A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foi fundada em 1966, em São Luís, no Maranhão e atualmente é administrada pelo reitor Natalino Salgado (2019-2023). A universidade possui nove câmpus localizados nas cidades de Bacabal, Balsas, Chapadinha, Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro, São Bernardo e São Luís (Cidade Universitária) e oferta diversos cursos de graduação, extensão e pós-graduação nas áreas de ciências humanas, biológicas e exatas, de forma presencial e a distância. Além dos câmpus, a UFMA também conta com um Hospital Universitário e uma Rádio Universitária.

Entre os cursos ofertados pela Universidade, estão: Educação Física, Filosofia, Matemática, Pedagogia, Ciência e Tecnologia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Enfermagem, Engenharia da Pesca, Medicina, Turismo, Agronomia, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Farmácia, Nutrição, Oceanografia, Odontologia, Engenharia Mecânica, Artes Visuais, Psicologia, Administração, Direito e Comunicação Social.

O curso de Comunicação Social da UFMA foi criado em 1970 com 2 habilitações, Jornalismo e Relações Públicas, e apenas em 1986 a habilitação de Radialismo foi integrada ao curso. Assim como a área da comunicação, o curso de Comunicação Social está sempre se adaptando às demandas do mercado. Recentemente, a habilitação de Radialismo alterou a sua grade curricular para poder atender, de forma mais abrangente, a realidade midiática. Após 50 anos, o curso continua se preocupando em promover um ensino de qualidade.