MINICURSO: Educar para a diversidade: A Literatura Indígena em sala de aula na interface dos Direitos Humanos

MINISTRANTE: José Carlos Ribeiro Pereira e Maria Suely da Costa

RESUMO: Antônio Candido, crítico e renomado pesquisador, nos lembra que a Literatura é um Direito Humano, por se tratar de um bem indispensável à humanização do sujeito. Nessa perspectiva, atuar com o texto literário no processo de educação e formação do cidadão é um caminho para que tenhamos uma estrutura social conectada à tolerância, à aceitação do outro, à valorização da diversidade. Em vista disso, este minicurso objetiva apresentar caminhos para o trabalho com a Literatura Indígena em sala de aula, considerando-a em sua vertente estética, política, cultural e histórica. Para tanto, recorremos a autores indígenas, como Daniel Munduruku, Ailton Krenak, Truduá Dorriko, Eliane Potiguara, Edson Kayapó, dentre outros, para que possamos despertar a compreensão sobre a importância da produção literária indígena contemporânea para a formação do leitor crítico e com forte percepção sobre os Direitos Humanos, a partir do olhar sobre as diferenças, que reforça, em sentido amplo, a identidade do próprio Brasil. Espera-se, assim, contribuir para que profissionais da Educação e demais interessados se subsidiem de elementos necessários ao trabalho com o texto de autoria indígena, reconhecendo-o como material essencial à discussão em torno da cultura, história e cosmovisões indígenas.

EMENTA: Percurso histórico da Literatura Indígena no Brasil. Bases Teóricas e Metodológicas para o Ensino de Literatura Indígena em sala de aula. Diálogos entre Literatura Indígena e Direitos Humanos sob o olhar antirracista. Autores e Obras Indígenas para a sala de aula.

OBJETIVOS: Objetivo Geral: Garantir a apropriação dos participantes acerca de teorias e metodologias relacionadas ao trabalho com a Literatura Indígena em sala de aula, sob o enfoque dos Direitos Humanos, em uma perspectiva antirracista. Objetivos Específicos: 1. Contribuir para a formação de profissionais da educação para o trabalho com a Literatura Indígena; 2. Proporcionar subsídios teóricos e metodológicos que incentivem professores e pesquisadores à leitura do texto literário de autoria indígena; 3. Oportunizar espaços de discussão sobre obras e autores indígenas que discutem questões relacionadas aos Direitos Humanos e à Educação Antirracista.

METODOLOGIA: O minicurso será desenvolvido por meio de plataforma online (conforme definição da organização do evento), prezando por tornar o ambiente acessível. Durante a apresentação, recorreremos a materiais em PPT e similares, de modo a tornar interativo o diálogo com os participantes. Ademais, recursos, como Kahoot, fortalecerão a comunicação, potencializando a apropriação dos conceitos trabalhados. Ao longo da apresentação, serão realizadas leituras e análises dos textos literários definidos para o minicurso, a fim de despertar o participante para as temáticas abordadas. Ao final da apresentação, indicaremos materiais, tanto teóricos, quanto literários, para aprofundamento dos estudos sobre Literatura Indígena.

Compartilhe!

ORGANIZADORES

APOIADORES