Piranhas é uma pequena cidade turística localizada às margens do rio São Francisco no Sertão Alagoano e a 300 km da capital Maceió. A cidade é nacionalmente conhecida por ter sediado a épica batalha na qual tombou Lampião e seus cangaceiros, em que os pertences dos mesmos se encontram até hoje no Museu do Sertão, localizado no centro histórico da cidade.

          Piranhas se destaca por encerrar o último trecho navegável do Baixo São Francisco e por ter feito parte da chamada Rota do Imperador, passagem de D. Pedro II. Também abre caminho para os conhecidos Cânions do São Francisco, os quais podem ser visitados por meio de catamarãs e barcos, muito usados por turistas. Sua singular bela vista pode ser apreciada por qualquer dos ângulos que se chegue à cidade, quer pela rodovia Altemar Dutra, quer pelo rio São Francisco ou pelo ar, de helicóptero. No Município de Piranhas, também fica o conhecido bairro de Xingó, o qual serviu de base para a construção da Usina Hidrelétrica de Xingó, pela Chesf, responsável pela geração de cerca de 25% da energia do Nordeste.

          Atualmente, Piranhas é muito visitada por turistas, os quais se encantam com seus belos mirantes, por sua orla, seu rio formidável, as comidas e danças típicas, além de excelentes opções de passeios, restaurantes, hotéis e pousadas, em locais estratégicos e com vistas singulares. Diz-se que aquele que naquelas águas se banha sempre para lá quer voltar.