Dados do trabalho

22/04/2019 até 22/07/2019

Haverá premiação para os 3 melhores trabalhos, sendo um notebook para o melhor trabalho!

 

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RESUMO EXPANDIDO (II SEAGRO)

Configurações Gerais do Texto: fonte Times New Roman (tamanho 12), formato do papel A4, espaçamento de 1,5 entre linhas, margens da página (superior, inferior, esquerda e direita): 2,5 cm, e alinhamento justificado. Serão aceitos trabalhos com resultados de pesquisa científica ou revisão bibliográfica. 

Envio do Resumo Expandido: O resumo deve ser salvo em formato Documento do Word 97-2003 (arquivo de extensão doc) e submetido ao site do evento por autor inscrito.

Estrutura geral do resumo expandido na forma de artigo científico deverá estar na seguinte ordem: Área de submissão, Título, Autor (es), Nome da instituição dos autores e Fonte de Financiamento (somente para os trabalhos que tiveram auxílio financeiro), Resumo, Palavras-Chave, Title, Abstract, Keywords, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências Bibliográficas. Máximo de 5 páginas. A língua oficial é o Português. Os tópicos, exceto resumo e palavras-chave, devem estar centralizados, em negrito e em maiúsculo.

Área de submissão: citar a área de submissão do trabalho no evento.

  1. Biotecnologia e melhoramento genético
  2. Clima e Produção Agropecuária
  3. Energias Renováveis
  4. Fitossanidade
  5. Impactos ambientais e desertificação
  6. Manejo do solo e nutrição mineral de plantas
  7. Produção agroecológica
  8. Produção animal
  9. Recursos hídricos e manejo da irrigação
  10. Sanidade animal
  11. Tecnologia de alimentos
  12. Administração, empreendedorismo e ecoturismo

Título: deve ser escrito com letras maiúsculas, em negrito e centralizado. Não exceder o número de 15 palavras. Nomes científicos de espécies devem seguir as regras de nomenclatura.

Autor(es): os nomes ficarão localizados com o espaçamento de uma linha abaixo do título do trabalho. Devem ser escritos com as iniciais em maiúsculo e para os sobrenomes do meio, escrever apenas a primeira letra. Deverão estar centralizados e separados por vírgula, com o respectivo número de afiliação sobrescrito depois do último sobrenome. Os trabalhos deverão conter no máximo seis autores. Poderão ser submetidos até 3 trabalhos por um mesmo autor.

Nome da Instituição dos autores: deve ser indicado de acordo com o número sobrescrito inserido após o nome dos autores, em número arábico com ordem crescente (nova instituição). Para o primeiro autor, devem ser inseridas as informações sobre o vínculo institucional (nome da instituição e cidade) e um e-mail para contato; não colocar categoria: graduando, pós-graduando, professor, pesquisador, técnico, etc.. Para os coautores, devem ser inseridas apenas as informações sobre o vínculo institucional. Para os autores que pertencem à mesma instituição, escrever apenas uma vez esta descrição, com um único e-mail e referenciar com o mesmo número sobrescrito. A fonte deve estar em tamanho 10 e em itálico.

Fontes de Financiamento: caso haja, esta deve vir após o nome das intituições dos autores em tamanho 10. Escrever apenas a sigla da agência de financiamento (exemplo: CNPq, CAPES, FAPEAL, IFAL).

RESUMO: O texto deve iniciar-se na mesma linha do item, ser claro, sucinto e, obrigatoriamente, explicar o(s) objetivo(s) pretendido(s) procurando justificar sua importância (sem incluir referências bibliográficas), os principais procedimentos adotados, os resultados mais expressivos e conclusões, contendo no máximo 200 palavras.

PALAVRAS-CHAVE: abaixo do resumo, as palavras deverão iniciar com letras maiúsculas e separadas por ponto final. Devem conter mínimo de três e máximo de cinco palavras simples ou composta. Não devem ser as mesmas contidas no título.

INTRODUÇÃO: Devem ser evitadas divagações, utilizando-se de bibliografia apropriada para formular os problemas abordados e a justificativa da importância do assunto, deixando muito claro o(s) objetivo(s) do trabalho.

MATERIAL E MÉTODOS: Dependendo da natureza do trabalho, uma caracterização da área experimental deve ser inserida, tornando claras as condições em que a pesquisa foi realizada. Quando os métodos forem os consagradamente utilizados, apenas a referência bibliográfica bastará; caso contrário, é necessário apresentar uma descrição dos procedimentos utilizados, adaptações promovidas, etc. Unidades de medidas e símbolos devem seguir o Sistema Internacional.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ilustrações e gráficos podem ser apresentados com título abaixo da figura e numeração sucessiva. As tabelas citadas na posição do texto, em espaço simples, com numeração sucessiva em algarismos arábicos e título acima da tabela. Evitar tabelas extensas, adequar seus tamanhos ao espaço útil do papel e colocar apenas linhas horizontais; suas legendas devem ser concisas e autoexplicativas. Na discussão, confrontar os dados obtidos com os apresentados em literatura especializada.

