O objetivo do curso é introduzir os alunos à metodologia da análise de conteúdo quantitativa científica. Para tanto, serão apresentadas as principais regras para a elaboração de códigos e categorias de análise, incluindo a confecção de um livro de códigos adequado. Em seguida, serão divulgadas boas práticas para o treinamento dos codificadores. Por último, será abordada a importância do teste de confiabilidade entre codificadores e maneiras introdutórias de realiza-lo, conforme os padrões de exigência internacional. Neste escopo, o curso irá se debruçar de forma resumida sobre o pilar do caráter científico da técnica, abordando questões de replicabilidade, confiabilidade e validade.

Leituras obrigatórias:

BAUER, M. Analise de conteúdo clássica: uma revisão. In BAUER, M; GASKELL, G. (Org.) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2007.

CARLOMAGNO, Márcio C.; DA ROCHA, Leonardo Caetano. Como criar e classificar categorias para fazer análise de conteúdo: uma questão metodológica. Revista Eletrônica de Ciência Política, v. 7, n. 1, 2016.

SAMPAIO, Rafael; LYCARIÃO, Diógenes. Eu quero acreditar! Da importância, formas de uso e limites dos testes de confiabilidade na Análise de Conteúdo. Revista de Sociologia e Política, v. 26, n. 66, p. 31-47, 2018.

 

Leituras adicionais:

FREELON, Deen G. ReCal: Intercoder reliability calculation as a web service. International Journal of Internet Science, v. 5, n. 1, p. 20-33, 2010.

KRIPPENDORFF, Klaus. Content analysis: An introduction to its methodology. Londres: Sage, 2004

NEUENDORF, Kimberly A. The content analysis guidebook. Londres: Sage, 2002.

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