Escrevendo uma introdução de monografia: movimentos intertextuais e procedimentos retórico-linguísticos
Antônio Artur Silva Cantuário (UESPI/UFPI)
Resumo da oficina: Esta oficina visa compreender a relação entre a seção de introdução em monografias e outras seções e algumas estratégias linguístico-retóricas mobilizadas em sua construção. A proposta está ancorado nos estudos sociorretóricos de gêneros (Bazerman, 2006; Miller, 2009; Swales, 2004) e nos letramentos acadêmicos (Lea; Street, 1998; Lillis, 2008; Street, 2010) sob a hipótese empírica de que dimensões escondidas sobre os movimentos intertextuais entre a introdução e outras seções da monografia ainda se apresentam nas práticas de letramentos de graduandos, dificultando sua produção. Os dados compartilhados na oficina serão formulados a partir de orientações metagenéricas (Giltrow, 2002; Cantuário, 2023) e de dados empíricos de análise linguístico-retórica dessa seção no gênero monografia (Soares; Silva, 2019; Pereira; Santos, 2021). A concepção de escrita adotada nesta oficina decorre da compreensão heterogênea das práticas sociais envolvidas em relações de poder (Gee, 2000) e valores culturalmente estabelecidos entre as comunidades de práticas na universidade (Hayland, 2004). Esperamos que, ao final, os cursistas compreendam o funcionamento linguístico e retórico da introdução para um agir mais consciente diante dos propósitos sociais presumidos para essa seção.
Palavras-chave: introdução; monografia; movimento intertextual e estratégias retóricas.