Márcia Evelim de Carvalho

Resumo da oficina: A contemporaneidade possibilita a imersão no mundo tecnológico, facilitando a vida de todos e promovendo novas maneiras de pensar o objeto livro e a leitura. Vive-se hoje não mais uma leitura linear, mas uma leitura multimodal, onde há o entrecruzamento de várias linguagens para que seja criada uma rede de sentidos. Em meio ao turbilhão de ofertas virtuais, tão necessárias nos novos tempos, precisa-se urgentemente recuperar a essência do narrador-mediador da leitura, aquele que empresta sua voz a palavra poética, estando ela na oralidade ou impressa num livro, como forma de reencantar o mundo e promover o “entre” da escuta, espaço-tempo capaz de favorecer a criação de imagens internas. Sendo assim, a oficina tem como principal objetivo sensibilizar os participantes da importância da leitura em voz alta e da contação de histórias, utilizando-se de práticas literárias com livros de literatura infantil. As reflexões serão embasadas em teóricos como: Bajard (1994); Barthes (1990); Gumbrecht (2014); Spritzer (2020); Lazzareti (2021); Busatto (2004); Zumthor (2000), etc. A metodologia será desenvolvida através de leituras, contações de histórias, reflexões, dinâmicas e práticas literárias como as sessões de mediação de leitura (Bajard,1994); mediações performáticas; jogo de imaginação criativa, dentre outras. Acredita-se que a oficina poderá nutrir o professor/contador de histórias/mediador da leitura de elementos que favoreçam a promoção e gosto pela leitura literária no seu alunado, que habita na proliferação de signos da contemporaneidade, sem perder o componente afetivo-simbólico.

PALAVRAS-CHAVE: literatura infantil; formação do leitor; contação de histórias; mediação da leitura; leitura em voz alta.

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