Arquiteturas pedagógicas para concepção de metodologias ativas
Prof. Dr. Credine Silva de Menezes
Metodologias ativas são propostas pedagógicas que têm como principal argumento o protagonismo do aluno. Embora a ideia já venha sendo defendida desde o final do século XIX, mais recentemente tem ganhado destaque a partir da oferta das tecnologias digitais com melhor desempenho, maior alcance e preço mais acessível. Na literatura são listadas vários exemplos de metodologias ativas que os professores podem se apropriar e usar com seus alunos. Entretanto, consideramos que seja insuficiente. É preciso dar ao professor a oportunidade de conceber novas metodologias ativas, sintonizadas com as suas formas de trabalhar e com as temáticas de suas aulas. Apresentaremos nesta oficina uma abordagem para elaborar novas propostas pedagógicas, baseadas na interação, na cooperação e no uso de tecnologias digitais. Durante a oficina, os cursistas serão convidados a conhecer, criticar e produzir novas propostas de metodologias ativas apoiadas pelo conceito de Arquiteturas Pedagógicas, uma abordagem pedagógica concebida por um grupo de pesquisadores brasileiros, apresentada em 2005, através de uma artigo publicado no Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, que tem por suporte teórico os ecossistemas de aprendizagem, a epistemologia genética e a pedagogia da pergunta.
Data: 25/08
Horário: 08:00 - 11:00
Local Oficina: Campus Tapajós / ToyLab