CONCLUSÕES: Devem basear-se exclusivamente nos resultados do trabalho. Evitar a repetição dos resultados em listagem subsequente, buscando, sim, confrontar o que se obteve com os objetivos inicialmente estabelecidos.

AGRADECIMENTOS: Inseri-los, se for o caso, após as conclusões, de maneira sucinta.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Devem incluir apenas as mencionadas no texto e em tabelas, gráficos ou ilustrações, aparecendo em ordem alfabética e em letras maiúsculas. Evitar citações de resumos, trabalhos não publicados e comunicação pessoal. As referências no texto devem também ser seguidas da data: Ex.: Souza & Silva (2010), ou ainda (Souza & Silva, 2010); existindo outras referências do (s) mesmo (s) autor (es) no mesmo ano (outras publicações) isso será identificado com letras minúsculas (a,b,c) após o ano da publicação: Ex.: Souza & Silva (2010a). Quando houver três ou mais autores, no texto será citado apenas o primeiro autor seguido de et al., mas na listagem bibliográfica final os demais nomes também deverão aparecer. Não utilizar citação de citação.

Estrutura geral do resumo expandido na forma de Revisão Bibliográfica: Área de submissão, Título, Autor (es), Nome da instituição dos autores e Fonte de Financiamento (somente para os trabalhos que tiveram auxílio financeiro), Resumo, Palavras-Chave, Title, Abstract, Keywords, Introdução,  Metodologia de Pesquisa (ou Delineamento Experimental e Análise Estatística para alguns trabalhos específicos), Resultados de Pesquisas Realizadas, Considerações Finais, Agradecimentos (opcional) e Referências Bibliográficas. Máximo de 5 páginas. A língua oficial é o Português. Os tópicos, exceto resumo e palavras-chave, devem estar centralizados, em negrito e em maiúsculo. Os autores devem observar as normas básicas de formatação descritas para resumo na forma de artigo científico.

OBSERVAÇÃO

  • O trabalho somente será avaliado após confirmação da inscrição do autor principal, mediante pagamento da taxa de inscrição. 
  • O resultado da avaliação será enviado para o e-mail cadastrado pelo autor na inscrição do evento.
  • Os trabalhos que tiverem parecer ACEITO PARA PUBLICAÇÃO, DESDE QUE SIGA AS ALTERAÇÕES SUGERIDAS pelos Avaliadores, deverão realizar as devidas correções de acordo com as NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RESUMO EXPANDIDO e enviar novamente até 27/07/2019 os arquivos corrigidos conforme diretriz enviada no e-mail. Os trabalhos que não enviarem os arquivos corrigidos até esta data não poderão ser publicados no ANAIS da II Seagro.
  • Os trabalhos que tiveram PARECER ACEITO pelos Avaliadores do evento deverão seguir as NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS disponível abaixo.
  • A data de apresentação dos trabalhos será divulgada no site do evento.
  • Os trabalhos serão publicados nos anais do evento, em que haverá a possibilidade de ISSN.

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS (II SEAGRO)

  • Todos os trabalhos serão apresentados na forma de banner e deverão seguir o padrão de apresentação do evento de acordo com o MODELO DE BANNER disponível abaixo;
  • Dimensões do BANNER: 120 cm (altura) x 90 cm (largura);
  • No BANNER, o texto deve ser legível a uma distância mínima de 1,0 m;
  • O título do trabalho deverá ser idêntico ao título do resumo que foi submetido;
  • Abaixo do Título deverão constar, os Nomes dos Autores e Filiação Institucional a qual pertencem,
  • Os Agradecimentos a Instituições, Pesquisadores e Agências de Fomento, quando houverem, devem ser realizadas pelos autores no local indicado na parte inferior do BANNER;
  • No dia da apresentação dos trabalhos o banner deverá ser fixado 15 min antes em local previamente identificado com o CÓDIGO do trabalho, devendo o apresentador permanecer no local até ao final do tempo estabelecido na programação para apresentação e discussão com interessados e avaliadores;
  • O certificado de apresentação do trabalho estará disponível após o final da sessão de exposição dos trabalhos, constando o título e os nomes dos autores de acordo com o resumo que foi submetido ao evento.

 

Clique abaixo em "Baixar Regulamento" para download do modelo de RESUMO EXPANDIDO e em "Template" para o modelo de BANNER: 

Dados do(s) autor(es)

+ Adicionar Co-autor