GT - DIREITOS HUMANOS PRESENTE NOS DEBATES GERACIONAIS NO INÍCIO E DÉCADAS FINAIS DO SÉCULO XIX

Coordenação: Dra. Alzenira Francisca de Azevedo - UFU e Dra.  Monique Adriele da Silva - UFU

Ementa: Por meio de estudos sobre a imprensa periódica, desenvolvemos pesquisas em torno da história educacional brasileira no início do século XIX e ao final do século XIX. Com pesquisa realizada para processo de doutoramento foi possível analisar formas de relações sociais vigentes e observar interpretação de personagens que viveram no período histórico em que elas ocorreram. Quanto ao conteúdo a ser trabalhado ao longo do grupo de trabalho será de trazer questões políticas tratadas no Jornal Aurora Fluminense e a busca de um meio de trabalhar o homem necessário para o Brasil daquele período. A discussão buscou analisar a importância da educação de cunho moral e a instrução em primeiras letras como possibilidade civilizatória. Posteriormente, a indagação que apareceu fortemente foi a necessidade da instrução para a sociedade expressas pela Revista do Ensino nos anos de 1925. As duas fontes apresentam o entendimento sobre Direitos Humanos e questões geracionais ao longo do processo de desenvolvimento da educação no Brasil. O trabalho será encaminhado a partir da divisão momentos: o primeiro irá fazer uma apresentação geral dos impressos, no segundo momento mostraremos formas e estratégias de como analisar os impressos e a partir do indícios apresentados observar algumas das concepções estruturadas a partir do contexto e necessidades sociais gestadas no início e em finais do século XIX. 

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