico descritiva, abordamos os trabalhos desenvolvidos no âmbito do Grupo de Pequisa Políticas Linguísticas para a Internacionalização do Português inserido na Universidade Federal do Ceará, levando em conta os avanços, retrocessos, entraves, desafios e perspectivas para o processo de internacionalização da língua portuguesa, mencionando principalmente, dissertações e teses defendidas e em andamento; formação de professores de PLE, promoções e participações em eventos acadêmicos; cursos de português para estrangeiros, análise e elaboração de materiais didáticos para o ensino de português como língua não materna; elaboração de materiais de referência e experiências em leitorados.