[Oficina] EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM FOCO: DEBATENDO UM POUCO MAIS SOBRE DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS E EXPLORANDO A RELAÇÃO EDUCAÇÃO – CIÊNCIA – SOCIEDADE – TECNOLOGIA.
Esta oficina se habilita em discutir alguns tópicos da Educação Científica, com certa ênfase na Didática das Ciências, tais como: Senso Comum e Conhecimento Científico; História e Natureza da Ciência e a relação Ciência, Sociedade, Tecnologia e Educação. Através de um debate entre os participantes, é levantada uma discussão sobre alguns pontos da temática de ensino de Ciências, bem como os desafios de uma alfabetização científica no ensino, mediante os novos modelos de escola, alunos e profissionais da educação, trazendo também para a discussão a inserção de tópicos de física moderna e contemporânea no ensino médio, levantando debate sobre as possíveis dificuldades encontradas para efetivação de tais propostas tendo em vista a temática da didática das ciências.
Concomitantemente, serão postos em discussão alguns pontos de vistas de certos autores deste tipo de literatura, bem como Ana Maria Pessoa de Carvalho e Lúcia helena Sasseron, referências na área de ensino, e uma posterior análise dos mesmos para subsidiar mais algumas discussões.
A ideia é justamente oferecer mais um espaço e momento para se discutir os rumos que a educação e ensino estão tomando, especialmente a educação das disciplinas tidas como exatas - química, física, matemática e o lado pedagógico do ensino também, bem como os moldes a qual essa educação está tendo que se adequar, e se essa adequação atende as novas demandas de uma sociedade cada vez mais dinâmica, complexa e aparentemente mais tecnológica.
Autores: Everaldo Sebastião da Silva , Deivisson Silva Mota , Bruno da Conceição Andrade e Kaíque Nascimento Azevedo da Silva