Nesse minicurso serão trabalhados noções básicas de programação voltadas especificamente  para a criação de jogos de computador utilizando o programa RMXP (Rpg Maker XP). Além de dicas básicas de como começar a trabalhar com a linguagem (RGSS - Ruby Game Scripting System) utilizada no programa escolhido, serão discutidos durante o encontro os passos que envolvem o processo de criação de janelas dentro do jogo, integração com mouse e teclado, construção de um mundo físico, aproximações, otimização e correção de bugs (defeitos ou erros) do programa. Serão expostos também alguns projetos de jogos já finalizados bem como os passos que envolveram a criação dos mesmo. A titulo de curiosidade será feita uma listagem de outros programas que também podem ser utilizados para criação de jogos educativos e que podem produzir resultados tão bons ou até melhores que o RMXP.

Uma discussão será iniciada sobre a forma com que os jogos educacionais vem sendo construídos e como isso pode afetar o interesse dos alunos pelo programa, será que é possível chamar a atenção do estudante com um jogo considerado por eles "Chato" ou visualmente "Não agradável"? O que pode ser feito para a construção de um jogo mais "Interessante" para os alunos?

Também será estudado formas de se utilizar jogos em geral, especialmente aqueles que não foram  feitos com a finalidade educadora, como agente facilitador do ensino. Por fim, será realizado um debate com os alunos sobre como a utilização de meios alternativos de ensino, nesse caso sendo mais especifico na questão dos jogos eletrônicos, pode agir como agente facilitador do processo de aprendizagem ao melhorar a dinâmica da sala de aula.

 

Autor: Gladistony Silva Lins

Compartilhe!